quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Anonimato e Investimentos - Deixando o Blogger e indo para uma hospedagem profissional

              Ola "beninos" e "beninas", tudo bem ?
              Aqui os posts estão meio rareando, pois tem sido um ano de sobe-e-desce na vida com todas as emoções que estes momentos podem trazer pra gente. Eu continuo aí pela blogosfera participando do blog dos amigos e inimigos também (não tenho inimigos, então se você acha que isto é pra você, não é não, sou seu inimigo se assim você me considerar !).

              No post de hoje quero aproveitar o mote do crescente número de blogueiros da finansfera, que tem se aventurado a investir num blog profissional e deixado de lado o seu barraco domínio blogspot.
              O primeiro blogueiro que me lembro que fez este movimento de migração foi o Uó, criando o site Abacusliquid e depois o site Webinformado. Mais recentemente tivemos o Corey desejando fazer tal movimento dentre outros blogueiros estudando esta possibilidade.
             Cada um tem as mais variadas motivações, mas acho que a maioria busca alcançar mais público pois domínios próprios são melhores rankeados, e com mais público, enveredar por caminhos já manjados como mailing lists, ebook gratuitos armadinhas para fazer vc comprar o pago e o adsense.
             Vendo estas notícias, reuni aqui algumas dicas para você que me lê possa usar caso algum dia queira fazer tal movimento e se preocupa em se manter anônimo.
             Vamos as dicas ?

Compre um domínio .COM
              Sim amiguinho, domínio que provê capacidade de anonimato é só .COM, isto porquê em nosso querido Brazil não tem como proteger seus dados pessoais de uma pesquisa Whois feita em cima de um domínio. Todo endereço de internet é possível saber seu proprietário fazendo tal pesquisa, aqui no Brasil não tem como tu esconder isto de olhos curiosos, então a informação que está lá é pública (se até o seu IRPF tá na mão de camelô, pq te preocupas com teu domínio .COM.BR : Risos)
              Então na hora de comprar um domínio, pesquisa a empresa de venda de domínios para ver se ela tem o serviço de esconder estas informações privadas. Até hoje não vi empresa gringa que não tenha, por uma taxinha camarada é claro !

Hospedagem do site no estrangeiro
            Recomendo pois o estagiário na Alemanha encarregado de manter 1259 servidores pouco quer saber quem é o Antonio Francisco Xavier que é dono do site XXX. Já aqui no Brasil, eu não acredito em um nível extremo de segurança da informação, uma vez que tive episódio de minha própria senha do HB tendo sido dita por um técnico da corretora, sendo que ela deveria estar criptografada, para nem ele mesmo ter acesso !
            Temos excelentes empresas estrangeiras com custos reduzidos e seremos mais 1 na multidão.
            Ah Poney, mas e quando eu precisar de algo, vou precisar falar em inglês ?
            O Brasil é a nação que mais usa o Google Translator fio. o 1o lugar no ranking é nosso !
            Motivo de orgulho, não ? Que merda !
            Então pra que se fazer de difícel, entra lá no Translator monta seu texto em portugues, aperto o traduzir e manda lá pro suporte. Não mata ninguém e conseguirão entender o que precisa.

Não compre hospedagem na mesma empresa que vende o domínio
             Prefira ter independência dos fornecedores.
             Se você compra o domínio da empresa X, a hospedagem você deve comprar na Y.
             Se tû tiver um dia problema de hospedagem na Y, basta comprar em outra e ir na X e redirecionar para a nova empresa de hospedagem.
             Compra cada coisa em quem é especialista.
             Quem é a expoente em venda de domínio ? Elenque 3, escolha 1 e compre lá.
             Quem é a expoente em hospedagem ? Mesmo processo.

 Crie endereços de e-mail novos para o site
             Quando você precisar comprar o domínio, precisará informar o site. Use o seu próprio, mas recomendo que crie um novo, só para este site. É mais uma casca que você cria, garantindo que serviços por aí não cruzem informações e fiquem sugerindo coisas igual Instagram, Facebook e outros fazem por aí. Os algoritmos estão muito avançados e tem gente encontrando parente por estes sites que nem sabia que tinham, tudo porquê alimentaram sem querer estes serviços com alguma informação. Um bom endereço de e-mail poderia ser e849dkldl39psljd.poney@gmail.com.
              Quero ver tu receber spam nesta conta, duvido !
             Uma vez com o domínio comprado, contrate a hospedagem e forneça esta conta, ou deixe ela para quando for criar o site.
              Crie um endereço para o pessoal entrar em contato contigo e ative um sistema de evidência humana no site, como um Captcha, desta forma diminuíra a quantidade de spams recebidos no endereço divulgado.

Protege seu site de hackers
             Se sua plataforma de hospedagem for Wordpress, existem plugins que adicionarão camadas extras de segurança e dificultarão a vida de quem quer entrar no site site. Imagina que se vc não seguir minhas dicas, o cara poderá entrar lá, descobrir seu e-mail real, travar o site e deixar você de fora. Se bobear consegue até alterar suas informações na empresa de domínio. Já vi um caso desse ocorrendo onde o cara teve que envolver o FBI, pois o site dele foi vendido a revelia!
             A dica básica é instalar o plug-in para que renomeie o endereço da página administrativa. Se você cria o site e não cuida disso, sua página administrativa sofrerá ataques Brute force tentando adivinhar qual a senha, por exemplo. Se tua renomeia a página administrativa, o problema do attacker já começa que ele não sabe onde direcionar o ataque.


             E aí, você pensa em se tornar um blogueiro mais profissional ? Eu não !!! kkk, vou ficar aqui até que este produto morra! (sim, tudo tem um fim. Sdds Orkut...snif)

             Bons investimentos !
             Lambida do Poney !

3 comentários:

  1. Boas dicas em Poni, aposto que tem um site registrado, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sim Uó, mas está meio abandonado e estou querendo instalar nele o Wordpress. Andei pesquisando alguns temas mas não encontrei nenhum que me agradasse para ser um usado em um blog.
      Alguma sugestão de como facilitar a busca por temas GRATUITOS com suporte a muita customização ?

      Abs

      Excluir