segunda-feira, 20 de março de 2017

FGTS: Curtindo a vida a doidado

                  Boa noite ou bom dia !
                  Nos últimos dias tem reverberado pela Internet, matéria falando de um trabalhador que sacou R$ 15 mil reais do seu FGTS de contas inativas e imediatamente foi aproveitar deste dinheiro com a namorada em uma viagem ao litoral paulista.

                   Se você ainda não viu este história, cofere aqui.

                   O que me chama a atenção em um caso assim é o desserviço que uma matéria assim pode causar em mentes fracas. Tá certo, o dinheiro é dele, ele faz o que quiser. Mas para pessoas sem educação financeira, ou com dívidas, pode parecer que é preferível viver o hoje ao invés de quitar dívidas ou pensar no futuro.
                   Seria muito melhor exemplificar o comportamento de quem decidiu quitar as dívidas mostrando que aquele pessoa pode enfim ter um novo começo aliviado das dívidas, ou mostrar alguém que pegou o dinheiro e decidiu investir para ter uma renda passiva. Acho que isto seria muito mais saudável para educar o povo que vive na inadimplência, comendo ovo e arrotando caviar, comprando iPhone 7 só para dizer que tem, mas mora de aluguel, dentre outras situações que acredito denotarem que as pessoas priorizam o consumo ao invés de se prepararem para tempos difíceis como desemprego, doença ou até aposentadoria antecipada, forçada ou por força da idade.
                   Lógico, o Sr Jurandir tem todo o direito de fazer o que quiser com o dinheiro dele, independente da situação que se encontra, se tem casa própria ou não, se já é aposentado ou não, etc.
O que acho que devemos fazer é refletir sobre este episódio e pensar se deveriamos fazer o mesmo se fosse com a gente !
                  Olha, da minha parte, eu só gastaria este dinheiro se já tivesse uma situação confortável que me permitisse torrar este dinheiro sem ter medo de ele me faltar no futuro. Se eu não tivesse esta situação, com certeza pouparia este dinheiro que veio com suor, nada de gastar com viagem, iria fazer era um aporte em RF/RV que estaria muito melhor com a minha conciência de que mais tijolos foram colocados para construir um estábulo melhor para este Poney que vôs fala ! rs
                  O Sr Jurandir está certíssimo em gastar algo que é dele, fruto de anos de trabalho. Talvez NA SITUAÇÃO DELE, não seja realmente melhor poupar, mas sim aproveitar isto para fazer algo que nunca foi possível.
                  Meu post aqui tem por objetivo chamar a atenção de que não devemos levar por matérias assim como exemplo positivo do que fazer, pois podem passar uma falsa impressão de que realmente o ideal é pensar agora ao invés de se preparar para o futuro. O que o Sr Jurandir fez só SERVE PARA ELE, em virtude da situação de vida DELE, não deve ser tomado por exemplo do que fazer, não é algo que outros deveriam copiar. Fico pensando em Japoneses vendo esta matéria e tendo ataque do coração, já que naquela sociedade, a poupança vem de berço.
                  E você, tem dinheiro para sacar de contas inativas no FGTS ? Se sim, qual a destinação ?
                  Ficou tentado a gastar também tudo ou vai poupar ou dar outra destinação ao dinheiro ?
                  Eu não tenho nada para sacar, então só estou chupando o dedo vendo os outros ao meu redor ter desde algumas centas de reais a milhares de reais para sacar. Enfim, quem tem este dinheiro para sacar, agradeça ao "Temer golpista eu te adoro seu filho da mãe".


Bons investimentos !

Lambida do Poney !




6 comentários:

  1. Eu li essa matéria !!! detalhe, tem mulher na história, ao invés dela incentivar a poupar, foi para putaria junto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk...eu conheço 2 ou 3 que pensam em poupar.
      Acho que a maioria aceita um convite desses facin facin !

      Excluir
  2. Olá PI,
    Eu tenho uma mixaria para sacar também, vou aporta-lo tudo.

    Hoje há muitas propagandas que falam para as pessoas usarem o FGTS para comprar carros é um exemplo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz bem cowboy !
      Todo dinheiro novo deveria ser direcionado a poupar, pois se a crise ainda não chegou para a pessoa, um dia poderá chegar e é bom ter um colchão de emergência para poder se segurar nos tempos difíceis !

      A mídia incentiva as pessoas pois elas querem sobreviver!
      Não vendem nada pois tem muita gente mal das pernas, daí quando aparece dinheiro assim, elas querem é que as pessoas gastem em suas lojas.

      Excluir
  3. Este tipo de coisa movimenta a economia, era isto que o governo objetivava mesmo, melhor que mandar o dinheiro para um banco da Suíça, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o governo fez isto para girar a economia, mas também como um amansa leão, tal qual Dilma fez com a energia elétrica.
      É o tipo de benefício que governos lançam mão para tentar ficar bem na fita. Mas no caso do FGTS, veio em boa hora pois tira um pouco da pindaíba que está sofrendo com a crise e ajuda a economia.

      Excluir