domingo, 29 de dezembro de 2013

Cotação de Ativos - Monitorando com IFTTT

Olá pessoal,

No post passado eu mostrei como podemos obter cotações de ativos da Bovespa e colocar em uma planilha do Excel. Vou então dar sequência no assunto de automatização de tarefas e mostrar outra automatização que já usei para ficar monitorando ativos e que talvez lhe possa ser útil.

Digamos que você está de olho em um ativo qualquer e gostaria de ficar sabendo caso ele suba mais que 5% no dia, por exemplo para realizar um lucro que já vinha de outros períodos. Ou você deseja o contrário, caso o ativo caia abaixo de R$ 9,60,00 (Alow ELPL4..rs), você quer ficar sabendo para aproveitar e comprar mais por exemplo.


Quais as opções que você teria neste caso ?

1) Colocar stop
2) Ficar monitorando o home-broker de olho no sobe-desce (cansativo)
3) Usar um serviço na web que pode monitorar um ativo e tomar uma ação, de acordo com o que você defina. (Sim, é esta que eu quero, como faz ?)

 

 O IFTTT é um serviço onde pode criar 'di grátis' uma tarefa que pode ser executada caso uma condição seja satisfeita. Este site é usado para várias automatizações mas o viés aqui é que ele nos ajude com monitoramento de ativos.

Aplicando o conceito ao nosso mercado de capitais, eu vou construir uma tarefa que monitore ELPL4 pra mim e caso ela caia abaixo de R$ 9,60, me envie um e-mail. Eu poderia postar no Facebook, ou no Twitter, etc. Então vamos lá!

1o passo: Crie uma conta no site
Para isto, é só clicar neste botão 'Join..' que você vê na imagem acima

2o passo: Vá no seu e-mail e confirme sua conta
O site manda uma mensagem no seu e-mail para você validar sua conta.
Ele até deixa você usá-lo sem confirmar, mas normalmente isto é por tempo limitado. Então se pretende usar e não ter o serviço cancelado, confirme seu e-mail.

3o passo: Vá até o seu o dashboard
Lá é o painel de controle do IFTTT onde você tem um panorama da sua conta

4o passo: Clique em 'Create recipe'
Ele vai te mostrar uma tela para você definir a parte 'this' da tarefa, ou seja, qual a condição precisa ser satisfeita para algo ser feito pelo site.

 
 5o passo: Clique no 'this'
Ao fazer isto, o site vai te mostrar uma série de fornecedores de triggers, que são fontes de informação que podem ser usadas para disparar depois uma ação. Como desejo monitorar uma ação, vou escolher o trigger 'Stocks'. O site rola a página até mostrar o seguinte:

 

Estes são os triggers que temos disponíveis.

6o passo: Escolher o trigger
Como eu quero monitorar a queda na cotação, devo escolher 'Price drops below'. O site rola a página até mostrar o seguinte:

 

7o passo: Preencha os dados do ativo e preço-alvo
No campo 'Ticker symbol' vamos colocar o código do ativo acrescido de '.SA', e no campo 'Price', o preço de disparo, ou seja abaixo deste preço, uma tarefa vai ser executada. já que o trigger é justamente para isto. Após isto, clique em 'Create Trigger'. Pronto, a parte do 'this', que é trigger de disparo está feita !



8o passo: Clique em 'that'
É hora de definirmos o que será feito quando o trigger disparar, ou seja, quando o ativo ELPL4 cair abaixo dos 9,60. Quero ser notificado por e-mail, então vou escolher 'Gmail'. O site pedirá para ativar o canal Gmail, então clique em 'Activate' e depois de ativado, clique em 'Continue to the next step'

9o passo: Escolha uma ação a ser executada
No caso o Gmail existe apenas 1: 'Send an e-mail'. Clique nela.

10 passo: Preenche os dados do destinatário do e-mail
No caso eu quero ser avisado então eu tenho que colocar o meu e-mail aqui e posso customizar o título do e-mail e conteúdo da mensagem. Um e-mail com um título padronizado inclusive facilitará futuramente sua administração, pois você pode criar um filtro que direciona estes e-mails para pastas específicas, evitando acumulo de e-mails na sua caixa de entrada.

11o passo: Passo final, Criar a ação e a tarefa
Clique em 'Create action' e depois 'Create recipe' e voilá ! Sua tarefa de monitorar ELPL4 está criada e disponível. Você a qualquer momento pode voltar nesta tarefa e editá-la para mudar qualquer um dos aspectos definidos.

Observação 1:
Após a tarefa ter sido criada, é mostrado um aviso onde diz que o monitoramento (ou execução da tarefa) ocorrerá a cada 15 minutos.Não sei qual o provedor de cotações que o site utiliza, mas com certeza tem delay nesta informação. Então podemos imaginar que teremos um e-mail chegando no mínimo em até 30 minutos, dependendo da sincronicidade entre a atualização da cotação no provedor e a execução da tarefa. Para exemplificar melhor:

São 11:15, o provedor Yahoo Finance acaba de pegar a cotação do ativo ELPL4 que era das 11:00hs. Aqui já temos um delay de 15 minutos. Dai que a próxima execução da regra de avaliação no IFTTT está agendada para ocorrer às 11:30. Sendo assim, temos mais 15 minutos de delay, afinal a informação da cotação é das 11:00, mas só às 11:30 o IFTTT está executando a regra.
Se a Lei de Murphy estiver certa, uma hora este cenário hipotético vai acontecer.

Observação 2:
Você não pode (ou não deveria) se basear em e-mail para tomar alguma decisão importante.
Digo isto como alerta, pois pode ser que este e-mail enviado pelo site, chegue atrasado ou nunca chegue a você, portanto não o culpe se você perder algum bom negócio na bolsa ou ter deixado de ter saído de uma operação porquê o site não te avisou. E-mail tal qual SMS são meios de comunicação que não se tem 100% de certeza de entrega.

Dados estes 2 avisos, o que posso dizer é que o site oferece outras automatizações que agilizam a vida de quem tem conta em outros serviços como Twitter, Facebook,etc. Vale a pena explorar e ver se ele se encaixa em mais algum aspecto da sua vida que poderia facilitar.


Bons investimentos !

Lambida do Poney !


Nenhum comentário:

Postar um comentário