quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Tabelas mais amigáveis

Olá pessoal !

Espero que as festas tenham sido ótimas, cada um a seu jeito e maneira.
Hoje quero compartilhar uma dica de uma ferramenta que utilizo as vezes nos sites que visito, inclusive blogs dos colegas....rs

                    Eventualmente visito um site e outro e me deparo com uma tabela apresentando algumas informações. Pelo critério do dono, a informação é exibida de uma maneira que nem sempre é a maneira que eu leitor gostaria que a informação estivesse. Daí que a dica de hoje é justamente sobre uma ferramenta que pode ajudar o visitante do site, a ter a informação de uma outra forma que não a originalmente fornecida pelo autor. Mais especificamente vou tratar hoje da extensão TableTools2 para o navegador Firefox, cuja função é permitir que tabelas antes estáticas nos sites, possam ser reordenadas livremente pela coluna que quisermos, podemos filtrar os resultados e fazer outras operações nela.
                   Como ela funciona:

1) Você instala a extensão para Fifefox a partir da página da extensão no site da Mozilla

2) Após instalar, feche o navegador e reabra-o.

3) Pronto, agora é ir em algum site que tem tabelas para testar. Vou aproveitar a blogosfera e sugerir que visite o Investidor Defensivo na sua publicação do resultado de dezembro/2013.

Se você ver a postagem, verá que a tabela está ordenada em ordem de participação do ativo na carteira dele. Para este Poney aqui que tem a tarefa de atualizar as carteiras dos blogueiros na planilha que disponibilizo no site, seria mais fácil se ela estivesse ordenada alfabeticamente por ativo. Então o que eu faço ?

Uso a extensão e reordeno a tabela, oras ! rs

Para isto, basta eu segurar CTRL+ALT apertado e clicar no campo Ativo, para instantaneamente a tabela ser automagicamente reordenada. Veja como ela era e como ficou:

Bacana, não ?

Outra exemplo:
Visitando o site da Mulher Investidora vi que seu último post era uma tabela com os ativos da carteira e a valorização de cada um:


                       Se o desejo do visitante seria ver as mesmas informações só que em uma ordem diferente das colunas, bastaria fazer o seguinte: segura a tecla CTRL apertada e clica com o botão direito e segura na coluna que você deseja arrastar para uma nova ordem. Após algumas mudanças ela poderia ficar assim:


                   Esta extensão faz outras coisas, inclusive pode gerar gráficos com as tabelas, mas nos meus experimentos não consegui fazer adequadamente. Tentei transformar a carteira do Investidor Defensivo em um gráfico de pizza mas a extensão não funcionou ou eu não peguei a sacada para gerar o tal adequadamnte. Ela gerava sem a participação correta dos ativos. Aparentemente não há nenhum bug na página da extensão e parece que só acontece comigo..rs.

                  Bem, esta é a dica que eu compartilho no post de hoje.
                  Em vários outros sites estas ferramentas poderão ser úteis para resumir dados, filtrar, reordenar,etc.

                 Se você aprendeu algo novo com ela e quiser compartilhar, deixe nos comentários a sua dica. Por fim, as teclas de ativação das funcionalidades são customizáveis, bastando ir na extensão e alterá-las.

Bons investimentos !

Lambida do Poney !

12 comentários:

  1. Olá Poney,

    Valeu pela citação da minha publicação!

    Testei a ferramenta. Bacana. Pensei que vc copiava os dados e depois ordenava no excel mesmo.

    Quanto ao gráfico de Pizza, funcionou perfeitamente.
    Veja a imagem:

    https://docs.google.com/file/d/0B2iol_bBFpTNMHVkVGZaa3JuOG8/edit

    A versão do meu firefox é a a mais atual do momento. É a 26.0

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Citei porquê seu post era um bom exemplo (rs).
      Não copio não, vai no braço mesmo..entendeste porquê preciso de ferramentas como esta para me ajudar, né ? kkkk

      Meu Firefox também é o 26. Acho que alguma outra extensão deve estar afetando ela. Que bom que funcionou aí então !

      Abs

      Excluir
  2. Mas por exemplo e se ao invés de postar uma tabela, for postada uma imagem? Ele entende que é uma tabela e transforma?
    Não sei se é somente eu que faço isso, mas quando vou montar um post, e colo uma tabela direto do excel lá, as vezes perde toda a formatação, ou o post invade a coluna da direita do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não entende imagem, ela entende apenas tabela mesmo no código HTML da página. Quanto ao problema mencionado, eu já passei por isto, acho que a solução seria colar a tabela na página e depois ir no código-fonte da página e consertar por ali.

      A vantagem de imagem é garantir a qualidade da exibição, mas atrapalha leitores de tela para deficientes visuais. Estou pensando se daqui por diante as tabelas que eu postar se posto como tabela mesmo e não mais como imagem. Já parou para pensar que esta galera visita os blogs mas não comenta por causa do captcha ? Se por um lado afasta bots, também afasta um público que não se manifesta. Vou dar uma conferida nas configurações e fazer um teste pra tirar.

      Grato por ajudar na reflexão.

      Abs

      Excluir
    2. Vaca,

      Copie a planilha que vc fez no excel e cole em um documento do Word. Depois copie e cole para o blog.
      Assim funciona sem problemas. Eu faço desta forma.

      Abs!

      Excluir
    3. Sim Poney, por isso que eu coloco como imagem, é bem mais simples só criar uma imagem e colar lá no post. Mas teria esse problema mesmo, caso o software usado não faça um reconhecimento da imagem e verifique que é uma tabela. De qualquer forma, vou tentar usar somente tabelas nos próximos posts.

      Jose, eu testei fazendo dessa forma, e deu +- certo. Mas a solução mesmo, foi fazer um "ajuste técnico" no layout, para as tabelas caberem, rs.

      Precisar tamo ae, haha.

      Excluir
  3. Parabéns pelos estudos Poney, sempre acrescentando.
    Por enquanto vou continuar com meu velho e bom Excel, rs.

    ResponderExcluir
  4. Tem para o chrome essa extensão?
    Vou adicionar tabelas no meu fechamento, e tambem gráficos, verificando as suas dicas! Valeu!

    ResponderExcluir