quinta-feira, 14 de março de 2013

Dinheiro parado na corretora

Ter conta em corretora implica em você ter algum saldo nela, situação comum no dia-a-dia do investidor para cumprir obrigações quanto a taxas cobrados ou realizar negócios.
Você já parou para pensar o quanto está parado ?
Porquê deixar o dinheiro parado na conta ?
Isto é bom ou isto é ruim ?



Desvantagens do seu dinheiro estar parado na corretora:

  • Dinheiro parado não gera riqueza. O dinheiro não está trabalhando por você.
    Se ele estivesse investido, poderia estar quem sabe pagando as suas corretagens !
    Mesmo que seja por dias, o dinheiro aplicado em Ações ou FIIs pode gerar rendimento para você pagar várias taxas na sua corretora, para não dizer mais.
  • Fechamento/Falência da Corretora.
    Dinheiro na conta da corretora não tem a mesma proteção que dinheiro aplicado em ativos e custodiados na CBLC. Se a corretora quebrar, você terá que contratar advogado e buscar na justiça a devolução dos valores. Você entrará na fila de credores da instituição e sabe-se lá quando poderá reaver o seu dinheiro.
  • Se você recebe dividendos de ações ou rendimento de FIIs, pode ser uma boa acumular todos estes valores no mês para daí então investir este "bolo" na aquisição de ativos. Com isto, você diminui a quantidade de dinheiro novo que você precisa aportar na conta da corretora, já que está reinvestidos estes valores recebidos.

E quais as Vantagens ?


  • Dinheiro fora do mercado pode ser interessante se você vendeu algum ativo devido a expectativa de grandes perdas e quer sair por um momento do mercado para talvez fazer uma reentrada a um preço mais baixo.
  • Oportunidade de participar de IPOs e lançamento de FIIs sem a necessidade de recorrer a empréstimos, o que implica em dívida com familiares, amigos ou bancos, juros altos e custo com a transferência do valor para a corretora.

Conclusão:

Se você quer extrair o máximo do seu dinheiro, coloque ele para trabalhar, não deixando-o muito parado. Se ele for ficar parado por mais de um mês, não transfira para sua conta bancária se iludindo com o que ganhar na poupança vai ser suficiente para depois cobrir o custo do DOC/TED que você terá que fazer novamente para migrar estes recursos de volta para a corretora.

Até mais,

Lambida do Poney !

5 comentários:

  1. Poney vc vai colocar no seu blog a barra de blogs amigos aí no canto? Se for me coloca por favor que eu te add lá no meu também! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá, acabei de colocar e te adicionei ok ?!

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
  3. Alo Poney,

    Então, o dinheiro não investido, não gera dinheiro no Brasil?
    no têm uma taixa?

    Sabe onde poso pegar a regulacão que fale disto?

    Muito Obrigado

    ResponderExcluir