domingo, 31 de março de 2013

Carteira do Poney: Março/2013

A partir deste final de março/13, passo a divulgar mensalmente a minha carteira e desempenho para que os colegas da blogosfera possam acompanhar as alegrias e tristezas deste pequeno poney (pleonasmo) que vos fala !

Meu objetivo não é alcançar a porra da IF que muitos buscam, isto pra mim se alcança ganhando na loteria, herança ou coisa assim, o que eu quero mesmo é aumentar patrimônio. Tenho as 4 patas no chão e sei que pra minha realidade, o que vou conseguir e garantir um futuro mais tranquilo, com muito feno de qualidade, se eu continar seguindo o ritmo do trote que estou ! (pocotó pocotó pocotó pocotó...)...Hehehe...


Vamos ao que interessa então, primeiro minha carteira de ações:

 

Observações:

  • Incluí PIBB11 aí pois não tenho nenhum outro ETF, então para facilitar, deixei no gráfico junto com os demais papéis.
  • OGXP3: Tá na minha carteira pois acredito que no médio/longo prazo possa reverter este quadro que está no momento. Tem sofrido fortes críticas mas acho que o BTG Pactual junto com o Eike vão dão uma lição nos vendidos logo logo. Com é uma posição pequena que eu tenho, pode virar pó que eu não vou ligar.
  • GRND3: Consegui entrar em um momento bom e acredito no futuro da empresa.
  • ELPL4: Acredito na empresa e estou preparado para deixá-la para o longo prazo. Pode cair a vontade, me casei com ela e não separo !
  • ELET3: Esta foi um erro meu de principiante...não quero ter na carteira 2 empresas do mesmo setor, ainda que isto pudesse representar uma correlação negativa, o que não é o caso. Só estou esperando melhor um pouco mais o preço para me desfazer desta posição.

Agora minha carteira de FIIs:

 

 Sim, tenho uma predileção por FIIs de papel, corro mais risco mas busco mais renda, mas agora para as novas aquisições penso eu aumentar a posição em tijolo.

Todos os meus FIIs sem exceção estavam com preço da cota abaixo do meu preço médio...uma sangria que só, ó dó ! Março foi o pior mês pro meus fióte, coitados, não conseguiram forças para ultrapassar meu preço-médio...rs


Segue por fim, como hoje a carteira está estruturada:

FIIs - 15.284,49
Ações - 18.010,00
ETF - 16.773,20
=============
Total - 50.067,69


Pretendo agora neste novo mês fazer aporte e mudanças na carteira. Vamos ver como fica o novo resultado comparado com a alocação atual. Que venha Abril !

Lambida do Poney !

Nota excepcional: Acabo de entrar no blog do Viver de Renda e ele fechou o blog ! Meu mestre, principal exemplo para eu ter chegado até aqui, decidiu ir para o mundo das sombras, deixando orfãoes milhares de mancebos que nos tempos da brilhantina, se inspiraram na sua perspicácia e exemplo para começarem suas próprias estórias de investidor. Uma pena que ele tenha feito isto, acho que não precisava, mas enfim, a vida segue...

30 comentários:

  1. Fala, Poney!

    Mês tranquilo!

    VR foi seu mestre, é? rsrsrsrs

    Ele podia ter concluído o negócio do BVA, né?

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é dimarcinho...acho estranho isto da parte dele pois sempre foi de prezar pelo seu leitor.

      Esta aposentadoria precoce e saída do blogosfera impedirá da gente saber (e aprender) sobre como funciona o FGC no caso de uma situação com esta do BVA.

      Excluir
  2. parabens pela carteira! pode me sugerir uma corretora para um investidor de pqno porte como eu? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,

      A escolha da corretora envolve uma série de fatores que você terá que levantar e tomar a decisão.

      1) Se vc for investir em TD
      2) Preço
      3) Qualidade no atendimento
      4) Qualidade do Home-Broker
      5) Cobrança de custódia
      6) Valor da corretagem
      7...8...9...

      Não vou te recomendar nem uma no extremo Preço, a que cobra mais barato e nem no extremo qualidade (que teoricamente cobra mais caro).

      Eu sugeriria você pesquisar na Internet as corretoras e opniões dos usuários sobre as mesmas, foi assim que eu fiz.
      Você vai errar da 1a vez, mas não tem problema, isto vc conserta depois...hehehe

      Excluir
    2. tenho quase que o mesmo valor que vc, e nao fugiria mto da sua carteira.

      estou pedindo pra tds os colegas, pra ter como me basear.

      obrigado pela atenção.
      abraços

      Excluir
  3. Respostas
    1. Que mês foi esse!

      Meu preço-médio não é dos melhores, pois peguei FIIs já valorizados, distantes do seu preço de lançamento, mas eu nunca tinha tido sangria como este mês !

      Mas sigo com meus "fióte" na carteira e não vou me desfazer de ninguém !

      Excluir
  4. Se eu não acreditasse na IF, nem me empenharia tanto em juntar. Não faria sentido pra mim.
    Sei que leva décadas, mas é possivel.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No filme do Highlander, vemos que ele alcançou a IF...rs

      Como eu não sou ele, e acredito que para alcançar, meus aportes deveriam ser maiores e a mais tempo, estou conciente que a realidade de chegar na IF está bem mais difícel. Não digo impossível, mas tenho as 4 patas no chão e estou no momento buscando me empenhar ao máximo para pelo menos chegar perto da IF...hehehe

      Lambida do Poney !

      Excluir
  5. Olá poney, legal vc colocar seus papéis aqui para podermos debater um pouco. Para ser honesto eu não concordo com duas coisas escritas, a primeira é que vc ta casado com a ELPL e não vende de jeito nenhum, na minha humilde opinião de amador, não é assim que funciona, se ela não mostrar recuperação nos lucros?? é provável que ela se recupere, mas na renda variável não existe certeza, pode ser que ela não tenha força para isso, e vc bem sabe que ela é minha maior participação na Bolsa, acredito na recuperação, mas se não mostrar essa recuperação no prazo que considero adequado eu não terei pena de me desfazer dela. Já a outra coisa que discordo também, é sobre a ELET3 cara, se vc não acredita no papel, se desfaz! tem tantas outras opções não acho que vc deveria se prender a algum papel que não lhe agrada! Eu vou adicionar nos favoritos para acompanhar seu blog também, abraços amigo!

    ResponderExcluir
  6. Sovina,

    Estou casado com ELPL4, mas como todo casamento, se acontecer traição, dou um pé na bunda dela, Hehehe !

    Quanto a ELET3, vou me desfazer, mas dada a posição pequena e o fato de não precisar do dinheiro agora, posso esperar alguma valorização para diminuir o prejuízo na hora de vender.

    Adicionei seu blog ao meu blogroll tb !

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu blog já está na minha lista, adicione o meu também, por favor!

      Obrigado e parabéns pelo resultado!

      Excluir
    2. DH,tá adicionado também ! Grato pela cortesia !

      Excluir
  7. Também postei meu resultado querido Poney! Acho que você poderia postar também o quanto sua carteira rendeu, ao invés de postar só o valor final...

    Mas se não planeja a independência financeira qual o seu objetivo de investir? Uma aposentadoria parcial? Acho legal traçar metas, ajuda a focar no nosso objetivo.

    Beijos da Paty!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Patricinha,

      Este meu post inicial foi para divulgar a carteira, é um raio-x da mesma no dia do seu "nascimento". Daqui em diante, pretendo mensalmente falar da rentabilidade sim.

      Meu objetivo em investir é ter uma aposentadoria mais tranquila, com uma cocheira confortável e muito feno de qualidade, hehehe

      Quanto a metas, ainda estou pensando se defino uma para aportes, vamos ver.

      Lambida do Poney !

      Excluir
  8. Finalmente divulgou a carteira! Hehehe

    Adicionei seu blog no meu blog roll! Depois adiciona o meu tb, por favor! ;)

    ResponderExcluir
  9. Olá Moto Investidor !

    Não divulguei antes pois estava me estruturando melhor para passar a ter um melhor acompanhamento dos ativos.

    Adicionei teu blog no meu blogroll ! Obrigado !

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
  10. Grande Poney!! Bacana tem divulgado sua carteira!!
    Grande abraço

    Nano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nano !

      Sempre pretendi divulgar e agora caso com o momento certo, só estava me estruturando melhor para fazer isto.

      Mês que vem tem novidades nela !

      Bons investimentos,
      Lambida do Poney !

      Excluir
  11. Oi Poney,

    É uma carteira com composição interessante, mas acho que você deveria diversificar um pouco mais. Ficar casado com uma ação é complicado, pois seu dinheiro poderia estar rendendo mais frutos em outra ação. Apos ver alguns dos videos do Bastter.com no youtube, mudei de opinião com respeito a isso.

    Seria legal se você pudesse divulgar o rendimento mensal da carteira, assim temos uma idéia meçhor do andamento. A planilha com sistema de cotas do Blog Alem da Puopança é muito boa.

    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EI !

      Pretendo diversificar a carteira sim, cheguei ao ponto de concentração em alguns papéis que quero diminuir e pra isto estou estudando compras/vendas para fazer os ajustes.

      Já baixei a planilha do AdP e vou ver se daqui pra frente me adapto a ela.

      Lambida do Poney !

      Excluir
  12. Realmente essa notícia do Viver de Renda foi uma pedrada... foi o primeiro blog que li e foi um dos que mais me inspirou à ter meu próprio blog. Uma pena...

    Adicionei o link para seu blog no meu. Quero acompanhar a evolução da tua carteira. Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá Abastado !

    O Viver de Renda foi inspiração para muitos. Blogs de finanças como hoje temos não existia quando ele começou, ele foi pioneiro.

    Com linguagem simples, didática e comprometido com seu leitor, víamos um cara determinado em buscar sua meta.

    Não sei o que levou ele a esta medida extrema, seu blog com sua narrativa de como chegou até aqui, era fonte que muitos iniciantes ainda bebiam e tirá-lo do ar hoje vai ter menos impacto do que se fosse lá atrás, dada a diversidade que temos hoje de blogs.

    Quanto ao link, retribuo a gentileza colocando o seu aqui tb !

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
  14. Fala Poney!
    Adicionei teu blog na minha lista lá.
    Em relação às sua carteira, espero que entenda como uma crítica positiva, mas acho que a sua carteira de FII está mais bonita que a de ações. Explico melhor: São bons FIIs, bons dividendos e a distribuição está equilibrada, dentre FIIs de papel e tijolo...
    Já nas ações, a coisa tá me parecendo meio bagunçada. 4 empresas (sendo 2 elétricas)e um ETF. Você tem alguma meta pra carteira?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro CB !

      Te adicionei ao meu também !
      Sua crítica é oportuna até para eu esclarecer esta questão da parte de ações e FIIs.

      A carteira de FIIs foi montada antes, está mais madura e reflete o que desejo neste setor.

      Já a carteira de Ações, está em fase de metamorfose. Estou saindo de ETFs para investir direto em ações. O PIBB11 é o meu último e portanto na próxima atualização já não constará mais. Coincidentemente o General Investidor fez a mesma na dele. Então, meu objetivo é desmembrar este ETF divindo os recursos em algumas empresas que consideram estarem atrativas ou que valeria a pena pensando na carteira a LP.

      Aguarde a carteira de Abril e verá mudanças ! Hehehe

      Lambida do Poney !

      Excluir
    2. Fala Poney!

      Desejo-lhe sucesso na estratégia de escolha e alocação da carteira, então.

      Abração.

      Excluir
  15. onde voce faz esses graficos bonitinhos? qual programa/versao?
    abraço.

    ResponderExcluir