domingo, 18 de janeiro de 2015

Crise da água e os FII

Este é o tipo de post que não gosto de fazer. Mas devo.
Não sinto o menor prazer em escrevê-lo, mas acho que cabe para este momento em que vivemos, o alerta que ele faz. Como cidadão do estado de São Paulo, me preocupo com sua população e o desenrolar da crise da água que os municípios e notadamente a capital estão sentindo e podem sentir ainda mais. Este post é para você investidor em FII que tem na sua carteira FII com imóvel na capital. Também é para você que ainda não tem, para que fique atento, pois o que colocarei aqui, pode servir pra você também.


                Estamos passando uma crise sem precedentes. Pouca água, pouca chuva e o sistema Cantareira caindo dia-a-dia. A princípio pode parecer que só São Paulo capital está sofrendo com o problema com a falta d'agua. Na verdade o problema está afetando diferentes regiões do estado, com agravamento na cidade de Itu, onde até saque de caminhão pipa aconteceu. As pessoas estão brigando por água. Roubo de caixa d'água já começou.

                O portal G1 organizou algumas falas do Governador Geraldo Alckin sobre o tema:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/01/veja-o-que-alckmin-disse-sobre-racionamento-durante-crise-hidrica.html.
                Vi também em um certo blog, um post sobre o assunto que me motivou nesta reflexão.
                Como aquele blog proíbe links de serem citados, coisa que acho ridículo, afinal, pra que fazer com o usuário não possa navegar para fora do seu site, encontrei a notícia em outro lugar e posto aqui o link pra vocês.
                Fico pensando se o governo não vem tentando contornar a situação, e torcendo por chuvas, pois sabe que se não manter a população com alguma esperança de melhora na situação, a sociedade desmorona. Imagina se o caos social acontecer, acaba São Paulo e acabando São Paulo, o resto do Brasil sofrerá duro impacto. Alguns falam até em exôdo urbano, mas é impossível relocar dezenas de milhões de pessoas para outros estados. Toda uma estrutura desenvolvida por séculos não pode ser abandonada assim ! As outras regiões também não estão preparadas para receber tanta gente, logo, o problema da falta de água não é só de SP, é do Brasil, é da presidenta, que tem que ter o interesse legítimo de garantir o que for necessário para que o caos não se alastre e o Brasil não se afunde de uma vez por todas e retrocedamos no tempo por conta de uma crise mal-gerida.

               Bem, como investidor, eu focarei aqui em alguns pontos que estive pensando que podem ser de interesse dos colegas que investem em FII bem como o público em geral.Faço uma leitura totalmente pessoal sobre os impactos nos FIIs em se confirmando a catástrofe de faltar água na capital. Não vou aqui citar os problemas sociais, pois o foco aqui é sobre o investidor.
Não estou fazendo uma previsão de que vão acontecer e não estou dizendo que não vão acontecer.
Estou colocando pontos para que o leitor pondere com a sua situação vivida e sobre sua leitura que faz deste momento neste assunto. Apesar da atratividade dos FIIs neste momento, não consigo parar de pensar de que infelizmente o risco da falta d'agua pode atrapalhar meu investimento neste tipo de ativo. Vou continuar monitorando esta situação e ficando líquido até que a situação fique mais clara para onde estamos indo (espero que não seja pro ralo !).

Vamos lá:

Alguns segmentos serão mais afetados do que outros
Alguns FII dependem mais de água do que outros.
  • Escritórios: Se não há água, como um prédio de escritórios poderá funcionar se não tem água para beber, banheiros e demais necessidades ? A prática do home-office será incentivada. Relocação de pessoal para outras áreas onde é possível trabalhar em grupo será feita.
  • Hospitais: Estarão teoricamente imunes, pois impossível a realoção de internações em alguns casos não é possível, e deve ser garantido o abastecimento para este tipo de imóvel.
  • FII de papel: Não precisa de água...dããããããã...!!!
  • Logístico: A permanência de pessoas nos imóveis do FII pode ser reduzida e otimizada. Pessoas trabalhariam o mínimo para garantir a manutenção do local. Enxergo que talvez depois do FII de papel, seja o segmento menos impactado.
  • Shoppings: Precisam de bastante água. Local de muita movimentação de pessoas. O freio no consumo levará a queda nas vendas pela falta de público. Aluguéis atrasarão e espaços serão devolvidos. Vacância aumentará.
  • Universidades: Para o FII que ainda não construiu nada, nada muda. Para o que está em funcionamento, será afetado já que não havendo água, não haverá aula.

Desvalorização do valor das cotas dos FIIs
Investidores posicionados em FIIs nas áreas afetadas, realizariam prejuízo a qualquer custo, tentando salvar parte do patrimônio.
Racional: Aversão ao risco de posicionar em FII de imóvel com problema de falta água, forçará mais a posição vendedora do que compradora. Porquê comprar cota de um imóvel com vacância a níveis inimagináveis ? Porquê comprar ou manter cota de um imóvel onde a crise tão cedo será resolvida ?
Deixa eu sair daqui (deste FII) e ir para outro lugar ! Como diz o ditado: "O meu primeiro !"


Diminuição ou cessamento do pagamento dos aluguéis.
Se não há água, não há uso do imóvel, se não há uso, não há renda.
Racional: Imóveis serão devolvidos aos fundos.
Para os que tem RMG, ainda tem alguma gordura. Para os que já performam, queda na renda será inevitável.

Aumento do valor dos FIIs em outras regiões com menor ou nenhum problema de água
Mais procura por "portos seguros" farão a cotação destes FIIs sofrer valorização.
Racional: Muitos investidores não sairão do mercado, apenas mudarão de "casa", logo, irão procurar "água" em outros lugares. O efeito manada propiciará aumento no valor dos FIIs de menor risco.

Fuga e aversão ao mercado de FIIs
A crise de água não é um problema só de SP, nem do Brasil, é um problema mundial
Poderá haver fuga de investidores que não terão mais confiança nesta modalidade de investimento, devido ao problema da falta dágua afetar os imóveis no seu uso.
Racional: Investidores temendo que aconteça em outras regiões o que aconteceu em SP, como forma de evitar o mesmo problema, procurarão não mais investir nesta classe de ativos, mudando para outras categorias como TD, Ações de empresas com pouca ou nenhuma participação da água no seu processo produtivo, metais ou moedas.
Investidoes grandes sairão dos fundos, forçando a cotação para baixo.
Se em 2013 houve uma grande captação de gringos nos FII, 2015 poderá ser o ano do movimento contrário...

Bem, espero que nada disto aconteça.
Desejo que mentes iluminadas e preocupadas com a população, trabalhem para que não tenhamos grandes problemas em nossa sociedade. Não é a falta de dinheiro que impede do problema ser resolvido. Dinheiro existe. O que atrapalhará é a inércia, a politicagem, burocracia.
Também não posso só dizer do governo.
A população é peça fundamental na luta contra o desperdício e bom uso da água.

E você, o que pensa sobre os impactos ? Compartilhe sua visão sobre como a falta de água pode afetar os investimentos em FII.

Bons investimentos !

Lambida do Poney !

13 comentários:

  1. Olá Poney
    Interessante sua postagem. Como não sou de SP tenho certa dificuldade de fazer uma real leitura do atual cenário relativo às chuvas.
    Apenas um adendo, relativo aos FIIs de papel, eles podem não relação direta com as chuvas, mas seus ativos podem sofrer sérios defaults em função de uma economia fragilizada por um eventual colapso de abastecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste post quis apenas dar uma pincelada por cima no assunto. Se realmente a crise acontecer, não só os FIIs de papel, mas ações, estilo de vida, empresas, etc, tudo será afetado. Imagina o caos. Eu não estou duvindando que tudo isto possa acontecer. Ao ver o histórico do governo em deixar o assunto rolar, estou vendo que estamos ficando sem água a cada dia que passa e a solução que é obras ainda irão demorar pelo menos uns 2 ou 3 anos.

      Sorte sua mora fora daqui.

      Excluir
  2. Bela colaboração Poney!
    Venho monitorando essas situações de perto para que eu entre (ou não) no universo dos FII.
    É incontroverso que certas situações ocorrerão, tais como elevação dos custos com energia e água e o consequente repasse desses custos aos consumidores. E depois disso?
    Produtos em shopping já são mais caros que o normal. Ficarão ainda mais caro? O Consumo pode diminuir.
    Escritórios irão estimular o home office?
    Universidades irão estimular aulas virtuais à distância?
    Vamos aguardar....
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IM,

      Monitorar é o que devemos fazer para nosso bem e dos nossos.
      Eu imagino que SP terá que aprender a lidar com menos água do que tinha antes, e isto poderá forçar a certas decisões como incentivar o home-office por exemplo.
      Toda crise gera oportunidade.
      Alguém poderá se beneficiar disto.

      Abs

      Excluir
  3. Ei Pôney.

    Tal qual o Dividendos não sou de SP, mas acho que a visão feita por alguns está sendo um tanto quanto apocalíptica. Aliás, parece uma visão do mercado, quando esse exagera na dose e joga os preços dos ativos mais para baixo do que o que deveria.

    De qualquer forma tem razão : os FIIs de papel seriam os menos afetados, ou quem sabe até podem se valorizar com o colapso de outras partes da economia.

    Na verdade se SP colapsar o país entraria num ciclo irreversível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aguardando algum blogueiro de SP vir dar sua opnião, pois vocês talvez não tem a visão de quem está aqui. A coisa tá ficando feia.
      Posso estar exagerando para o momento ? Posso.
      Podemos sofrer apenas pouco com isto tudo ? Sim.
      Pode acontecer o pior ? Pode.
      Tudo é possibilidade, umas mais outras menos, dependendo de como a situação vai se desenrolando.
      No momento, vendo o Cantareira baixando e não tendo chuvas, não só a capital mas demais cidades do estado que dependem de outros sistemas, estão vendo suas reservas de água irem minguando. Se isto não é o caos se aproximando, eu não sei o que é.

      Imagina para poupar a população, haver uma medida mandando as industrias pararem de usar água para sobrar para consumo humano ?
      SP perderia industrias, sem emprego, haveria fome, com fome o povo perde um pouco de sua humanidade.

      Volto a dizer: Quem acha que o problema é de SP, está se enganando achando que o problema não chegará a ele. De uma forma ou de outra, todo o Brasil será afetado.

      Abs

      Excluir
    2. Poney,

      A água não vai acabar. Já passamos por situações piores e estamos todos vivos.

      Abraços.

      Excluir
  4. Poney,
    Sou de sp capital. Rs
    Isso tudo não é exagero, mas sim uma possibilidade, infelizmente.
    Dependemos das providências que nossos governantes irão tomar para que não cheguemos a uma situação pior. É aí que tá! Nossos governantes tomam providências desde quando?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Poney.
    Se os FII de papel são lastreados em dívidas imobiliárias. Se muitos possuem CRIs vinculados a aluguéis. Se vai haver redução drástica de ocupação e valor dos aluguéis, na verdade os FII mais afetados seriam de papéis, pois a quebra do fluxo de caixa desses instrumentos pode levar os papéis a default, enquanto os imóveis apenas terão os custos de carregamento (IPTU, condomínio).

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Poni,
    Já saiu a primeira parcial da pesquisa "Melhores Investimentos em Ações, FIIs e Renda Fixa para os Próximos 4 Anos"
    Se você já está participando favor conferir os dados. Se não ainda pode participar, só deixar lá sua opinião.
    Muito obrigado e um ótimo feriado!
    http://blogdouo.blogspot.com.br/2015/02/melhores-investimentos-em-acoes-fiis-e.html

    ResponderExcluir
  7. Poney,

    Muito legal o post, obrigado por ele! Agora pensei numa coisa , sera que nao seria uma boa investir em empresas que ajudassem a diminuir a dependencia de energia e agua dessas empresas publicas distribuidores de energia e agua? Por exemplo: uma empresa que faca instalacao de cisternas na sua casa, coleta de agua da chuva, reaproveitamento da agua do chuveiro para uso no vaso sanitario, ou instalacao de paineis solares em casa, etc etc etc...
    Fiz uma pesquisa no site do bovespa e nao achei nenhuma empresa de agua que atendesse isso e de energia eletrica tb nao achei nada. Mas nas de energia eletrica achei 3 que pelo menos fogem um pouco do caminho batido de dependencia total da agua para produzir energia. Sao elas: RNEW11 , TBLE3 , CPRE3. O que voce acha dessas 3? O que voce acha dessa ideia? Sabes se tem algumas outras que e se eu nao soube procurar direito?
    Abcs
    LB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz,
      Não saberia te apontar destas elétricas qual seria a mais apropriada ao que você busca.
      Falando sobre energia, a UNIPAR (UNIP3,UNIP5), tem participação na Tecsis, que produz aqueles geradores eólicos, então talvez uma exposição a esta empresa seria interessante, visto que o governo deve incentivar o desenvolvimento destas energias limpas vindas o vento e do sol.

      Abs

      Excluir