domingo, 12 de março de 2017

Anonimato e investimentos - Dicas para uso no Trabalho

                         Olá amiguinhos e amiguinhas !
                         No post anterior eu dei dicas que podem ajudar a você manter o seu anonimato na blogosfera partindo do uso e acesso do seu blog no ambiente caseiro.
                         No post de hoje darei algumas dicas sobre como preservar o anonimato do blogueiro, focado no ambiente do trabalho.

                         Nós que temos nossa vida ou parte dela exposta em um blog, por vezes descuidamos da nossa segurança no ambiente de trabalho e relaxamos em tomar medidas que a protegem por imaginarmos que tal qual o ambiente familiar, o ambiente do trabalho não oferece riscos.
                         Ledo engano camarada !
                  Você deveria se preocupar mais ainda quando acessa qualquer site da blogosfera de finanças a partir de um computador que não seja seu, isto porquê você já começa em desvantagem que é justamente estar fazendo este acesso em um equipamento que não está sob seu total domínio.
                   Computadores que estão no trabalho não são confiáveis no sentido de que você não domina realmente as configurações ou o que está instalado no equipamento. Sendo bem direto contigo, pensei bem sobre que dicas que daria a você que te ajudariam a te manter teu anonimato íntegro a partir da sua navegação no trabalho e acho que posso resumir em 1 dica muito clara:


Não acesse a blogosfera de finanças a partir do seu trabalho !


                       Releia 10 vezes, 3 vezes ao dia. Tenha como mantra isto. Vou te dizer porquê você não deveria acessar ou pior ainda, mexer no seu blog, logando, acessando, postando ou postando no site dos outros !

                       Preparado ? Vamos lá !

                   Vou te explicar basicamente o que acontece quando você navega em um site para você entender os riscos que você corre sem talvez nem perceber.

                  Quando você digita um endereço de um site no browser, este dispara uma conexão ao servidor que hospeda este site e o servidor registra coisas como o IP do computador de origem que está solicitando a página, data e hora do acesso, qual endereço está sendo requisitado dentre outras informações.

                    Em uma empresa, seja pequena ou grande, por vezes existe um administrador web que tem acesso a este servidor, é possível saber quem foi o usuário que acessou o que e quando.

                    Imagina então que este administrador pode com muita facilidade, saber que você acessou a URL do Google, Blogger, Facebook, para fazer algo (logar, apagar um post, criar um novo,etc). Dependendo da empresa, ela nem fica verificando este registro de navegação que está sendo gravado para a navegação de todos os usuários da empresa. Já em outras que tem uma política de TI, é expressamente vedado ao usuário acessar conteúdo NFSW (porn), redes sociais e outros sites que roubam tempo e reduzem a produtividade do funcionário, visto que nem todo mundo tem bom senso para usar com responsabilidade e acabam dedicando mais tempo nestes sites do que deveriam. Para a empresa, é arriscado deixar o usuário acessar qualquer coisa na Internet, pois ela pode ser co-responsável se este usuário estiver praticando algo ilítico, por exemplo.

                   Então meu amigo, saiba que você pode estar sendo vigiado silenciosamente e seus passos registrados sem você nem saber. Se você acessou meu blog do seu trabalho, ficou lá registrado informações que levam a mim.

                 Ahhh Poney, mas que mal a nisso, seu blog é de boas, você nem fica postando tanto por aqui...

                 Meu ingênuo colega, muita calma nesta hora!
              Você quando acessa um site, tende acessar outro e mais outro e mais outro, talvez logar no Google para fazer algum comentário no site de alguém, visitar o seu site, etc.


                  Neste processo de navegação, você vai deixando migalhas aqui e ali.
               Se você se loga no Google, é muito fácil saber que você fez isto e qual foi os sites que a partir dali você acessou, as URLs que denotam que você alterou algo em um site, etc.


             Então é muito fácil saber que você está navegando frequentemente para um site ou até mesmo alterando-o. Alie isto ao fato deste administrador web conhecer seu estilo de escrita por também ter acesso aos e-mails da empresa e BINGO ! Sua identidade virtual foi para as cucuias !!!

               Se este profissional for alguém ético, ele pode simplesmente levar ao conhecimento do chefe dele que tais pessoas na empresa estão acessando coisas proibidas pela política de TI, pode também informar seu chefe que você fica gastando tempo nestes sites ou se ele for alguém mais sacana, pode começar a dar pistas para você de que ele sabe sobre sua identidade ou até chegar ao ponto de te chantagear para não te entregar. Estou sendo dramático ? Acho que não.

            Existe N sites por aí, quando um sabe o que expõe sobre seus pensamentos sobre determinados assuntos. Imagina no site você emitir abertamente opniões negativas sobre mulheres e isto ser exposto para todos da sua empresa ? Qual impacto disso nas suas relações profissionais dali por diante e até na sua vida familiar ? Você aguentaria o tranco ? Você conseguiria se relacionar com as mulheres ali sabendo que elas passaram a saber o babaca que você é por pensar do jeito que pensa ?

                   Isto é só um exemplo. Os impactos na vida de alguém podem ser muito maiores que isto.

               Já trabalhei em empresa que instalava em seus computadores, programa para monitorar aplicativos instalados, com o intuito de ajudar na auditoria do parque instalado de software e evitar pirataria. Alguns destes aplicativos também podem fazer outras atividades que não estão visíveis aos usuários, como registrar as teclagens que o usuário fez, movimentos de mouse, tirar screenshot a cada novo programa executado, abrir o microfone ou câmera para ver o que está rolando no ambiente do usuário,etc.

                 A empresa pode fazer isto, violar a privacidade do usuário ?


              Olha, tenho visto aqui e acolá muita notícia sobre isto e o assunto não tem uma unanimidade.
Se por um lado alguns julgamentos atestam que mesmo no ambiente de trabalho o funcionário tem privacidade na comunicação eletrônica que fez, por outro em outros julgamentos é declarado que a empresa pode sim monitorar o que é feito com o seus computadores.


                Finalizando este post então eu te digo:

               Não acesse a blogosfera a partir do trabalho.
               Você pode estar sendo monitorado.
               Sua identidade real pode ser determinada.
              Você pode ter consequências na sua vida profissional e pessoal se sua identidade for revelada ou suas idéias associadas a sua pessoa.
              Ainda que você não se logue no seu site para fazer algum post ou fazer comentários em sites alheios, só o fato de frequentemente você acessar sites sobre este assunto, já podem revelar grande interesse na temática investimentos.
              Alie isto ao fato do administrador web conhecer você ou pessoas ligadas a você e ele pode através de perguntas, descobrir o quanto de interesse você tem no tema. Como eu disse, deixamos migalhas e estas pode conduzir diretamente a nós, basta alguém ter interesse de começar a reuní-las !

               Você tem deixado migalhas por aí ou faz como eu e não acessa a blogosfera no trabalho ?

               No próximo post falarei sobre o anonimato em redes de terceiros ou públicas.

               Bons investimentos !

               Lambida do Poney !

4 comentários:

  1. ótima observação...

    Vou tomar mais cautela...

    Abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tome cuidado sim, afinal cada um sabe as consequências de ter sua privacidade/vida exposta.

      Excluir
  2. Fala Poney, eu já trabalhei em área de segurança, até as conversas de skype dos funcionários a gente tinha acesso, realmente é muito fácil monitorar, eu hoje não atuo diretamente com TI, acesso meu notebook remotamente, e só uso Proxy ou o TOR, meu e-mail é de um provedor do leste europeu rsrs Ahh te adicionei no meu blogroll

    ResponderExcluir