sábado, 30 de novembro de 2013

Atualização mensal: Novembro/2013

Olá pessoal, sem mais delongas....

            ....o resultado do mês foi de -6,21% na carteira de ações e 0,09% na carteira de FII, sendo rentabilidade (mentira!) geral de -4,71%.
            Este resultado deve-se as quedas das cotações das empresas que tenho maior posição em carteira: GRND3, EZTC3 e ELPL4, com respectivas quedas de 10,10%, 6,07% e 5,40% neste mês.

             Com o possível julgamento do STF sobre a poupança e possibilidade de desvalorização forte de BBAS, como eu relatei em post anterior, vendi e fiquei líquido. Dias depois GRND3 me abre uma janela de oportunidade de comprar abaixo de R$ 18,00 e decidi aumentar posição.
  
Comentários finais:
              O julgamento do STF não aconteceu, alguns ministros já se declararam inaptos para julgar e pelo tamanho da trolha que pode vir, tem que ter culhões para foder com o país com a sua decisão de dar ganho aos poupadores, ou seja, ministro nenhum quer por enquanto ser o responsável por isto. Pelas notícias na mídia, o julgamento vai para 2014. Se BBAS voltar ao patamar de R$ 19,00, posso voltar a entrar nela. Por enquanto, fico fora desta "ação montanha-russa". Aliás, eu e outros colegas né, porquê bem ou mal, também decidiram não pagar pra ver e ficar comprado em algo que poderia ter caído e demorado a voltar (oi ELPL4), se o julgamento tivesse ocorrido.

              Este mês não aportei nada, só peguei os rendimentos dos FIIs e juntei com o que tinha de BBAS para aumentar em GRND. Próximo mês será de aporte firme e vigoroso.

Bons investimentos !

Lambida do Poney !

34 comentários:

  1. Olha que oportunidades para o aporte reforçado de dezembro não faltam, Poney. Até o TD abriu ponto para compra, graças às barbeiragens feitas pelo Governo em 2013.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fala Poney !! cara eu pensei que o STF já tinha julgado essa parada, por causa disso agora os bancos vão sangrar até não poder mais.....
    putz tá foda !! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Zé !

      Se o STF tivesse julgado você iria ficar sabendo de alguma forma, pois ia ser uma chiadeira e quebradeira geral digna de apocalipse. Como a questão é delicadíssima, deixaram apens para 2014 voltar a discutir o assunto.
      Concordo contigo de que bancos podem começar a sangrar aos poucos devido ao movimentos para deixar este papel com alto risco, se bem que se o STF der ganho aos poupadores, não haverá ativo que não seja afetado pela decisão, toda a economia, setores e população irão sofrer.

      Abs

      Excluir
  3. Rentabilidade positiva em novembro foi pra poucos.

    Fechei minha rentabilidade em -1,12%. Também aumentei minha posição em GRND3 e entrei em ELPL4.

    http://malucobeleza79.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Maluco !

      Concordo contigo, só tenho visto sangue por aí...hehehe
      Como nada desabona GRND muito pelo contrário, a decisão de aumentar GRND neste momento de desconto penso ser acertada. No contexto atual de elétricas, eu teria escolhido CMIG ao invés de ELPL que ainda acho arriscado neste momento fazer alguma previsão. Então se entrar nela, tem que ser aos poucos.

      Abs

      Excluir
  4. Não só BBAS3 mas todos os bancos em si deram uma caída bonita, estou comprado em BBAS3 mas continuo no barco, por acreditar que mesmo com esse iceberg, se ele bater, continuará navegando.

    Grandene deve dar uma bela alta agora no final do ano, boa sacada em aportar nela.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Estagiário !

      Meu PM era acima de 20 e a caída cada vez mais de BBAS se aproximava dele. Devido ao julgamento do STF e a natureza "montanha russa", decidi realizar o lucro para fazer uma reentrada quando chegasse abaixo dos 20. Daí GRND abriu um ponto de compra interessantíssimo que não dava para ignorar e realoquei ali.

      Com Anitta, a fábrica de móveis e projetos internacionais, penso que ela tende em breve a dar resultados ainda melhores.

      Abs

      Excluir
  5. tem gente que não gosta de giro de patrimônio mas sair de bbas e entrar na grnd com o dinheiro foi uma boa jogada, gostei. pegar ela abaixo de 18 foi muito bom, eu mesmo fique pensando em pegar pois minhas compras anteriores foram em 18,80 e 19,60. Mas acabei entrando na NATU3. Se ele voltar para a casa dos 17 dou um jeito de vender alguma coisa e entrar nela. Quanto a BBAS fiquei muito triste com este adiamento do tribunal, acho que só iria fazê-la cair abaixo dos 20, perdi as esperanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Uorrem !

      Pegar GRND na casa dos 17 e sem motivo aparente, não tem preço ! rs
      Eu fiquei líquido para reentrar em BBAS mas a caída repentina de GRND não teve como passar desapercebida.

      Sua compra em NATU3 foi boa, mas a empresa precisa se mexer pois talvez este Natal não seja tão bom assim e Boticário e Jequiti não estão dando muito fôlego pra ela não.
      Olhe nela cumpadi ! Entre com moderação.

      Sobre o STF, acho que neste momento ele seria o catalizador para levar ela de volta aos 19 mas o adiamento agora só irá fazer sangrar aos poucos.

      Abs

      Excluir
    2. Poney, começarei a partir deste mês um trabalho de avaliação das carteira de todos os blogueiros, a sua carteira não pode faltar, no próximo mês coloque, se possível, os seguintes dados:
      - Rentabilidade no mês (geral)
      - Rentabilidade no ano (geral)
      - Rentabilidade histórica (geral)
      - Proventos (total)
      - Proventos (yield - percentual sobre o investido e não sobre o valor atual)
      - Alocação RF/RV
      - Alocação de ativos (% sobre a categoria e não sobre o capital total)
      Abraço!

      Excluir
  6. e vc ainda reclamando dos fiis, eles seguraram a onda aí, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, os FIIs já sangraram tanto em 2013 que tão até anêmicos !

      Mas a verdade é que eles ainda vão sangrar ainda mais pois se trabalha com uma Selic a 12%, então mais quedas ainda virão. Como está bem fácil a meses de saber que ainda não chegamos no fundo, sigo só observando e sem fazer compras.Se eu tivesse comprado algo, teria observado o derretimento sem fazer nada, e não estou afim de esperar a recuperação e posterior valorização. O tempo que a gente empata em ativo que está em queda, trava o dinheiro que poderia estar sendo realocado em outro com maior ganho.

      Por que vou comprar algo que me dá 11% a.a. se posso ganhar isto em 2 meses, por exemplo ? A partir disso, parei de comprar FII neste momento de só queda.

      Abs

      Excluir
  7. Com esse adiamento do julgamento, talvez as ações de bancos fiquem nessa montanha russa mesmo.
    Acho que rentabilidade negativa ainda é rentabilidade! rs

    Sobre o BBAS, e se ele voltar nesse patamar, chegar próximo do julgamento e despencar de novo?

    Esse mês a minha tambem ficou negativa =/.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IV !

      Se vc puxar o gráfico dos últimos anos de BBAS, verá que ela é montanha russa.
      Quanto a rentabilidade negativa, é só um jeito de não dizer que é prejuízo ! rs
      Na minha cabeça o adiamento para 2014 proporcionará tempo para aqueles que querem sair o fazê-lo. Quanto mais se aproximar do julgamento mais queda haverá. Aos poucos verei gente vendendo agora para pegar o lucro que tem pois a tendência nas próximas semanas, meses é que este lucro diminua na venda na medida que a cotação cai e se aproxima de seus PMs. Aconteceu isto comigo. Deixei de vender nos 28 e poderia ter lucrado isto, mas vendi quando caiu mais e veio a notícia do julgamento do STF.

      Este mês o Sr Ferro visitou muitos blogueiros...kkkk !

      Abs

      Excluir
    2. Entendi, é um ponto de vista válido também. Desde o começo do mes a BBAS só caiu e somente no final do mês com o adiamento do julgamento que isso mudou um pouco.

      Pode me chamar de vaca mesmo! Estou mais acostumado,
      hahhahah.
      Desde que o Ferro não queira me marcar ta valendo, sahusahuauhu!

      Excluir
  8. O problema é que não tem pra onde correr: se o lucro do setor bancário cair, haverá um efeito dominó em todos os outros setores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia DH !

      Concordo contigo. Se os poupadores ganharem, ainda que por justiça, todo o país sofrerá as consequências.
      Eu acredito que vão ganhar, como também acredito que o STF dará este ganho de causa, mas haverá uma orquestração para pagar este pessoal sem quebrar o país.
      Jogar para 2014 foi uma forma de planejar isto melhor, é o que espero.

      Abs

      Excluir
  9. Olá Poney, vc já deve saber minha opinião sobre a venda de BBAS, mas pelo menos a troca foi por um papel muito bom, GRND é excelente!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha a GRND abrindo denovo oportunidade a 17. Estes dias estão bem atípicos mesmo.

      Excluir
  10. Resumindo, pessima hora de entrar em BBAS?
    Eu entrei, e pretendo continuar comprando nessa queda...
    Abaixo de 19? Será que chega a isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha percepção o papel vai cair mais, então eu não compraria agora, salvo se vc tiver paciência (coisa que estou sem) para esperar no preju momentaneamente até ela subir denovo. Talvez não chegue nos 19, mas 20-22 é mais provável,creio.

      Excluir
  11. Poney, que belo fumo hein! Quero ver você comprando BBAS3 mais cara do que vendeu.

    Beijunda d'El Rei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IT,

      1) Eu acredito em queda de BBAS
      2) Ainda que ela não aconteça no tempo esparado até dar a vontade de entrar de novo no papel, qual o problema de comprar mais caro do que vendi ? Eu te respondo: Nenhum.

      MDIA continua sua trajetória de subida e quer dizer que quem comprou a 80 pela sua lógica nunca mais deveria comprar o papel ? Não é por aí....

      Você deve se lembrar de um ensinamento do mestre Yoda Bastter que diz: "Sócio tem que querer comprar ações cada vez mais caro". Aparentemente é uma lógica estranha esta mas que tem seu fundamento e eu considero MDIA o melhor papel para exemplificar ela.

      Então te respondendo novamente (sim, pq sei que lê meus comentários em outros blog...kkkk), ainda não é o momento de entrar em BBAS pois acredito em queda.

      Boa sorte aos comprados.

      Excluir
    2. Boa resposta, Poney. Admito, vc foi perspicaz nessa... hehe

      Excluir
  12. Fala colega,

    Estou começando minha jornada rumo a independência financeira. Já acrescentei o seu blog no meu. Porque não acrescenta o meu no seu agora?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo a blogosfera, desejo sucesso nesta sua caminhada e participe dos blogs dos colegas, perguntando, opinando, votando, etc.

      Quanto a adicionar tentei o endereço investidorlivre.blogspot.com mas não deu certo. Supus que fosse este, mas não deu. Qual o endereço então ?

      Excluir
    2. Olá Poney,

      Obrigado pelo apoio! O endereço é esse mesmo:

      investidorlivre.blogspot.com

      Já tentou de novo?

      Abraços,

      IL

      Excluir
  13. Entrou bem na Grendene Poney, eu só não teria saído do BB se fosse vc.

    Abraço,
    IM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IM !

      Sai sem culpa na conciência !
      De poquinho em pouquinho o papel está caindo e pretendo voltar sim a ele, mas quando estiver mais baixo. Mas este é papel para trade, não para holder. É fazer grana e sair. Ou operador vendido.

      Abs

      Excluir
  14. Olá Poney, obrigado por visitar meu blog, já te adicionei na minha lista da blogosfera, se possível me adiciona na sua lista também, e vamos juntos até a sonhada IF
    Abs.

    ResponderExcluir