terça-feira, 12 de março de 2013

Transferência de ativos entre corretoras

O pequeno investidor deve eventualmente fazer um exame e ver oportunidade de melhorar seus custos para que estes não comam parte dos seus rendimentos.
Acredito que não é preciso ficar bitolado neste assunto, ao ponto de ter aversão a qualquer coisa que implique gasto, chegando ao ponto da paranoia de não lançar uma operação na corretora só para não pagar corretagem...


Eu pago corretagem com gosto, pois tenho que manter a empresa que me permite chegar até a Bolsa. Claro que na escolha desta corretora, procuro buscar qualidade aliada ao preço das tarifas. Não adianta ter qualidade, sistemas lindos, um monte de relatórios, aplicação para dispositivos móveis, etc, se a corretora me esfola na taxa de corretagem, custódia e demais tarifas.

Então, procurando otimizar meus custos, decidi migrar ativos que tinha em uma corretora para outra que opero mais, deixando assim de pagar R$ 10,00 de Taxa de Custódia ao mês, o que daria daqui em diante, uma economia de R$ 90 aproximadamente (9 meses x 10,00 = R$ 90) até o final do ano. É pouco, mas com este valor que economizarei, conseguirei pagar dezenas de operações que ainda vou fazer ao longo do ano.

Vejam, ter ativos em diferentes corretoras não é ruim, é estratégico. Para cada classe de ativo, compensa ou não ter tudo em uma ou mais corretoras. Nesta que eu tirei os ativos, ela não cobrava taxa de custódia para o Tesouro Direto, que inclusive, foi um dos fatores pela qual eu a escolhi no passado para investir. Na medida em que me perfil de investidor foi mudando, eu decidi encerrar posição no TD para buscar mais rentabilidade, claro, aceitando mais risco também. Estou plenamente satisfeito com a escolha que fiz !

Então por não ter mais TD em carteira, não tinha mais porquê ficar nesta corretora que estava me cobrando esta taxa de custódia e onde as ordens são caras.

Toda corretora é uma instituição intermediária entre o investidor e a CBLC, que é responsável pela guarda dos ativos negociados na Bolsa, sendo assim ela não detém os ativos que nos pertencem, apenas intermedia a compra/venda junto a Bovespa, mas a guarda mesmo fica com a CBLC. A corretora pode quebrar, falir, que os ativos em sua carteira continuarão intactos, salvaguardados com a CBLC.

Fui então nesta corretora que eu não queria mais pagar Taxa de Custódia de outro ativo que ainda estava lá, e solicitei os procedimentos para realizar a transferência destes ativos para outra corretora.
Surpreendente, não houve oferta para eu ficar, não houve proposta feita dizendo que ia abaixar a corretagem ou coisa semelhante. Não senti também, qualquer sinal que indicasse má vontade da corretora para atender meu pedido, pelo contrário, fui ouvido e atendido profissionalmente como deveria ser. Isto pra mim valorizo muito e deixa a porta aberta para eu voltar a utilizá-la se o cenário mudar.

Basicamente o que tive que fazer para migrar os ativos de uma para a outra foram:

Passo 1: Imprimir um documento enviado pela corretora a mim, e discriminar os meus dados e ativos que quero transferir


Em 'Identificação do Cedente', deve ser colocado os dados do "doador" dos ativos e de qual instituição eles sairão. No meu caso, coloquei meus dados e da minha corretora de origem.

Em 'Identificação do Cessionário', deve ser colocado os dados do "receptor" destes ativos e a instituição dele. No meu caso, coloquei meus dados e da minha corretora destino.

Depois, na seção seguinte, deve ser discriminado os ativos que se deseja transferir:


Exemplo 1: Ativo: OGXP3, Tipo: Ação, Quantidade: 100.
Exemplo 2: Ativo: PIBB11, Tipo: ETF, Quantidade 85
No meu caso, estou apenas transferindo ativos entre corretoras, então não estou alienando nada, o último campo fica em branco.
Se você tiver mais ativos do que está no formulário, pode aumentar a quantidade de linhas sem problema.

Em seguida, explicíto que a transferência é entre instituições mas permanece a titularidade (é tudo meu, só estou trocando de casa!):

Coloca-se a data e a assinatura.

E ao final, marca-se um 'X' na opção que confirma que não há incidência de tributação pois não estou me desfazendo destes ativos.Novamente se coloca a data e a assintura.


Passo 2: Ir a um cartório e reconhecer firma neste documento

Me dirigi ao cartório onde eu tinha firma reconhecida, e gastei 5 minutos para realizar este processo.
Se você não possui firma aberta, poderá fazer a abertura na hora e aproveitar e reconhecer o documento, é bem simples e rápido, vão te pedir o seu RG e para você cadastrar sua assinatura em um formulário que eles te dão na hora.

Passo 3: Enviar o documento pelos Correios para a corretora

No e-mail que recebi da corretora, veio o endereço para o qual eu deveria mandar o documento.
Coloquei em um envelope pardo e fui aos correios postá-lo.
Como queira me salvaguardar de ter que realizar estes procedimentos novamente por extravio de correspondência por exemplo, preferi mandar por carta registrada + AR (Aviso de Recebimento), possibilitando com que eu saiba quem lá na corretora recebeu meu documento.
Peguei o comprovante da postagem dos Correios e vim embora.

Depois de X dias desta postagem nos Correios, os ativos finalmente apareceram na minha outra conta.

Resultado da operação (custos):


Envelope: 0,15

Cartório:
Reconhecimento de Firma: 6,50 x 2 assinaturas = 13,00


Correios:
Valor do Porte: 1,25
Aviso de Recebimento: 3,00
Registro Nacional: 3,00

Total = 0,15 + 13,00 + 7,25 = 20,40

O que estou deixando de gastar com taxa de custódia na corretora: R$ 90,00 (9 meses x 10,00 ao mês)

Economia real gerada até o fim-do-ano = 90 - 20,40 = R$ 69,60

Com esta migração, deixo de então pagar a taxa de custódia na antiga e fico apenas em 1 corretora, que é o que vislumbro que irei permanecer pelo próximos 12 meses, justificando então esta operação de migração.

Dicas finais:

1) É muito importante revisar os dados que estão no documento preenchido.
Havendo dúvidas no preenchimento, não hesite em pedir ajuda a sua corretora para que ela esclareça as dúvidas sobre como devem ser lançadas as informações no documento.
Agindo com esta prudência, evita-se gastos desnecessários de tempo, gastos com cartório e correios pelo fato da corretora receber um documento que está inadequadamente preenchido.

2) No cartório a atendente perguntou se eu queria reconhecer a firma em uma ou nas duas assinaturas. Apesar de eu ser o doador e receptor e se 1 assinatura está reconhecida teoricamente eu não precisaria reconhecer a outra se ambas são iguais, achei melhor reconhecer em ambas para evitar da corretora não realizar a transferência  por conta disto e eu ter que refazer todo o processo.

3) Guarde o comprovante de postagem feita nos Correios. Se possível escaneie e guarde a versão digital dele. Se houver algum imbróglio e a corretora disser que não recebeu seu documento, você tem como atestar e enviar para eles e eles se virarem para fazer a operação, afinal, não é sua culpa se internamente ocorreu problema com seu documento.

Até mais,

Lambida do Poney !

Nenhum comentário:

Postar um comentário