sábado, 1 de março de 2014

Atualização mensal: Fevereiro/2014

Olá pessoal, aproveitaram bastante as promoções que surgiram neste mês de fevereiro ?


Eu não ! rs
Uma das que mais abriram oportunidade creio que foi GRND3, mas por questão de limitar a exposição que já é grande no papel, decidi ignorar o super-desconto e o aporte do mês foi usado para comprar um novo ativo para a carteira B&H: UNIP5.

Como a grana é curta, e também não vi melhores oportunidades para aportar em outros papeis da carteira, fiquei só nesta compra mesmo. Gostaria de talvez ter aumentado em CIEL3, mas a danada não caiu como as outras e vem se mostrando firme neste momento de pessimismo geral. Em breve haverá bonificação de 1:1, o que leva a dúvida se a bonificação embora não seja uma diluição, se valeria a pena comprar antes da data ex, ou depois, já que me parece que o preço vai ser ajustado assim que houver a bonificação.

Bem, vamos a performance no mês:

Carteira de Ações: -4,11%
Carteira de FIIs: 1,63%
Carteira no geral: -2,91%

O resultado do mês foi influenciado principalmente pela queda acentuada de GRND3, papel este com maior participação na minha carteira. Os demais papéis só deram um empurrãozinho..rs
Apesar disto, sinto tranquilo e sigo confiante que embora não seja prudente aumentar ainda mais a participação, esta queda abriu possibilidade de muitos entrarem a um preço convidativo.

Segue a valorização das ações e FIIs:

Ações

Ação Valorização no mês Valorização no ano
ABEV3 4,91% -2,5%
BEMA3 -4,27% -14,8%
CGRA4 8,57% -0,1%
CIEL3 -1,15% -3,3%
ELPL4 -8,54% -14,2%
EZTC3 -2,89% -11,1%
GRND3 -13,75% -23,7%
MDIA3 -0,74% -18,1%
OGXP3 -13,33% 8,3%
PTBL3 -1,79% -11,6%
UGPA3 -2,16% -6,8%
UNIP5 -5,97% -6,0%
VIVR3 -14,29% -28,0%

FIIs

FII Valorização no mês Valorização no ano
BCFF11B -3,14% -7,9%
FEXC11B 0,19% -3,3%
MXRF11 6,28% -7,2%
PLRI11 -2,36% 6,9%
VLOL11 -1,27% -9,5%
VRTA11 -2,55% -5,0%
XPCM11 5,79% -5,1%
XTED11 3,95% -4,6%

Não sei bem o que fazer com o aporte de março, estou hoje 100% posicionado em RV e RF não me agrada. Como compro todo mês 1 ou mais ativos, fica difícel guardar o dinheiro na poupança e não fazer alguma compra...rs
Mas se uma queda para a casa dos 40000 ou menos vier, como anunciam alguns cavaleiros do apocalipse, seria prudente ter este dinheiro para comprar nestes patamares ainda mais convidativos.

Plagiando alguns colegas blogueiros segue abaixo uma música desejando boa vibe na vida e nos negócios.

Bons investimentos !

Lambida do Poney !





E não esqueçam de tomar Ativa ! rs

20 comentários:

  1. Fala Pôney. Acho que a Grendene ainda cai mais. Vejo-a ao contrário da maioria aqui como uma empresa frágil para os próximos 18-24 meses. Como a acho de boa governança fico de olho, pois se cair mais atinge uma faixa em que os riscos x benefícios vão me atrair. Sobre RF tenho pensado em uma LCI de banco pequeno...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK Guardião, respeito sua opnião sobre Grendene, mas frágil eu não creio que ela é. Ela tem uma boa administração, diversificação, mercado interno e externo e está com bom ponto de entrada. Em breve volta ao patamar dos 20.

      Excluir
  2. Grande Ponêy !! cara acho complicado essa coisa de ficar imaginando se a bolsa vai subir ou vai cair ainda mais é muita paranóia p/ minha cabeça rsrs então meu plano é aportar todos os meses e pronto, agora é só seguir o plano doa a quem doer.. rsrs Abraços e Força !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ficar pensando nisto todo dia é cansativo, mas devemos não descuidar e fazer que nem o Bastter, de olhar apenas 1 vez no ano (diz ele que faz assim...rs)

      Abs

      Excluir
  3. Resultado em linha. Mas por que a Selic com taxa de 2 dígitos não te agrada, jovem mancebo?

    Uma lambida de norte a sul...

    ResponderExcluir
  4. A que se deve essa queda da Grendene? Tem motivo?
    Ou o pessoal está realizando lucros?
    To pensando em investir na empresa, talvez seja a hora de entrar...

    Abraços,e rumo ao milhão! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aumento da inflação, e perspectivas ruins quanto ao consumo, além de concorrência acirrada

      Excluir
    2. Possível mudança nos dividendos pagos, além de migração de capital estrangeiro que adora a Grendene. Quando a situação lá fora está mais atrante, eles saem dela aqui.

      Abs

      Excluir
  5. Se cair pra 40k o Ibovespa será uma oportunidade rara: é tomar o "Ativa" e ir às compras.

    Particularmente, torraria pelo menos 60% do que tenho em renda fixa sem pensar duas vezes.

    Com quase 20% de queda, agora é a hora de entrar em MDIA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não duvido que caia para 40K não...acho muito provável que acontece. Não existe sinal nenhum neste momento apontando melhora economica, política e estrangeira, pelo contrário, o cenário de 2014 está muito conturbado. Prepara a grana ai que talvez vamos visitar os 40..rs

      Olha, MDIA teve este desconto e a empresa continua a mesma, portanto se você não é fissurado em cotação, seria uma boa hora de aproveitar e entrar em MDIA. Ela não é para dividendos, ela é para crescimento de capital, ok ?

      Abs

      Excluir
  6. Eu sou um que continuarei comprando Grendene em março.

    Tenho certeza de que encontrará um bom ativo para aportar em março. Não desanima, Poney!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado LL !

      Eu aportei em UGPA e troquei UNIP5 para aumentar em EZTC3.

      Fiz posts sobre isto, ok ?!

      Abs

      Excluir
  7. Eu passo a música, mas a cantora...
    Nota 10. :)

    Estagiário
    http://oblogdoestagiario.blogspot.com/

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é um pitelzinho não é mesmo ?!!
      E para uma francesa, até que rebola bem..rs

      Abs

      Excluir
  8. "... já que me parece que o preço vai ser ajustado assim que houver a bonificação."

    Será??? Acho que não, né? Não é normal ajustar bonificação, dividendos e jcp.

    Se tinha 1k de CIEL3 antes de bonificar valendo 64.000, após bonificação terá 2k valendo 128.000...é uma máquina de dinheiro amigão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu capital não mudará.
      Se você tinha 100 CIEL a 70 = (7000), após bonificação você terá 200 a 35 (7000).
      No dia da bonificação é para os home-brokers estarem com a cotação em 35. Aposto que um monte que não comprava a 70 agora vai comprar porquê está a 35, ou seja, são tudo loco da cabeça !!!! kkk
      Deixaram de comprar a 70, perderam dividendos+JCP+bonificação pois agora que CIEL ficou mais 'barata', compensa entrar....(ai meu Jesssus !)

      Sobre os dividendos e JCP eles não são ajustados, ok?

      Abs

      Excluir
  9. Por que o dono do blog não responde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porquê só agora ele viu estes comentários aqui.
      O blog antes era moderado, depois tirei a moderação e não vejo mais quando publicam.
      Desculpa ai!

      Excluir
  10. essa alisee sempre me deixou de pau duro...

    ResponderExcluir