terça-feira, 12 de março de 2013

OGXP3: Mico ou visão de longo prazo ?

Em 7/3/13, tivemos uma alta no valor da ação da OGX Petróleo (OGXP3) de 16%.

Notícia divulgada após o fechamento da Bolsa de Valores em 6/3, de que o banco BTG Pactual estaria realizando uma parceira com Eike Batista para prestar ascessoria e linha de crédito para projetos do grupo EBX, foi o suficiente para o mercado reagir no dia seguinte com euforia e puxar o preço das ação da OGX e outras empresas da holding para cima.


No dia da divulgação da notícia, a ação fechou em R$ 2,92. No dia seguinte, abriu cotada a R$ 3,28 e fechou a R$ 3,40 (com pico em R$ 3,66 às 12:20), com alta no dia de 16,44% !

Daí você para e pensa: Maldita hora que em não comprei OGXP3 quando estava baratinha...poderia estar com um belo lucro no bolso agora com esta alta !

Pois é...todos os dias somos bombardeados com informações de que a empresa A é ruim, de que a B vai quebrar ou de que a C é pra longo prazo.

Dependendo do nosso perfil de investidor (curioso, padawan, moderado ou kamikaze), decidimos ou não correr o risco de comprar um papel que muitos taxam como 'mico', pois é aquele papel que ninguém dá muita bola ou que não acreditam que dará resultado a curto ou médio prazo.

Eu venho acompanhando este papel e quando fiquei sabendo do acordo, me preparei no dia seguinte para aportar e tive a oportunidade de adquirir algumas OGXP3 ao preço de R$ 3,51 visando o longo prazo.

Como devem estar pensando, a ação que teve alta de 16% semana passada, ontem 11/3 teve queda de 14,79 e hoje fechou a R$ 2,65.

O mercado está louco, eu não !

Em resumo, na minha primeira operação, realizando como especulador, comprei bem abaixo de R$ 3,51 e horas depois vendi com lucro. Mais capitalizado, desta vez fui novamente para o mercado e comprei novamente o papel mas desta vez mais ações, mas agora visando o longo prazo. Na visão de trader, tive prejuízo dado que ocorreu esta queda a quase patamares de preço histórico de antes da divulgação da parceria. Na minha visão, está tudo dentro do esperado, pois estou olhando para o futuro.

O que ajudou a derrubar o preço da ação foi recente relatório referente a produção de petróleo por parte da OGX, aquém do que o mercado esperava.

Como estou posicionado para longo prazo agora e acredito na parceria firmada entre Eike e BTG Pactual, estou tranquilo de que os ganhos bons virão daqui um tempo. Estou preparado para esperar isto acontecer.

É isto que precisamos ter como investidores: a tranquilidade de escolhemos a estratégia certa para nossos objetivos, não ter nenhuma pressão quanto a necessidade deste dinheiro aplicado e acreditar no trabalho que será realizado daqui em diante e esperar que o mico, vire ex-mico e surpreenda com os resultados!

Agora que vocês sabem que eu tenho um miquinho na carteira (vocês também deveriam assumir isto), acompanhem com pipoca e guaraná esta aventura, digo, investimento !

Até mais,

Lambida do Poney

6 comentários:

  1. Agora pelo menos tenho um amigo comigo nessa barca! Rema mister peruca! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Nada errado com OGX; errado é não controlar o risco e comprar só pq caiu, achando que não tem como cai mais.

    Encochada de El Rei!

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo Investidor Troll.

    Só entrei no papel sabendo bem no que estava me metendo e com a perspectiva de que no momento o papel passa por estas oscilações fortes.

    ResponderExcluir
  4. kkkk...postando no horário de almoço hein..cuidado pro patrão não te pegar !

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir