segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Erros e acertos do Poney


É fazendo merda que se aduba a vida !

Aprender é fundamental para o crescimento em qualquer aspecto da vida. Só aprende que erra, que dá a cara a tapa, quem se permite experimentar. Neste post vou relatar alguns erros e acertos neste meu caminho até aqui...



Erros


Comprar ações pouco estudadas
Com pouca informação e sem me aprofundar na real situação da empresa, comprei OGXP3 acreditando que a empresa tinha uma boa perspectiva de resultados. O não estudo prévio da situação do papel me impossibilitou de me barrar para não entrar em um barco que estava afundando.

Não antever riscos
Entrei neste papel através de vários comentários na época de que a empresa era boa, possuia baixo investimento pois sua capilaridade já era muito grande e portanto sobrava bastante para altos dividendos. Ocorre que por não acompanhar o noticiário, não fiquei sabendo o que estava para acontecer no setor elétrico e quando veio a revisão tarifária do governo o papel começou seu movimento ladeira abaixo.

Não usar stop loss
Acredito este ser um dos principais motivos para eu não estar melhor nos meus resultados.
Sempre operei tendo uma visão holder, até porquê realmente não tenho tempo e desejo de ficar fazendo trades. Ocorreu-me meses atrás que estava operando sem stops, e quando a crise na bolsa veio, alguns ativos perderam na casa de dois dígitos de valor. Novamente por ter uma atitude buy-and-forget, perdi a chance de estancar o prejuízo, vendendo o papel com pouca perda, para reentrar depois mais abaixo e ter mais chance de recuperar logo assim que a tendência mudasse.
Eu ainda não tenho uma estratégia para lidar com os stops, não tenho stops em nenhum papel, a carteira postada mensalmente ainda é aquela que naturalmente é influenciada pelo mercado e onde não realizo nenhuma venda.

Querido, fico feliz de você ter saído da OGXP3 a tempo....
  
Após algumas leituras, penso que o ideal seria adotar stops móveis, mas não ficou ainda claro para mim como eu poderia fazer isto sem ter que todo dia entrar no home-broker, cancelar todas as ordens e refazá-las com os novos valores de venda. Se algum tem um método, peço encarecidamente que deixe nos comentários.

Acertos

Olho nos custos
Quando comecei a operar, não tinha referencial de corretora e comecei por indicação por uma que me cobrava R$ 15,99 por ordem. Após 3 meses e muitas buscas depois, vi que estava pagando caro e fui atrás de uma corretora que aliasse uma corretagem barata e que me oferecesse um serviço com qualidade básica. Migrei toda a carteira para esta nova corretora, cujo efeito desta operação foi de além de pagar baixa corretagem, eliminar uma custódia mensal, já que na corretora antiga nenhum ativo ficou por lá.

Começar a operar TD e ETF
Sempre ouvi que o mercado de ações prometia altos ganhos e era arriscado entrar.
Eu vinha de uma poupança básica no meu banco e estava com a minha conta recém aberta na corretora. Após algum tempo estudando, vi que ainda não tinha condições de entrar no mercado de ações, por isto escolhi classes de ativos que me iniciasse no mundo dos investimentos e me dessem mais retorno do que deixar na poupança.

Vendi o ETF e diversifiquei
Com o tempo, fui acompanhando o mercado, entendendo  o que significa os termos ON, PN, DY, Gap, etc..etc.etc..e foi perdendo o medo de entrar. Quando achei que já tinha condições de tomar minhas próprias decisões, decidi deixar o fundo de ações (ETF) para caminhar por mim mesmo e escolher alguns papéis.

Em época de crise, investir em empresa de valor
Para o crescimento da carteira, ações de crescimento são a principalmente forma de aumentar o capital. Dividendos nunca vão ser a forma de ter crescimento em carteira, apenas ajudam a fazer um bolo novo para novos aportes. Ocorre que em épocas como estamos vivendo nestes últimos meses, escolher ações de small-caps ou micos para investir é colocar dinheiro em time que é fraco e na primeira titubeada da Bolsa vai perder valor. Investidores posicionados em uma DOHL4, quando vem a crise a primeira coisa que fazem é sair, não por culpa da empresa, mas acreditam que empresas mais consolidadas terão mais chances de aguentar o impacto e cair bem pouco, como AMBV3, por exemplo. Então pra mim fica a lição de que empresa de crescimento é boa para quando o viés no curto prazo é de alta, caso contrário, ações de boas empresas como GRND3, AMBV3, CIEL3 são as que irão proteger o investidor em tempos de crise.

Definir uma estratégia
Independente da situação do mercado, temos que ter uma estratégia. A minha é:
  1. Não aportar mais em micos e entrar em turn-arounds com pequena posição
  2. Ter na carteira ações de crescimento e boas empresas. As vezes a empresa vai ter 1 ou as 2 coisas juntos.
  3. Não ficar girando a carteira (compra e venda), mas também não ficar congelado.
    Não giro pois não tenho como acompanhar o mercado, mas também tenho que melhorar o lado trader para aproveitar movimentos no curto prazo. Reservar capital para especulação.
  4. Não realizar prejuízo com papéis onde caíram muito, por não ter usado stop-loss, mas deixar que o tempo ajude a diminuir o prejuízo e recuperar o valor, até porquê TENHO TEMPO para poder esperar esta recuperação.
  5. Realizar prejuízo com papéis se perceber que preciso do dinheiro ou existe uma oportunidade melhor onde faria mais sentido eu investir. Foi assim que me desfiz de ELET3.Já tinha ELPL4 na carteira, por quê ter duas do mesmo setor ?!....e a escolha também foi influenciada em ouvir pitacos dos outros.

Conclusão:

Erros e acertos todos nós vamos cometer, é inerente ao aprendizado.
Persistir no erro, é opcional.

Ainda estou longe de ser o investidor que quero, mas também estou satisfeito com o resultado da melhora de minha educação financeira. O ato de poupar mensalmente e rigorosamente, me tirou o desejo pelo consumismo puro e simples e me deu uma tranquilidade de viver a vida de forma simples, mas não passando dificuldades. Tenho como comprar o melhor celular do mundo, trocar de carro ou ter roupas de grife, mas isto só me faz afastar do real motivo de investir que é de ter uma vida financeira mais tranquila no futuro.

Lambida do Poney !

12 comentários:

  1. Alertei há alguns meses sobre a OGX e cia. Por outro lado, como você disse (e eu concordo), o melhor é não ouvir conselhos e tomar as próprias decisões; errando e aprendendo.

    Mas é bom, de vez em quando, aprender também com o erro dos outros. Não se esqueça!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, me lembro do alerta, no entanto eu tomei a decisão de segurar o papel caindo e ir com ele para o inferno. Foi uma escolha pensada e da qual continuo apoiando, até porquê se vim até o inferno e tô com o capeta, não é agora que vou vendê-la, hahaha !

      O bom é que entrei com uma pequena posição, então esta situação não me causa incômodo, perda de sono nem nada, agora tem gente que não fez isto e comprometeu boa parte do patrimônio neste papel. Estes sim tem motivo para estarem com problemas, não dormindo, não comendo direito,etc.

      Abs!

      Excluir
  2. tem que ser mto babaca pra por mta grana em dohl4 falaew

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoas tem motivos diferentes para fazer coisas que ao nossos olhos são impensáveis. Realmente papéis pelos conhecidos/acompanhados deve-ser ter maior cautela.

      Excluir
  3. Comecei muito afoito e comprei algumas ações com pouco estudo. Felizmente elas são pelo menos "mais ou menos" mas também sou mestre em cometer esse erro.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente começa é assim mesmo, a gente quer acertar logo e ver lucro no papel. Quando vem as primeiras quedas, bate o desespero e questionamos que caca a gente fez...rs

      Com o passor do tempo e estudo, vamos aprendendo a diferenciar e apurar o que queremos. Queremos treidar ou segurar o papel ? Aceitamos o risco ou preferimos a segurança ? Estas e outras perguntas passam a ficar mais fáceis de serem respondidas a medida que amadurecemos como investidor.

      Lá atrás comprei algumas que carrego até hoje. Elas me lembram sempre do que não fazer. Mas com o passar do tempo, vão perdendo relevância na minha carteira pois faço aportes em outros papéis, logo o risco com elas vai ficando cada vez mais insignificante.

      Abs

      Excluir
  4. Muito bom post, querido poney!

    Por mais que a gente estude, se dedique, sempre cometeremos muitos erros nessa nossa vida de investidor. O importante é fazer com que eles sirvam de aprendizado.

    Só uma pergunta, qual a corretora que você investe? Estou fazendo uma pesquisa sobre elas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefiro não comentar qual é, mas posso te dizer que a escolha é algo particular aos objetivos.

      Se você vai ser um operador básico, a decisão muito provável vai ser noteada pela corretora de menor custo.

      Já se você possui mais conhecimento e quer por exemplo automatização DDE, a decisão não é por custo mas sim por funcionalidade.

      Tem corretoras basicas e aquelas que te dão algo a mais para você operar outras ferramentas usando a corretora como justamente o que ela é: um intermediário com a bolsa.

      Qual o seu objetivo ?

      Excluir
  5. Na minha opinião se vc faz buy and hold não faz sentido usar stop! buy and holder compra empresas seguindo seu fundamento, se vc comprou é pq o fundamento para vc é bom, não faz sentido vender só pq o preço caiu, cotação de curto prazo não reflete os fundamentos da empresa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que tá Sovina, vc pode nao usar stop loss sendo holder, DESDE QUE o papel que você escolheu seja bom.

      Vc conhece minha carteira e sabe que ela não é 5 estrelas (rs), então ela está apta a eu ter que usar stop loss com alguns ativos como ELPL4 e OGPX3. Se eu tivesse usado, não estaria posicionado nos papéis, pois os fundamentos da ELPL4 foram embora e OGXP nunca teve, esta, era especulação.

      Excluir
  6. "Não antever os riscos", cuidado com isso! entrou na renda variável vai ter riscos, é inerente ao investimento. Prever o futuro, as perspectivas, ninguém é capaz, é tudo especulação. Um exemplo é a ETER, muita gente "antevendo os riscos" e ficando de fora pela questão do amianto. resultado: a empresa continua apresentando ótimos resultados e a cotação subiu muito esse ano. Para se proteger desses "riscos" o jeito é diversificar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com ETER, tanto que me ative ao risco mas não deixei que isto ofuscasse os resultados apresentados pela empresa.
      Diversificar é muito importante mesmo !

      Excluir