sábado, 19 de outubro de 2013

Operações do Poney: Outubro/2013 - post #1

Boa tarde pessoal, este vai ser um post para consolidar as operações realizadas neste mês de outubro/13.







                 Com a vida corrida, não consegui vir atualizar o blog com as operações que realizei a medida que aconteciam, então este post servirá como resumo delas, já que só agora consegui um tempo livre. Segue então as operações realizadas:

  • Venda do FII VRTA11 no 0 x 0.

    Após refletir bastante sobre o mercado de FIIs, sobre o retorno que venho tendo, sobre as lambanças que os administradores vem fazendo, sobre as novas captações que os gestores fizeram/querem fazer (e consequentemente diluição),etc, penso que aos poucos devo migrar dos FIIs e ter 100% em ações. Se o dinheiro dos FIIs estivesse aplicado em papéis bons, eu teria tido um retorno muito melhor do que nos FIIs. Sei que os FIIs são de certa forma para proteção, mas o ano atual para quem comprou a 1 ano atrás, não está sendo nada bom, já que eles acumulam quedas fantásticas e com a SELIC alta, ainda vão demorar para recuperar o seu valor.O anos dos FIIs foi 2011 e 2012. Infelizmente quem entrou em 2013, já pegou a festa acabando...
    OK, os preços estão ótimos para quem quer entrar, mas não quero mais 10% a.a. comprando um FII sendo que posso ter este rendimento em 2 meses, por exemplo. Sei que ações são mais voláteis, mas com boas compras (boas empresas), o risco tende a diminuir. Ao ver vários colegas da blogosfera 100% em ações e com resultados fantásticos e carteiras muito boas, também foi incentivo para que eu faça este reposicionamento da carteira.
  • Venda de ETER3

    Este papel tinha 22% de participação na minha carteira. Apesar de gostar da empresa, era uma alta exposição a um papel que oferece o risco por conta do julgamento sobre o uso do amianto. Vira-e-mexe, notícias plantadas na mídia, ações na justiçã, assédio de concorrentes dentre outros fatores, fazem com que o papel sofra na cotação e não deslanche. Alguns acreditam que caso o julgamento do amianto aconteça e a empresa seja impedida de continuar comercializando produtos com esta matéria-prima, a cotação do papel iria buscar fácil os R$ 5,00 ou até menos (hoje está em R$ 9,69), devido a dependência grande da empresa sobre o faturamento com este material, apesar da empresa já estar tomando de diversificação do seu portifólio de produtos, se preparando assim para o pior cenário, que é de perder na justiçã.
    Já outros, apregoam que se a empresa ganhar a causa, o papel finalmente ultrapasso o topo histórico dos R$ 10,00 e a empresa tira do papel futuros planos de expansão que estão engavetados por conta do julgamento ainda não sair.
    Dado a esta exposição que eu tinha no papel e com este risco, decidi não esperar a estória se repetir comigo como no passado, onde eu tinha ELPL4 e não stopei, e fui visitar o inferno junto com os outros. Então, neste momento achei melhor vender e redistribuir o dinheiro em outros papéis que considero que vão me retornar aquilo que não ganhei até aqui com ETER3.
    A venda do papel foi com lucro de 6,57%, que foi a valorização que tive de abril até aqui.
    Posso até voltar ao papel, mas tendo uma posição pequena. A medida que o assunto amianto se resolver, eu com certeza volto nele para B&H ou o papel propiciar um ponto de entrada interessante, posso voltar a ele mas para trade.
Com a venda destes dois papéis mais o aporte do mês, fiz as seguintes compras:
  • Compra de MDIA3

    Quando eu começei na bolsa, acreditava que seria melhor eu comprar ações baratas, pois tinham mais espaço para crescer do que as caras. O tempo e estudo mostraram que uma coisa não tem nada a ver com outra. MDIA3 apesar de ter ultrapassado os R$ 100/ação, ainda mostra espaço para valorizar ainda mais. Se eu tivesse parado de olhar cotação para olhar "valor", já teria entrado neste papel antes e com certeza minha rentabilidade estaria bem melhor hoje em dia. Daqui por diante, não vou me importar com cotação, porquê quero comprar "valor", afinal para uma carteira Buy & Hold, o que importa é isso. Lição aprendida !
    A propósito, este papel só valorizou 30,62% em 2013...rs
  • Aumento de posição em CIEL3

    A empresa contiua mostrando bons resultados, está lançando novas formas de continuar participando dos pagamentos eletrônicos e neste ano valorizou 15,55%.
  • Aumento de posição em BBAS3

    Apesar do sobe e desce da cotação, conforme mencionei ao AdP nos comentários de um post recente dele, acho que os dividendos, JCP e solidez da instituição compensam a estagnação da cotação. É um papel defensivo e que descidi aumentar posição. O papel neste mês rompeu o topo histórico de 27,57 que era de 17/10/10. Ufa, será que agora decola ?
  • Aumento de posição em EZTC3

    O que dizer de uma empresa como esta ?
    Após assistir tantos vídeos, ver fluxos de caixa, acompanhar notícias, fiquei bem satisfeito e só me fez querer aumentar a participação nesta empresa.A valorização deste ano já alcança 25,84%.
  • Aumento de posição em ODPV3

    Com o anúncio feito pela Odontoprev de que o controle da companhia passa a ser feito pela Bradesco Saúde em função da compra do Bradesco de parte das ações do presidente da companhia, ficando assim com 50,01% do capital social, uma parte dos investidores enxergou com maus olhos e propiciou uma queda de mais de 5%. Eu nem pretendia aumentar agora posição, mas não pude deixar de aproveitar a oportunidade e não enxergando qualquer fato negativo com esta mudança de controle, aumentei posição.
Ainda restou uma grana parada na conta da corretora e nos próximos dias devo investir em uma nova e última compra neste mês.

Bons investimentos !

Lambida do Poney !

11 comentários:

  1. Caro Poney, sem ressentimentos, ok? El Rei já lhe perdoou.

    Vou comentar apenas sobre Eternit. Também gosto muito da empresa e está em meus planos ter uma boa posição nela. Sem querer dar uma de mago, mas acredito na proibição do amianto. Não dá para saber o que vai acontecer com a cotação se isso ocorrer, pois nada garante que esse risco, que é público e notório, já não está precificado pelo mercado. Mas o fato é que eu não quero correr esse risco, pois trata-se de um papel que desejo entrar com aportes mais pesados. E além da queda de receita, ainda devem chover processos em cima da cia com a proibição.

    Mas para quem compra 100 papéis por mês, nada do que eu escrevi faz sentido, pois o preço médio irá ser diluído com o tempo, com ou sem proibição.

    Uma grande lambida de cabo a rabo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Investidor Troll,

      Desde que você venha de forma respeitosa interagir em meu blog e com as pessoas que comentam aqui, sempre haverá espaço e desejo de sua presença.

      Sobre ETER3, a visão de já estar precificado é uma hipótese que não pode ser descartada, mas também pode ser que o mercado esteja míope e manipulado por novas notícias, aja mais queda ainda na cotação. É uma ótima empresa sem dúvida, vale ter a pena na carteira, mas em doses homeopáticas. Faz todo o sentido neste papel as compras aos poucos. Isto vai permitindo aumentar posição a medida que o tempo passa e as coisas acontecem (ficamos sabendo se vai ter julgamento, se foi julgado, etc...)
      Se for realmente proibido eu acredito que o papel cairá, o que pode revelar um bom ponto de entrada. A empresa não irá morrer, mas será um novo início para ela. Mantendo os seus fundamentos, é questão de tempo para ter absorvido o impacto da proibição do amianto.

      Lambida NO Poney !

      Excluir
  2. Caro Poney! achei as suas compras de MDIA, CIEL,BBAS,EZTC muito boas escolhas, ODPV3 eu não posso falar nada pois não acompanho. Mas gostaria de saber quando vc adquiriu as ETER3? Pois essa pendenga com o Amianto já é antiga, a duvida se vai proibir ou não já vem a tempos, então me diga o porque que vc entrou na empresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sovina blz ?
      Eu adquiri este ano mesmo, e apesar de saber desta pendenga, vê-lá durante todos os meses ser manipulada por boatos e com um risco grande para mim devido a grande exposição que eu tinha, me fez vender enquanto eu tenho lucro. Sabe, não podemos ser apaixonados pelas empresas. Devemos ser frios e calculistas e quando elas não atenderem algum critério, vender e realizar o lucro (ou prejuízo). No caso preferi vender no lucro para pegar este dinheiro aplicado e redistribuir nestas outras que estão performando melhor. Eu posso voltar a ETER, mas em uma posição menor. Mas ela é o tipo do papel que tem que ficar mais atento e sinceramente não estou com saco e tempo para acompanhar diariamente. Me lembro que sem ser nesta última notícia mas acho que em agosto, o papel deu uma bela caída por conta da tal multa de 1 bilhão. O papel poderia não se recuperar, e ser tal qual uma ELPL, mas se recuperou e está ao mesmo patamar do que antes da notícia. Entreinela na época, pois queria aplicar aquela grana que um dia foi de ETF, em uma ação de uma empresa boa e para a parte de dividendos.Hoje minha carteira já é mais diversificada, e apesar de ainda ter tranqueira, ela vem se solidificando ao longo do tempo e estou feliz por isto.

      Abs

      Excluir
  3. Que isto Poney, amarelou com os FIIs? Tantas ofertas, bons imóveis, etc, ainda teremos onda 2 e onda 3 nesta categoria, vai perder hein?! rs,

    Você comprou BBAS, CIEL e EZTC nestes topos de agora? Credo, mas tudo bem, Bastter fala que isto não importa, rs.
    Já tirei ODPV do meu ranking, do setor de saúde ficou apenas a DrogaRaia, mas acho que é uma boa empresa.
    Para a Eter eu torço para que apareça uma próxima notícia ruim e o papel despencar e eu entrar, na última notícia ruim eu estava sem dinheiro e perdi, aff.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uorrem, vou ficar fora desta festa então..kkk

      Sobre as compras, já captou o espírito da coisa...rs

      Agora não entendi sobre tirar ODPV do ranking. Algum motivo ?

      Sobre ETER, não vai demorar muito não e surge novo ponto de entrada. É só aguardar.

      Abs

      Excluir
    2. Tirei a odonto para colocar a droga raia, ambas ligadas ao setor de saúde, estou com pé atrás sobre empresas de planos de saúde, onde o governo pode baixar medidas regulatórias. E estou vendo aparecer lojas da droga raia pra todo lado aqui em BH, rs.

      Excluir
  4. acho que não tem porque ter medo de eternit. a receita decorrente do amianto esta bem mais reduzida, olhe nas leroy merlin da vida, eles tem louça sanitária, caixa d'agua de polietileno e "N" outros produtos.

    claro que só vão parar de explorar amianto (analisar SAMA) sob ordem judicial/publicação de lei, então é aproveitar enquanto tá podendo...

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor, eu não tenho medo dela, só estava com uma alta exposição. Se viesse uma cassetada, isto poderia me deixar em maus lençois. Pra quem já tomou na cabeça com ELPL e OGX, não precisa de mais problema né ? rs...
      Então sai por enquanto, mas se voltar, volto com uma posição menor.

      Sem dúvida a diversificação do portifólio dela só tende a deixá-la mais robusta e o impacto do amianto menor quando vier a decisão. Se a decisão for favorável a ela, tem tudo para o papel decolar !

      Abs

      Excluir
  5. To de olho em MDIA tem um tempo, quando tiver capital vou virar seu sócio! E quanto a ETER ainda não tive coragem justamente por causa desse tal julgamento...
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thales, eu achava que precisava de muito capital para investir em MDIA. Na verdade eu também achava que o papel estava muito caro. O tempo foi passando, e ele só ficando cada vez mais caro. Daí que numa dessas reflexões, pensei comigo:

      Tenho coragem de comprar várias cotas de FII a 100,00, a 150,00,etc, para ganhar 0,65, 0,8% a.m, mas não tenho coragem de comprar MDIA que mê dá muito mais ?
      Dai caiu a ficha de que eu para FII achava normal os preços das cotas serem nestes patamares e compra sem reclamar. Já com ação, devido a termos preços bem menores, comprar uma ação que estava a R$ 90,00 era uma heresia, onde já se viu !! kkk
      Acontece que esta danada, tem consistência e a cotação reflete a empresa, portanto, o que é caro vai continuar mais caro, salvo se acontecer muita merda mesmo.

      Abs

      Excluir