sábado, 7 de junho de 2014

Consumidor acionista

Este post foi motivado por uma experiência que passei hoje e que gostaria de compartilhar com vocês, pois pode já ter acontecido algo semelhante.


Finais de semana pra mim são dias para resolver coisas que não foram possíveis de se fazer ao longo da semana, seja devido a falta de tempo ou necessidade de justamente ter mais tempo disponível para fazer alguma atividade.
Pois bem, eu precisava de um tênis.
Separei o dia de hoje para ir comprar um com calma, sem idéia de preço fixo, desde que atendesse principalmente o critério de qualidade e conforto. Já tinha em mente a loja que eu queria comprar e fui direto para lá. Escolhi o modelo, preço dentro do que eu esperava, o vendedor disse que iria trazer este e outros modelos "parecidos" e pediu que eu aguardasse.
Pensei comigo: "Este viado vai querer me empurrar qualquer porcaria, mas faço questão de levar aquilo que escolhi". A música na loja além daquelas tum-tum-tum nervoso era alta. Acho desnecessário uma música ensurdecedora, mas na psicologia da compra creio que música rápida e agitada tende a impulsionar o consumidor ao comprar, ao tentar levá-lo e mantê-lo em um estado de excitação. Voltando a venda, o vendedor então retornou com alguns pares. Como estava com pouca paciência (rs), já dei uma de que só queria provar o modelo que eu havia escolhido. Ele então falou: "Calma, eu trouxe o do senhor e outros modelos". Tirou então um par de cada e fui e peguei só o que eu havia escolhido. Provei, serviu, e já falei que queria levar. Ele ofereceu os outros novamente e eu disse que só me interessava por aquele, pois os outros era de baiano (desculpa a estes últimos), muito colorido pro meu gosto. Ele tirou o pedido e me direcionou para o caixa. Agradeci e aguardei na fila ser chamado. Quando foi a minha vez, seguiu-se o seguinte diálogo com a moça do caixa:
           Ela - O senhor vai pagar como ?
           Eu - No cartão de crédito.
           Ela então sacou a máquina da Rede para passar o meu cartão.
           Eu - Moça, passe o meu cartão na máquina da Cielo.
           Ela- Senhor, acho que esta máquina não está passando Mastercard.
           Eu - Como não passa ? Cielo passa qualquer coisa....
           Ela - Eu vou tentar para o senhor, mas não é certeza...
           Eu - Tentão então, porquê se não der certo, eu não vou levar o tênis
           Ela - O senhor vai parcelar em quantas vezes ?
           Eu - Não vou parcelar.
           Passado alguns instantes, o comprovante de débito no cartão saiu da maquininha da Cielo para felicidade da nação. Notei que a vendedora tinha orientação para usar a máquina da Rede e foi surpreendida como meu pedido por Cielo. Sai de lá com o dever cumprido, com o produto escolhido e pago com a máquina escolhida...rs
           O que quero dizer com tudo isto ?
           Você leitor investidor, é consumidor dos produtos das empresas em que investe ?
           Eu acredito que é de se esperar que sim, pois não acho que faz sentido alguém ter Cielo e descuidar na hora da compra e deixar seu cartão passar na máquina da Rede! Ora, se o dividendo posterior a ser pago vem do lucro e o lucro vem das compras que eu faço, eu tenho que querer que o lucro vá para a empresa em que sou acionista e não para o concorrente !
           Já tem alguns anos que uso chinelos Rider. Seja por que ganhei ou eu mesmo comprei, sempre gostei da qualidade, conforto e modelos bacanas. Daí que eu anos depois, ao entrar na bolsa, descobri que Grendene era dona da marca, e fui vendo quem era a empresa e o que mais fazia. Não titubiei e entrei como sócio. Continuo comprando produtos da marca e não posso me queixar. A não ser que a empresa fique ruim e tenha concorrentes melhores, continuarei sendo sócio e consumidor da empresa.
           Outro exemplo é a Bematech. A muitos anos eu via as máquinas de cupom fiscal deste empresa em todos os comércios que eu ia. Ficava admirado com a penetração dela no mercado e imaginava como deveria ser complicado a máquininha falar com tantos sistemas diferentes que cada comércio tem. Também após entrar na Bolsa, ao ver que ela estava listada e tinha bons fundamentos, passei a ser sócio sem receio algum.
           MDIA3 é outro exemplo. Apesar da forte presença no nordeste, encontramos seus produtos no resto do país com certa facilidade. Comi dia desses uma cream-craker e gostei bastante. Fui olhar no rótulo para ver quem fabricava e era ela! É uma satisfação de você ver que o que voê consome é bom e ainda por cima você é acionista da empresa.
           Se você é trader, este post não vai significar nada pra você, pois seu compromisso é com lucro rápido tanto quanto possível. Agora se você é acionista com visão de médio/longo prazo, irá querer que a empresa cresça, lucre e divida com você parte disto. Para isto, é necessário que  a empresa venda mais, e se pudermos influenciar para que esta receita vá para as empresas em que investimentos, por que não fazê-lo ?
           Vejam, eu não perderia nada se não falasse para a caixa sobre minha preferência pela máquina da Cielo, pois o produto de qualquer forma custou X reais e daria na mesma, se pagasse na máquina A,B,C ou a vista (sacanagem não ter desconto a vista). Mas se posso direcionar o lucro para a empresa da qual sou acionista, faço com gosto então!
           E você caro leitor, tem a preocupação de dar uma forcinha nos lucros das empresas a qual é sócio, comprando seus produtos, não liga para isto ou nunca parou para prestar atenção a isto ?

Bons investimentos !

Lambida do Poney !

26 comentários:

  1. cê não tem sousa cruz pois nao gosta de fumar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho pois nunca me interessou a não ser para ter o gostinho de receber dividendos destes malditos fumantes. Na boa, como tem fumante sem noção que fuma perto de você e quer te levar junto mais cedo pro caixão. Cada vez mais o cerco está se fechando pra eles. Dias atrás pregaram mais um prego no caixão deles.

      Excluir
    2. Parabéns.
      É exatamente o que faço.
      José Motta

      Excluir
  2. Poney, nem sempre é bom ser sócio e/ou comprar determinado produto.

    Essa é do fundo do baú, verdadeiro pega-sardinha: http://www.youtube.com/watch?v=M6s4A0VhjlI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a graça? O cara tinha um sonho mas foi traído pelo governo. E por isso hoje não temos escolha, temos que comprar carro de gringo pra ferrar a balança comercial.

      Excluir
  3. se o produto de uma empresa minha estiver mais caro eu náo vou ajudar. tenho ações da br malls mas eu fujo se shoppings, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, existem limites. Se a diferença é considerável, realmente daí não dá para dar a "ajudinha". Agora se existe pouca ou irrelevante diferença, vou escolher aquela em que investi. No caso de Grendene, não é só preço. Gosto realmente dos produtos e tem qualidade, portanto, são aspectos intangíveis mas que fazem parte da decisão de compra.

      Abs

      Excluir
  4. Poney, muito bacana o seu post, parabéns mesmo! Eu faço exatamente a mesma coisa. Sábado eu fui no mercado por exemplo e comprei biscoitos da Adria (que são da M. Dias Branco).

    Aqui em casa só compramos gás da Ultragaz (que é do grupo Ultrapar). E tem outros exemplos, como comprar as bebidas da Ambev e passar o cartão sempre na maquininha da Cielo.

    Acredito que estamos 100% corretos, temos que prestigiar e utilizar os produtos e serviços das empresas que somos sócios. E vamos continuar assim, rsrs.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é IL, penso assim também.
      Se sou holder em alguns ativos, é porquê enxergo valor na empresa e portanto confio e acredito em seus produtos e serviços, logo pra mim é natural que eu os consuma tranquilamente e os prefira.
      Também consumo Ultragaz...potanto ter UGPA na carteira é natural..rs

      Abs

      Excluir
  5. Pônei qual mulher que te enche os olhos? Vc vai no blog do Troll e acha defeito nas deusas que ele publica. Tô começando a desconfiar de sua masculinidade. Lambida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher não me enxe os olhos pois gosto é de cavala ! rs
      Mas respondendo a sua pergunta, vamos ver as musas que ele publicou:
      Maio 2: Paraguaia autêntica mas seios falsificados
      Maio: Corpo de Tranny
      Abril: Blonde siliconada
      Abril: Kayden com micharia de bunda
      Fev: Blonde siliconada
      Fev: Ruivete siliconada
      Jan: Finalmente uma mulher de verdade...ufa !!!!

      Então veja, ele posta muitas mulheres modificadas, mas aquelas com beleza natural mesmo ficam relegadas a segundo plano.

      To pensando aqui se ajudo ele a escolher melhor, pq ele tá com um gosto por industrializado e deveria preferir comida caseira..rs

      Abs

      Excluir
    2. Te desafio a colocar nos seus posts mulheres de nível mais elevado que as do Troll

      Excluir
    3. Te desafio a criar um perfil e comentar como uma pessoa normal e não um anônimo.

      Excluir
    4. Uai, Poney Investidor não é um anônimo também?

      Excluir
    5. Um pônei e uma pessoa normal são a mesma coisa?
      Lambida anônima na crina, colégüa.

      Excluir
  6. Depois dessa enorme transação você receberá mais 0,0000000000000000000000001 centavos de dividendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu pensasse isoladamente talvez não fizesse diferença, a questão do post é uma só: mobilização.

      Excluir
  7. Ou vc compra de empresas que é acionista, ou compra de empresas que fazem produtos que você sabe que vão bem no mercado hehe

    Mas está certo, esse pensamento do seu texto é o do buffet.

    Uma pena que não podemos comprar (com facilidade) empresas americanas.
    Ia encher minha carteira de Coca-Cola, Google, Nestle... haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que este pensamento era do Buffet.
      Realmente o mercado lá fora parece ser bem tentador, mas acho que é bem difícel para nós pequenos adentrá-lo.
      Havia um blogueiro que disse que iria desvendar o caminho para nós mas ele já abandonou o blog...rsss

      Abs

      Excluir
  8. Boa observação, já tinha pensado nisso e como entrei no ramo recentemente, também procuro passar cartão na cielo, pois tenho ações dela e conforme for me aprofundando, sempre vou procurar consumir produtos ou serviços das empresas que tenho ações. Abraços e Sucessos!! Quack, Quack.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PP,

      Não é consumir por consumir, mas procurar dar preferência.
      Agora se a empresa que investimentos e ruim, não só não deveriamos não consumir, como deveríamos deixar de ser sócios dela também.

      Abs

      Excluir
  9. Poney, eu também procuro consumir produtos de empresas que invisto ou ser cliente. Ex: postos ipiranga (ultrapar); produtos da brfood; B.Brasil; B. Itaú; etc. A uniao faz a força e a diferença. Belo post. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. O artigo é muito bom, a argumentação é ótima, faz todo o sentido...
    Mas no meu caso particular, tenho ações da Grendene, ótima empresa, ótimos produtos, meu xodó da minha carteira...
    Mas não tiro minhas sandálias Havaianas do meu pé, não!!!
    DETALHE = HAVAIANAS = ALPARGATAS = CONCORRENTE DA GRENDENE...

    ResponderExcluir