domingo, 2 de fevereiro de 2014

Atualização mensal: Janeiro/2014

Bom dia pessoal, espero que todos estejam bem, com bastante saúde e aportes vigorosos.

            Janeiro se provou um mês de desafios para os comprados, pois as cotações de vários ativos despencaram seguidamente. Para aqueles de longo prazo, tal queda não deve assustar, já que teoricamente verão suas cotações recompostas ao longo do tempo. Já para os vendidos, foi muito fácil escolher ativos para entrar e faturar uma graninha. Com o pessimismo se instalando no mercado, fuga de dólares e deteriorização do ambiente político e econômico, não temos motivos para achar que a bolsa vá subir firme tão cedo.
             Apesar de várias carteiras da blogosfera ficarem bem menstruadas, nem tudo foi ruim em janeiro. Tivemos ótimos resultados em BTOW3(+56%) e OGXP3(+30%), para não falar em valorizações boas também como BISA3(+15%). Agora do outro lado, papéis excelentes cairam como nunca antes na estória desse país (rs). Da minha carteira, as maiores quedas foram em MDIA3(-17,59%),GRND(-11,55%) e BEMA3(-10,97%).
             Estas quedas por conta da incopetência do governo, abrem margem para excelentes entradas para quem estiver capitalizado. Infelizmente por conta de imprevistos, não tenho aporte, e portanto não vou conseguir aproveitar as promoções. Apesar disto, dado a possibilidade do cenário ainda piorar mais, vou conseguir mês que vem pegá-las...rs
             Minha projeção para BBAS se cumpriu e para FIIs também, o que me anima e me dá uma noção de que venho melhorando minha capacidade de análise, o que ajudará em melhores decisões futuras.
             Bem, vamos ao assunto do post. Neste mês como eu disse, não fiz nenhuma compra, pois eventos imprevistos fizeram com que o dinheiro do aporte que é a sobra do meu salário e consumo com os gastos fixos, fosse totalmente direcionada para sanar estes imprevistos. Fiquei meio chateado de não ter este aporte, é a 1a vez que acontece isto e ficar sem comprar ainda mais com estas promoções, dá um sentimento que todo mundo tá aproveitando menos a gente que tá fora da festa..rs
A rentabilidade (ou mais corretamente falando, desvalorização da carteira) foi de -9,38% na carteira de ações e -6,81% na carteira de FIIs, perfazendo um total geral de -8,83% de perda na carteira este mês.
             Apesar de ver a carteira sangrando durante todo o mês, eu fiquei tranquilo pois não vendi nada, portanto o prejuízo visto na planilha de controle que tenho foi teórico. Por isto é muito importante ter um colchão de segurança para em momentos de baixa como este não sair tendo que vender ativo para fazer dinheiro por conta de emergências. É trolha na certa que tu vai levar mermão ! (carioca mode = on).
            Tenho visto belos resultados em ações que não são Blue-chips e nem as queridinhas da bolsa, e isto vem mostrando que a estratégia do Zé Mobral de apostar em small-caps e turn-arounds, faz um belo sentido se agrupada com a estratégia B&H em papéis bons.A cada dia me convenço que esta estória de ser B&H puro é mais balela. No nosso mercado não funciona. O ideal mesmo é vender no topo e recomprar no fundo. Praticamente todo a valorização obtida em 2013 foi embora com a queda recente. Resultado: Agora para poder valorizar novamente, vou ter que aguardar todo o tempo da subida + o tempo necessário para dar um lucro de 20 a 30%. Se eu tivesse vendido nos primeiros sinais da trolha vindo (e eu vi estes sinais), hoje estaria recomprando a minha carteira em posições mais vantajosas e obtendo mais ações. Daí no próximo movimento de subida, os ganhos viriam mais rápidos, podendo eu repetir ou não o processo de venda no topo e recompra na baixa.
             Antes que alguém comente sobre minha bola de cristal e questione porquê afinal já que vejo os topos e fundos, eu não faço então a porra das operações ? Simples: Ainda estou amarrado ao pensamento do B&H clássico, maos aos poucos isto está indo embora, dando lugar a uma mistura de um cara que faz trade + B&H. Ou seja, não vou ficar girando a carteira, mas também não vou ficar congelado, parado, vendo o sorvete derreter e não fazer nada (oi ELPL4 !). Demora-se mais para recompor o capital adotando a estratégia de não fazer nada nas quedas. Quem me acompanha tem como exemplo ELPL4. Ao adotar uma gestão mais ativa, eu já teria vendido e recomprado várias vezes, o que me possibilitaria diminuir o prejuízo com outros papéis e até obter algum lucro.
             Bem, dei a noção para vocês do que estou vendo. Não estou na bolsa para ficar empatando dinheiro e até perdendo da renda fixa...rs...o que eu precisar fazer para ganhar no curto prazo e ajudar o bolo de grana no longo prazo, eu pretendo fazer. 100% B&H never more.

Bons investimentos !

Lambida do Poney !

18 comentários:

  1. aew ponei!

    lance eh se atentar com o lance dos custos de transacao, corretagem, etc


    vc foi o unico a citar a bematech, que foi o alvo de meu aporte deste mes, acho q foi um bom ponto de entrada

    tbm aportei em paranapanema, PMAM3, q q vc acha dela?

    flw vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PMAM3 é uma empresa bem irregular nos balanços.
      Não serve para sócio, mas para trade talvez valha a pena.
      É uma aposta, faça o controle de risco e durma tranquilo.

      Abs

      Excluir
    2. Poney,

      Você vai misturar Trade com B&H e fazer besteira. Renda variável varia para cima e para baixo. Se as empresas que você é sócio continuam boas, ignore as cotações. Você tem que ACUMULAR ações de boas empresas e não ficar girando seu patrimônio toda hora. Pense nessas palavras com carinho.

      Abração!

      Excluir
  2. Poney

    Acho essa estrategia de B&H com vies trader muito interessante. Busco fazer isso... mas nao com a disciplina que isso requer. Bbas foi a 29 ano passado, dai veio a notícia de que os estrangeiroa poderiam comprar mais bbas (isso porque tem limitacao de posição de estrangeiros em bbas). Isso foi o sinal da venda, pois não tem sentido algum mudar as regras a nao ser pq...
    Apos veio a noticia das possiveis perdas dos bancos por conta dos planos collor etc...
    Que aconteceu? Bbas a 20 novamente e eu perdi o bonde de ter embolsado uns 5k.. e a vida de investidor fudido.
    Bem, da uma checada meu blog Traderlusitano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Poney, você me lembrou de um post bem polemico que fiz em 2013, e que inclusive você participou da discussão : http://guardiaodomobral.blogspot.com.br/2013/09/b-ou-trade-pode-haver-um-meio-termo.html#comment-form

    ResponderExcluir
  4. Poney, a trolha está atrás de todo mundo, nesta hora temos que ter paciência e sabedoria para decidir adequadamente.
    Eu desisti de qualquer estratégia de análise de cotação e sigo somente no B&H com comprar periódicas.
    Vamos nos recuperar durante o ano.
    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ficou na média da blogosfera. Este mês não foi positivo para ninguém.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é AdP, e já começamos fevereiro com mais promoções. Kd dinheiro para aproveitar ?!!! rs

      Abs

      Excluir
  6. Poney,

    "...o que eu precisar fazer para ganhar no curto prazo e ajudar o bolo de grana no longo prazo, eu pretendo fazer. 100% B&H never more."

    Na verdade você quer é operar no curto prazo apenas. Neste caso B&H não funciona mesmo.

    De qualquer maneira boa sorte em sua nova estratégia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Geração65,

      Te perdoo por vc pouco me acompanhar. Nos posts mensais anteriores falei de ativos que comprei para trade. Então no post agora não to falando nada do que já não venho fazendo, em resumo, nada mudou. O fato de explicitar que faço a mescla trade + b&h é só para mostrar que cada vez mais acredito isto como uma estratégia sensata e que traz mais ganho do que o puro b&h isolado.

      Abs

      Excluir
  7. Acho que o problema em si não é querer definir como 'Buy & Hold', ou Trader. A questão é mais usar capital alocado em 'Buy & Hold' para 'Buy & Hold', e o capital alocado em Trade para Trade.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. E hoje veio mais ferro ! Apertem os sintos e peguem seus pés de pato, vamos mergulhar fundo !

      Abs

      Excluir
  9. É insanidade dizer que BTOW deu ótimo resultado! Essa bagaça só dá prejuízo! Virou trader agora, Poney?

    Um lambida tailandesa d'El Rei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu falei em resultado, estava me referindo a disparada na cotação, não aos resultados trimestrais.
      E não virar trader, porquê isto implicaria esquecer meu lado B&H ou diminuir bem a participação.

      Quanto a lâmbida, não convêm um senhor desta idade manifestar o desejo de chupar um Poney em estado de repouso. Contenha-se senhor !.

      Excluir