sábado, 3 de junho de 2017

Anonimato e investimentos - Dicas para uso em redes de terceiros ou públicas

                     Olá meninos e meninas, nativos ou não nativos de Banânia !
                     Continuando a série sobre anonimato e investimentos, onde já escrevi sobre anonimato em casa e outro post sobre anonimato no trabalho, hoje falarei sobre anonimato no uso de redes de terceiros ou públicas.

                     Alguns profissionais tem em sua atividade a tarefa de fazer visita a empresas onde mantém relacionamento comercial, seja para suporte técnico, demonstração de produtos, reuniões, etc. Nestas empresas, vez ou outra precisam acessar seus e-mails corporativos, baixar uma apresentação da nuvem para mostrar aos clientes, baixar alguma software para instalar na máquina ou alguma outra necessidade. Daí, o pessoal de TI da empresa acaba fornecendo acesso a esta pessoa para que possa usar a rede e é aí onde começa o perigo.
                     Você, ingênuo, aproveita a hora do intervalo do café, ou do almoço, ou em algum momento que está sozinho e acaba entrando em sites financeiros, ou no seu blog, digitando senhas e tudo mais. Mal sabe você que aquele acesso fornecido pela empresa, pode facilmente ser monitorado e seus passos seguidos muito facilmente. Não se engane com uma falsa sensação de privacidade, você não a tem !
                     Se você vai usar a rede de um terceiro, use-a somente para fins profissionais e restritos. Saiba que suas senhas dependendo do site que acessa, podem ser capturados pois muitos sites não implementam o uso de segurança como deveria o acaba te expondo para que terceiros monitore as comunicações e obtenha suas senhas, podendo depois acessar os sites que você acessou sem deixar pistas.
                     O que uma pessoa faria com esta senhas ?!
                     O poder de estrago na tua vida seria enorme. Como acha que vários "Caiu na net" acontecem ? O cara pode pegar um vídeo particular seu que você upou no 4Shared e compartilhar na Internet meses depois e você nunca saberá a origem do vazamento. Ele pode obter seu endereço e monitorar seu comportamento para talvez roubar sua casa. Então todo cuidado é pouco.
                     Lamento mas não há proteção em redes de terceiros, leve antes de chegar nestes locais, o conteúdo já gravado no seu HD, evitando de ter que digitar senhas e fazer downloads na rede de terceiros. Ou grave em um pen-drive, mas faça o possível para não ter que usar a rede destes lugares.

                     Ok, Poney, e quanto usar redes públicas, redes wi-fi de lanchonetes, clínicas, postos de conveniência ?
                     Meu caro....o pseudo-anonimato que este acesso semi ou não controlado pode te dar é o mesmo que nada ! Se frequenta um lugar destes e digamos que seja um dos poucos ou único cliente daquele lugar naquele momento a usar a rede deles, é por demais fácil te identificar, saber o que acesseou, por onde andou, qual era seu interesse. Normalmente estes lugares possuem câmeras, então é muito fácil pegar a data/hora de quem fez o acesso e acessar a gravação das câmeras e obter uma imagem sua ! Pronto, ligou os acessos a um rosto ! Cabou anonimato !
                     Então você quer melhorar as chances de não te monitorarem ?
                     Use uma rede wi-fi pública, de preferência longe de câmeras. Se não puder evitá-lsa, use um boné e óculos escuro. Evite olhar para TVs e coisas que chamam a atenção, pois é tática comum instalar câemeras ao lado destes itens pois quando sua atenção é atraída para olhar para a TV, claramente eles conseguem capturar seu rosto. Olhe sempre para o chão, sente em bancos ou cadeiras contra a câmera, evite o alcance dela.
                     Acha mesmo que tem privacidade quando faz uma aposta na lotérica ? Tem não !
                    Se você ganhar o prêmio, saiba que todos da lotérica já sabem que foi você que ganhou. Se você morar perto dela, aí fudeu, se a bandidagem apertar o dono da lotérica, conseguem te achar facin facin.
                    Anonimato em redes públicas também não existe. Você e seus acessos também estão sendo gravados, informações coletadas e que um dia podem ser usadas contra você.
                    Alguns podem sugerir o uso de um web-proxy, mas te digo que você está se iludindo, pois eles te dão uma falsa segurança de que não é você que está navegando no site destino mas sim o web-proxy, ok, é verdade, no entanto o registro da tua visita, IP, etc, continua sendo gravado. Se um governo pedir os dados de acesso a um destes serviços, ainda saberão que foi vc que acessou e podem muito facilmente chegar até a você. Além disto, é uma péssima idéia digitar senhas usano web-proxy, pois eles vão ter acesso a estas senhas e novamente tua segurança vai pras cucuias.
                   Usar redes públicas só para algo realmente importante ou que não te traga problemas futuros. Não use sites com senha. Outras pessoas na mesma rede podem estar monitorando a rede e obtendo informações sobre você, hackeando você e obtendo alguma vantagem sobre isto.

                   Deu para perceber que não existe nada seguro, não é ?
                   Talvez o mais seguro mesmo é o ambiente caseiro, onde você tem mais controle sobre seu hardware, mas mesmo assim se tiver outras pessoas no ambiente, terá que escolher muito bem como guarda as informações no PC e os momentos que acessa as informações.

                   Termino por aqui esta série esperando ter ajudado você a ter mais cuidado com sua privacidade e anonimato.Estamos caminhando para uma sociedade cada vez mais vigiada, inclusive a nível biológico, tendo empresas ávidas pelo nosso histórico de peso, saúde, genes e outras informações. Chegará o dia que privacidade e anonimidadde será luxo, é viver para ver !

                  Bons investimentos !

                  Lambida do Poney !

9 comentários:

  1. Salve, Poney! É muito bom ver seus posts. Esse assunto é muito importante. Eu evito usar redes públicas, tomo alguns cuidados, mas sei que, mesmo assim, posso estar sendo monitorado.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada vez mais a Internet está acessível aonde quer que a gente vá e por isto acabamos esquecendo que certos acessos requerem um nível de cuidado maior pois pode ter gente "ouvindo" nossos bytes trafegar daqui para acolá e isto nos trazer dor-de-cabeça futura. Vc tá sendo prudente em evitar redes públicas, elas realmente são as mais perigosas.

      Abs

      Excluir
  2. Boa, Poney! Aumentou minha paranoia, rs.

    Vamos nos adicionar ao blogroll? Acabei de adicionar o seu.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu digo que o prudente morreu de velho...rs

      Adicionado no meu Blogroll !

      Abs

      Excluir
  3. Eu tenho uma sugestão, usou sempre um email secundário para acessos externos.
    É uma versão lite do meu eu real.
    Meu email pessoal só entro no meu pc e no meu cel, MAIS NADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica Brasuca, usando um e-mail 'lite' já te protege quanto a alguém conseguindo acessar teu e-mail e roubar alguma coisa importante ! Ótima dica !

      Excluir
  4. Fala Poney!

    Legal o post! Confesso que mesmo sabendo dessas coisas as vezes cometo uns vacilos... Acontece né...

    Mas é importante tomar cuidado com redes alheias...

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizer que estaremos sempre vigilantes e atentos é mentira, mas o hábito faz o monge, então se não quisermos ser pegos de calça arriada, devemos ser vigilantes com os nossos hábitos tanto como somos para não ser cornos..rs

      Aos poucos, vamos corrigindo o comportamento errado e introduzindo o novo !

      abs

      Excluir
  5. Adicione ai fazer todas essas operações usando proxy rs

    ResponderExcluir