domingo, 12 de janeiro de 2014

Valorização, estratégias e resultados em 2013 - 1a parte

                 Olá pessoal ! Eu hava prometido no post de atualização de dezembro, falar da valorização dos ativos da carteira no ano de 2013, estratégias empregadas e resultados apurados.

                 Vou dividir estes assuntos em 2 posts para não ficar longo e cansativo.

                 Abaixo estou colocando uma tabela (use minha dica nela...kkk) contendo os ativos que passaram (e ficaram) na minha carteira no ano de 2013 e sua valorização, que é o que importa na vida de um praticamente de Trade, B&H e B&P.


Ação
Cotação em 28/12/2012
Cotação em 30/12/2013
Valorização
BEMA3
5,80
9,21
58,79%
MDIA3
78,09
100,00
28,06%
WHRL4
3,31
4,16
25,68%
UGPA3
46,29
55,95
20,87%
CIEL3
56,99
65,65
15,20%
EZTC3
25,70
29,14
13,39%
PTBL3
4,47
4,98
11,41%
GRND3
16,49
18,09
9,70%
CGRA4
15,99
17,50
9,44%
ETER3
8,10
8,74
7,90%
ABEV3
16,48
17,32
5,11%
BBAS3
25,60
24,40
-4,69%
ODPV3
10,73
9,83
-8,39%
ELPL4
16,80
9,36
-44,29%
OIBR4
8,32
3,59
-56,85%
VIVR3
0,64
0,25
-60,94%
ELET3
17,84
5,87
-67,10%
OGXP3
4,38
0,24
-94,52%

Antes que alguém reclame, já aviso que não estou considerando dividendos aqui, apenas a boa velha cotação. O máximo que fiz foi ajustar AMBV em 28/12 devido ao desdobramento ocorrido no 2o semestre, de forma a calcular a rentabilidade corretamente.
Vou então tecer alguns comentários sobre os papéis:

BEMA3: Que diria que uma empresa na categoria de alerta iria performar tão bem em 2013. Quem seguiu a risca os ensinamentos do mestre Blaster e se afastou deste empresa desta categoria, simplesmente deixou de obter uma ótima valorização. Nos 2 últimos anos vem apresentando bons resultados, possui dívida controlada, vem melhorando as receitas, passou a ter formador de mercado em 2013, ganhou 1o lugar como melhor empresa para acionistas, e por último se associou a CEF. Aparentemente tem tudo para continuar seu movimento altista e deve entregar valorização semelhante se cumprir os objetivos esperados pelo mercado. Mais que dobrei minha posição neste mês de dezembro. Sim, eu poderia tê-lo feito antes, mas não fiz, pois já tinha outras empresas da categoria alerta na carteira e preferi não ter parcela grande da carteira nesta categoria. Me fu !
Carteira: B&H - Recomendação: manter e aumentar

MDIA3: O que era caro e bom, fico mais caro e bom. Chupa turminha que não compra papel caro !
Sim, me incluo nesta turminha pois no início do ano eu pensava como tantos outros sardinhas e achava que estava caro a ação. Eu comprava FII de mais de R$ 100 mas não tinha coragem de pagar isto em uma ação. Ainda bem que mudei a mentalidade...rs
Se o concorrente será páreo para MDIA3 eu não sei, mas a empresa é uma legítima empresa da categoria crescimento, pagando ridículos dividendos. Eu acho é bom !
Carteira: B&H - Recomendação: manter

WHRL4: Havia comprado pelos fundamentos, embora não gostasse do ramo de atuação da mesma. Se eu tivesse ficado com ela, teria abocanhado uma valorização legal. Gosto dos números, mas a empresa não me agrada.
Carteira: Fora da carteira no momento - Recomendação: acompanhar

UGPA3: Empresa monstro, agora com farmácia na holding, resultados consistentes e sólidos. Também não fez feio em 2013.
Carteira: B&H - Recomendação: manter e aumentar

CIEL3: Bradescão e Banco do Brasil não são trouxas, tem uma bela empresa na mão, que se destaca dos concorrentes na marca, tecnologia e vem estudando outras formas de continuar na liderança de processamento de pagamentos eletrônicos. Aonde eu vou sempre encontro uma maquinha dela.
Carteira: B&H - Recomendação: manter e aumentar

EZTC3: Melhor empresa do setor, boa governança, números e projetos atraentes. Depois que assisti o vídeo com o RI, senti ainda mais certeza de ficar comprado nela.
Carteira: B&H - Recomendação: manter e aumentar

PTBL3: A empresa nem cheira e nem fede. Aliás, tem um odorzinho por conta do que alguns coletas citaram sobre o pagamento alto para os diretores, situação esta que fez gente sair do papel. Quando eu fiquei sabendo disto, até deu um certo desanimo, pois tudo bem que eles devem ser remunerados, mas pelo que foi dito, estes pagamentos comiam uma parcela grande dos lucros. Se os pagamentos fossem mais "normais", se revirteriam em lucro para investimento ou para melhor pagamento de dividendos. Com a construção da nova fábrica em Alagoas, focada no pessoal do Nordeste, quem sabe a receita melhore e os números também.
Carteira: B&H - Recomendação: manter e aumentar

GRND3: Ação resiliente, foi guerreira o ano inteiro se segurando como podia até que sucumbiu e caiu no final de novembro. Não era meu desejo aumentar a participação nela, já que meses atrás eu já estava com ela na maior participação da carteira, mas quando veio a oportunidade coincidindo com o pagamento do 13o, não tive dúvida, chafurdei na lama,me embededei,comprei mais desta danada, pois promoção nem sempre tem todo dia. Dali até aqui, ação não voltou, tem andado de lado e Anitta até que tentou dar uma força com suas sandálias, mas tia Dilma vem fazendo uns estragos que tem deixado o povo a fim de sair do Brasil e levar dindin que estava na GRND3 embora.
Carteira: B&H - Recomendação: manter

CGRA4: Empresa familiar, conservadora e redondinha. Dona Renata é o estilo de namoradinha que eu quero ter. Tímida mas que na hora que precisa mostra resultado. Não duvidaria se alguém viesse a comprá-la. Acredito que ainda fiquem no sul e não entrem em outros mercados.Por conta da possível venda um dia, já pensei na possibilidade de trocar por CGRA3, mas ainda não fiz a mudança.
Carteira: B&H - Recomendação: vender, comprar CGRA3 e aumentar
 
ETER3: A empresa teve um ano difícel. Falecimento do seu presidente, perseguições, fantasma do amianto e até o Barsão, influenciaram no papel. Barsão colocando toneladas de ações suas para alugar em momento de crise na empresa foi demais pra mim...nunca tinha visto isto, ele ajudando os vendidos enquanto eu que tava comprado e tinha 1000 ações torcia para a bixa decolar. O tempo foi passando e o risco cada vez mais parecendo iminente de se materializar. Como já tinha 2 dores de cabeça na carteira (ELPL e OGPX), decidi sair com dignidade ante ver mais derretimento no papel.
É uma ótima empresa, governança 10, ótima relação com os acionistas, vem diversificando produtos, mas o amianto é o karma que o papel por enquanto carrega, e é motivo pelo qual também não deixa ele decolar. Se o STJ julgar e a empresa perder, imagino ela indo beijar os R$ 5,00 o que para os comprados seriam ruim, mas seria um ótimo ponto de reentrada pra mim.
Carteira: Fora da carteira no momento - Recomendação:acompanhar

ABEV3: Ação teve crescimento tímido, como alguns havia falado meses atrás que seria. Difícil pruma gigante crescer as taxas que cresceu uma BEMA3. Com o desdobramento de 5:1, ganhou ainda mais liquidez, e um monte de sardinha que achava caro pagar R$80 na ação agora compra com a mesma quantidade de dinheiro, só que mais ações, o que não significa nada quando acontece o desdobramento. Ou seja, ele poderia ter comprado 100 ações a R$ 8000, que hoje ele teria 500 ações representando estes R$ 8000,00. No psicológico do sardinha, a ação agora tá barata e é pra comprar de pá ! kkkk
Eu imagino um ano bom por causa da copa do mundo, a empresa é da categoria Blue Chip e como tal, seus dividendos são pra comprar bala, de tão pequenos. É uma ação defensiva pra mim, pois não vai garantir crescimento expressivo, no entanto garante algum crescimento com sua solidez, governança, tamanho,capilaridade,etc.

Carteira: B&H - Recomendação:manter

BBAS3: Os vendidos deitam e rolam nesta ação montanha-russa. No momento, ela está cumprindo o seu papel para a tristeza de alguns comprados que ainda não acordaram do sonho de ver ela acima dos R$ 30,00. Ela vem caindo e espero que irá vir buscar o patamar dos R$ 22-21 nos próximos dias. Com a vinda a tona do julgamento da correção do saldo do FGTS, um fantasma esquecido no armário acendeu as luzes vermelhas de muita gente inclusive eu, para sair fora desta ação em virtude da possibilidade de perda dos bancos neste julgamento. Tá certo que se perdessem, a economia e o País entrariam em colapso. Sai e volto se for mais embaixo, e mesmo assim vai ser posição pequena.
Carteira: Trade - Recomendação: esperar cair mais para entrar

ODPV3: Bradesco adquiriu controle sobre a empresa e agora vamos ver a sinergia entre as duas empresas para ver se continuam o bom desempenho. Alguns temem que com a saída do sócio-fundador, o caldo desande. Não acredito, o Bradesco vai saber levar a OdontoPrev para o caminho de deixar os demais de boca aberta!
Carteira: Fora da carteira no momento - Recomendação:acompanhar


 
ELPL4: Mais um exemplo de que o governo é capaz de fazer desgraça com uma companhia. Entrei neste papel ainda mancebo, cabaço mesmo, por acreditar na época no que lia, dizendo que era uma boa pagadora de dividendos. Entrei nela na casa dos R$ 13 e passei o ano inteiro negativo com ela. Então quando eu dizia nos posts que eu não tinha rentabilidade real, apenas recuperação de
prejuízo, vocês sabem que foi a combinação explosiva que aconteceu na carteira (ELPL4 + OGPX3).
Papel beijou o fundo e que pegou carona lá embaixo, fez um belo lucro. Recentemente beijou os R$ 12 se não me engano, e teve alguns que não venderam. Resultado: Ação voltou para os R$ 8 e alguns comprados choravam pq decidiram segurar. Eu apenas acompanhei a subida pois pra mim não existe este lance de fazer preço-médio. Se decido que não vou aumentar a posição em um papel que não considero bom pra trade, b&h ou b&p, eu não entro e fico só olhando mesmo.Aprendi vendo BBAS e ELPL que lucro bom é lucro no bolso. De que o ideal é mesclar B&H com Trade. É isto que vai fazer seu capital aumentar mais rapidamente.Você entra no ativo, espera valorizar, vende no topo e volta pro fim do trenzinho, pra recomprar mais ações e mais barato.
Talvez este ano a cotação supere meu PM e me dê alguma valorização. 2013 foi um ano totalmente de estagnação neste papel. Vi muitos comprados em R$ 15, 20, 25 que até fiquei feliz pelos meus R$ 13. Ainda bem que não precisei vender e diversifiquei a carteira. All-in num papel deste é loucura, a não ser que você acompanhe bem e sabe quando vai ser o fundo 
Carteira: B&H - Recomendação:acompanhar

OIBR4: Comprei para trade, acreditando que a fusão com PT Telecom fosse estilingar o papel. Não só as coisas estão enroladas nesta empresa, como ele vem fazendo seu curso de mico, ficando na casa dos R$ 3. Talvez eu aumente posição para aproveitar o desconto que acontecerá na próxima queda.
Carteira: Trade - Recomendação: manter e comprar pouco

VIVR3: Pegue uma empresa endividada, misture com seu paladar para especulação, acrescente um pouco de potencial de melhorar bem a situação já neste ano e terá um papel focado para trade.
Acredito nesta turnaround e faz parte das minhas apostas para 2014-15.

Carteira: B&P - Recomendação: manter

ELET3: Na época que comprei ELPL eu já tinha ELET3 se não me engano. Era fiotão. Não percebi os números e segui o Infolixo. Tomei na tarraqueta gostoso e prometi nunca mais colocar 2 empresas do mesmo setor na carteira e se for fazê-lo que sejam as 2 melhores no setor. Vendi sem dó e nunca mais volteil. Melhor coisa que fiz.O Sr Ferro visitou os comprados que dormiram com ela.
Carteira: Fora da carteira no momento - Recomendação: Ignorar

OGPX3: Esta é a minha pimenta na carteira. Comprei nos R$ 3 e vi derreter até dias atuais. Fui ao inferno com ela e estamos voltando a superfície. Por seguir esta estória de não vender nunca, ser um verdadeiro holder e blá-blá-blá, não sai a tempo de proteger o patrimônio de mais queda. Ainda bem que coloquei bem pouco dinheiro nela, senão tava ferrado.
Lembrete mental:
- Nunca investir em IPOs, ainda mais se o dinheiro captado vai para os donos atuais e não para investimento (não vou citar pq esta esta facil)
- Nunca investir em empresa pré-operacional
- Nunca investir em empresa que não seja sólida ou tenha algum potencial real de retorno, seja em dividendos ou cotação.
Sigo comprado com ela, e por justamente ter uma posição pequena, estou tranquilo e continuo assistindo o que vai acontecer nos próximos capítulos.
Carteira: B&P - Recomendação: acompanhar






Perfil da Carteira atualmente

Os papéis que formam a carteira seguem a classificação do mestre Blaster e estão divididas em 5 categorias:


                     Deu para perceber que tô cagando para dividendos, né ? rs
                     Já tenho FIIs que provem rendimento mensal, então pra quer ficar entuxando a carteira com empresas que não vão ficar crescendo e vão estagnar meu capital ?
                     Quero crescimento, por isto deu para ver que mais da metade da carteira é dedicada a empresas de crescimento e estou com uma posição alta em empresa em estado de alerta, justamente mirando ganhar mais, mas também correr mais risco.
                      Se os FIIs ficaram mais atrativos, pode ser que eu entre novamente, mas por enquanto, continuo investidos em compras mensais de ações.

                      No próximo post falarei das estratégias empregadas e dos resultados obtidos.

Bons investimentos !

Lambida do Poney !




"Fácil é falar que eu devo comprar isto ou aquilo, difícel é ser eu !"
"Todo mundo vê as pinga que eu tomo, mas ninguém vê os tombo que eu levo !"

27 comentários:

  1. Respostas
    1. Acho que para alguém que publicou ter feito uma operação que na verdade era falsa,enganou seus leitores e depois não se desculpou corretamente, você não tem muita propriedade para falar da carteira alheia.

      Não acho que vou lhe agregar algo, pois suas operações pouco ortodoxas parecem lhe trazer grandes ganhos. Eu também teria este resultado se brincasse mais no FolhaInvest.

      Eu achava que com meu post de 27/7/13, tinha ficado claro que eu não visitaria mais seu blog e implicitamente não esperava que o senhor visitasse o meu.

      Surpresa minha é a visita, mas não é surpresa o que deixa aqui:Um pouco do que é você, ou seja, nada.

      Não lhe desejo mal, apenas não me interessa mais sua opinião.

      Excluir
    2. Eu nunca vi o Dividendos falar assim nos blogs alheios! Ele cansou mesmo do personagem tá chutando o balde! Hahaha

      Ainda esta muito cedo para eu bater boca contigo, meu nobre. Você é ainda bastante mancebo e deve levar umas porradas para ficar mais manso. 2014 não será fácil!

      Uma lambida giratória!

      Excluir
    3. Dividendos pegou pesado aí no comentário, pode ser uma desavença. A carteira é 75% bacana no meu ponto de vista, como toda carteira tem papéis duvidáveis, porque grande parte dos investidores gosta de 'apostar', nosso maior erro.
      Parabéns pelas alta valorizações de alguns papéis, hoje o papel mais valorizado da minha carteira é EUCA4, com 10% de valorização, rs.
      Espero um dia ver papéis na minha carteira com 50% de valorização.
      Trades nunca mais!

      Excluir
    4. Uorrem,
      Minha carteira representa o meu estilo. Se eu ficasse engessado só com papéis bons, teria rendimentos menores. Então algumas small-caps e micos são necessários.
      Quanto a trade, só longos, nada de daytrade até pq não tenho como ficar no HB durante o dia.
      Você verá papéis chegarem a este nível se forem de empresas ainda em crescimento. Empresas grandes são uma segurança na carteira mas vão trazer resultados menores, fato.
      Por isto cada um monta sua carteira conforme o gosto.
      Tem gente que vai quer ter um time agressivo, outros moderados, outros bem defensivos, ou uma mescla.
      Eu acredito que vc pode fazer trades sim, só escolha o papel e acompanhe melhor o cenário.

      Troll,
      Tenho pouco mais de 1 ano de mercado, sou mancebo mesmo. Quanto a bater boca comigo, se sua intenção daqui um tempo já se mostra agora, creio que aqui não vai ser que vai acontecer. Agora volto a dizer, se quiser colaborar e deixar uma opnião que agregue algo pra mim ou para meus leitores, é sempre bem vindo.

      Abs

      Excluir
  2. who the fuck is Blaster?


    "... Você entra no ativo, espera valorizar, vende no topo e volta pro fim do trenzinho, pra recomprar mais ações e mais barato... "

    Comente ai como se faz para adivinhar topo, to curioso

    Flw, vlw
    abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Blaster" é aquele cara do site do cãozinho. Ao invés de citar nome diretamente e fazer propaganda, eu só mudei um pouco. Quem é do mercado sabe de quem estou falando.

      Quanto a advinhar topo, fala sério, BBAS ao fazer novo topo histórico já sinalizava uma situação de alerta, e os dias seguintes reveleram que realmente a tendência havia invertido e hoje o papel tá valendo o que vale. Quem acompanha um papel, troca idéia com o pessoal, faz suas próprias análises,etc, sabe bem melhor estimar o topo ou fundo. Vi várias pessoas vendendo em 29, elas estava errado ? Na minha opnião, não. O papel poderia ter ido a 32, como outros achavam ? Creio que sim.
      Estes que venderam a 29, estão usando esta estratégia de recomprar mais abaixo, pq sabe que uma hora o papel faz denovo o movimento altista e o ciclo recomeça. Na história de BBAS tem sido assim. Difícel então adivinhar topos e fundos ? kkkk

      Abs

      Excluir
  3. "Se o concorrente será páreo para MDIA3 eu não sei"
    Qual concorrente? O desta postagem?
    http://exame.abril.com.br/blogs/primeiro-lugar/2013/10/29/te-cuida-m-dias-branco/

    Se for, não estou nem um pouquinho preocupado, rs.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É este mesmo AdP.
      Pelo que acabei de ver, a fábrica só iria começar a operar em 2016, em Moreno,PE, portanto ainda tem um tempo para MDIA3 também se preparar.

      Abs

      Excluir
    2. Eu acho que esta empresa aí vai demorar muito para dar algum trabalho a MDIA, se der. A MDIA é gigante em compação com esta nova, tem seus clientes e produtos de marca tradicionais. Esta novata precisará ter um diferencial muito forte para incomodar uma empresa verticalizada com a MDIA.

      Excluir
    3. Fala Poney,

      MDIA3 está no meu radar. Até o final do ano devo comprar a bichinha.

      Excluir
    4. Ola IL, Pq não entra agora ? Olha a queda que teve, tá esperando o quê ?

      Excluir
    5. Poney,

      Estou montando minha carteira ainda, no momento tenho ações de 6 empresas, a ideia é chegar a 15 até o fim do ano. A MDIA3 está na lista, mas tenho outras prioridades no momento, rsrs. Além disso, meu aporte não é tão turbinado, por isso só posso fazer uma ou no máximo duas compras por mês.

      Abração!

      Excluir
  4. Bela análise, Poney.

    Agora é manter o foco nos objetivos traçados e coragem de seguir sua avaliação.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LL,

      Você disse tudo: coragem.
      Sim pq no meio da festa a música muda e a gente pode querer (ou vai ter que ) dançar outro ritmo!

      Abs

      Excluir
  5. Olá Poney,

    Parabéns pelo trabalho em discriminar todo seu planejamento. Vai ser um ano dificil e você se posicionou de maneira bem agressiva e muito otimista. Não critico, cada um reage de maneiras distintas ao risco e lida melhor com grandes perdas ou grandes ganhos. Torço que seja o seu caso o último.

    Manco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manco,

      Gostaria de não acreditar que vai ser um ano difícel, pois se o fizer já nos primeiros dias de 2014, toda a esperança por melhoras vai por água abaixo ! rs
      Prefiro ser otimista, e o planejamento é o desejo de seguir uma linha, apesar que possa ter situações que tirem um pouco da rota traçada.

      Abs

      Excluir
  6. Pelo o que comentou, seria bom entrar mais forte em BBAS agora, e esperar bater lá pelos 30, vender, e aguardar a queda novamente?

    Tava pensando em só ir comprando, e ganhando os dividendos ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou recomendar que faça isto, cada um pense por si, mas eu noto um padrão montanha russa nela e por isto que minha previsão de que após beijar os 29 ela voltaria para os 22 tá se confirmando. Agora já poderia ser um momento de entrada ? Sim. Pode ficar melhor ? To apostando nisto.

      Excluir
  7. Vejo que poucos colegas da blogosfera de finanças aposta na SUZB5, O que vc acha dela Poney ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguindo a cartilha do Bastter, bateu o olho nos balanços e viu os resultados, em menos de 20 segundos você analisa a empresa..rs
      Os números não são bons, então pra mim ela é pra trade, não para B&H. Aquele trabalho que eu faço de listar todas as carteiras do pessoal ajuda nesta parte de você procurar outros sócios na blogosfera e trocar idéias sobre a empresa que vocês tem.

      Abs

      Excluir
  8. -E o poney dando coice na galera. Kkkkk. Calma amigo, no stress. Abraco. BAGUAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dô coice não...rs
      Mas este Poney aqui é selvagem, não aceita montaria não...rs

      Abs

      Excluir
  9. Oi . Acompanho seu blog há um tempo e estou iniciando um novo projeto. Você poderia adicionar o meu link na sua lista de blogs? (www.itradesys.com.br)

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Seu post me soou bem daqueles genéricos e devido a inclusive colocar o endereço do site, me parece que quer divulgação. Fui então e te visitei e não vi nenhum blogroll ali o que é incongruente com o seu pedido de te adicionar.
      De qualquer forma publico o seu post para que outros possam fazer juízo melhor do seu site.

      Boa sorte.

      Excluir
  10. Olá poney, vc está com muito senso de otimismo, e já até fala de topo e fundo das ações com propriedade, pra quem tem um ano de bolsa é muita superestimação, falo isso pro seu bem.
    descobri após muitos anos de bolsa, que nós não sabemos absolutamente nada, talvez macacos tenha melhor chance na bolsa por deixar a emoção de fora.
    Vi muita ação com lucros crescentes e consistentes, e dívidas controladas irem a falência num período muito curto de tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Acho que só dá pra falar quando a gente já tem algum conhecimento e no caso, através do acompanhamento de BBAS, vc deve ter visto em comentários de posts anteriores eu simplesmente mostrando o que todos que acompanham também já sabem: o papel não é de hoje tem um comportamento previsível. Pode fazer uma nova baixa ? Pode. Pode fazer um novo topo ? Pode. Então se eu que sou um Poney acerto, macacos também acertarão...rs

      Abs

      Excluir