domingo, 17 de agosto de 2014

Meus investimentos


Olá pessoal !
Quanto tempo não escrevo aqui, parece anos...

Bem, estou fazendo este post para trazer algumas notícias...



Estou mais vivo e quadrupede do que nunca !
Ao contrário do que desocupados escreveram nos comentários em alguns blogs sobre minha suposta morte, lamento informar aos que não simpatizam com minha pessoa que eu continuo no mundo dos investimentos.

No meu último post, falei da frustração do investimento em boas empresas e o baixo retorno que isto trás, versus investir em papéis mais voláteis e de menor valor.
Sim, eu quero ganhos maiores em um espaço menor de tempo, então relei-a o parágrafo anterior sobre este viés, e me entenderá, ok ?



Após recentemente avaliar minha carteira versus o retorno que obtive ao longo do período em que invisto, decidi:

1) Encerrar posição em todos os ativos, com lucro ou prejuízo.
Sim meus caros, a carteira do Poney não existe mais. Foi-se, acabou, já era.

2) Usar o dinheiro em uma operação especulativa que me permita recuperar todos os prejuízos até hoje e ainda ter lucro.
Objetivo quase alcançado no período. Pretendo detalhar tão logo a operação acabe, o que fiz para recuperar as perdas e ter uma pujança no crescimento do patrimônio. Não posso detalhar agora pois pensei muito e algum leitor pode acabar querendo copiar e da mesma forma que posso ter um ótimo resultado, também pode haver perdas momentâneas que para mim são perfeitamente aceitáveis, mas para este leitor não.Então só irei contar em detalhes, assim que eu achar que é o momento.


3) Investimentoe exclusivo em ações
Acho FIIs fantástico para geração de renda, mas para quem está trilhando o aumento de patrimônio, ele engessa teu capital em um investimento que vai dar 10% a.a., sendo que mutias ações isto você consegue em dias. Então não espero mais voltar para FIIs a não ser que tenha um bom capital que preciso que renda mais que a poupança. Então, investir somente em ações será meu foco, visto que quero crescimento patrimonial mais rápido. Ter FII, não me dará isto.

4) Compromisso com a verdade

Um certo tapado, escreveu no blog do Investidor Troll de que fiz uma operação e perdi toda a minha carteira. Tsc tsc tsc, quanta baboseira. Se eu tivesse feito, viria aqui relatar pois não vejo problema nenhum em assumir meus erros. Suspeitem de qualquer troll que se esconde sob um usuário anônimo pois esta pessoa pode não estar bem intencionada.
Continuarei com o compromisso com a verdade com vocês. Este post vem ao encontro deste tema, falando justamente como anda meus investimentos.

Então é isto pessoal.
Continuo acreditando que a Bolsa é o lugar daqueles que tem a coragem para buscar a realização de seus sonhos. Eu estou atrás dos meus, com a minha estratégia, que me deixa confortável, que é o mais importante.

Entendo que alguns não irão concordar com o que fiz, outros nunca fariam o mesmo, outros já tem o paladar maior para o risco como o meu, enfim, teremos gente a favor e contra.
Não vejo problema nisto. A unanimidade é burra e é bom ter opiniões diferentes sobre o mesmo assunto. Se quiser deixar a sua, deixe um comentário.

Bons investimentos !

Lambida do Poney !

51 comentários:

  1. Cavalinho, que bom que voltou!

    Eu gostaria muito que você repensasse sua estratégia, pois ainda não é um caminho sem volta. A bolsa de valores não é um lugar para realizar sonho nenhum, mas pode se tornar um pesadelo para quem é ganancioso ao extremo. Não se compra ações para ficar rico. Se você sonha com a riqueza, você precisa trabalhar para aumentar sua renda. Estude abrir um negócio, busque novas oportunidades em outras empresas, conheça suas aptidões e invista nelas, estude para um concurso ultra top of mind, como o de prático, por exemplo. É o trabalho que vai te enriquecer e não a bolsa.

    "Então por que investir na bolsa?"

    Porque a longo prazo os ganhos são melhores que a renda fixa, conforme vários estudos. Logo, investir em ações é uma ótima forma de poupança visando renda extra na aposentadoria. São de 20 a 30 anos investindo em renda fixa e renda variável apenas para ter segurança financeira mais tarde. Então quanto mais cedo, melhor.

    Essa ilusão de ganhos rápidos, all-in, ficar rico, todas essas coisas expulsam muitas pessoas do mercado, pois, infelizmente, a bolsa possibilita ao jovem mancebo ganhar algum dinheiro, mesmo fazendo a coisa errada. Mas isso não se sustenta por seis meses. Eu já vi acontecer.

    Eu aposto um torrão de açúcar que você nem ao menos testou seu novo método antes de partir para operações kamikazes. Se você encontrou a pedra filosofal da bolsa, deveria ao menos testá-la por alguns meses. Se o método é bom, ele não vai falhar a um simples backtesting, certo? E outras oportunidades sempre aparecem. Todo ano tem Mundial, Aore, opções subindo 1.000% em um dia.

    Então por que a pressa?

    A resposta é medo. Você se deixou dominar por sentimentos de medo e ambição. Não é possível tomar boas decisões de forma irracional. Ou seja, é só questão de tempo até você ser varrido do mercado.

    É uma pena, cavalinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Troll,

      Já não é a 1a vez que você profetiza minha derrota.
      Se eu fosse mancebo, noob, novinho de bolsa, até poderia me sensibilizar com este seu diagnóstico do porquê fiz o que fiz.
      Eu tenho trabalhado para aumentar os meus aportes, mas não posso me dar ao luxo de estagnar o crescimento do meu patrimônio porquê GRND cai de 20 para 13 e era a minha maior posição, ou porquê ELPL passado mais de ano, também não volta ao meu PM.
      Sim, decidi correr mais risco para recuperar o tempo perdido, prejuízos e por quê não, ter um belo crescimento no patrimônio ?!
      Não é impossível e veja, não pretendo ficar especulando, pois sei que realmente as chances são de mais perder do que ganhar.
      Mas uma especulada aqui e outra ali também não faz mal. Tudo é questão de saber o que está se fazendo. A propósito, educativo seus posts com o desempenho seu em Opções...hihihi

      Abs

      Excluir
    2. Poney,

      Concordo com o Troll.
      Acho que vc está muito ansioso. A jornada é longa.
      Vc conseguiu vender tudo desta vez. Mas se vc tivesse 5 vezes mais patrimônio, será que vc agiria da mesma forma?

      Expectativa de 10% ao ano já acho muito alto. Se vc espera muito mais que isto, estou te achando muito otimista. Hoje tenho a expectativa de 6%..7% no máximo em ações. Ou seja. Melhor tentarmos aumentar nossos aportes e diminuir nossas despesas.

      Concordo com vc em relação aos FIIs. Eu penso que eles servem mais para o período de usufruir do patrimônio acumulado.

      Já tive FII tb. Se pudesse voltar atrás, não teria vendido. Atualmente não ando com vontade de vender nada. Atualmente prefiro deixar em "quarentena" e fazer a correção nos novos aportes. Tenho mais uns 17 a 20 anos para acumular capital.

      Abs!



      Excluir
    3. Sábias palavras do Troleta, só não pode 'profetizar' o destino do colega, tudo é aprendizado. Vai torcer para que a 'operação' termine no zero a zero, assim ele não se machuca, mas também não dá maus exemplos a um incauto que por ventura leia o post.
      Fico tentando entender o motivo de um ato tão drástico, seria uma super -exposição em um ativo? (GRND3) - Que é uma boa empresa mas passar por uma cíclica negativa de setor? - Seria o encarteiramento de ativos duvidosos (ELPL4, JBSS, etc)?

      Muitas pessoas não suportam verem o dinheiro minguar, estas não deveriam estar no mercado de renda variável. Eu mesmo devo ter perdido uns cem mil reais nos meus primeiros anos, mas se estou aqui ainda é porque tenho apetite ao risco, aquela velha história: você perde cem mil em um ano mas ganha 1 milhão em 10 anos. Mas tem que ter paciência, senão a vaca vai pro brejo.

      Excluir
    4. José Silva,
      Se eu tivesse 5x mais patrimônio com certeza a estratégia seria outra, porquê tudo depende de quanto você vai manipular e caso de errado, em quanto tempo você se recupera do tombo.

      Uó,
      Não torça para o zero-a-zero não...rs
      Não foi a super-exposição não.O que me motivou foi a possibilidade de eu reverter os prejuízos e ter um ganho.
      Veja, eu suportei os 2 últimos anos a carteira no vermelho por conta de quedas nos ativos que a compunha e cheguei a um ponto que vislumbro uma volta por cima.
      Se você perdeu 100 mil em um ano, permita-me perder bem menos que isto ! ;)

      Excluir
  2. Poney, pelo que entendi vc liquidou a carteira de fiis?

    Que bom que vc está confortável em sua estratégia!

    Poney, a economia passa por ciclos. E uma das coisas que me deixa confortável em minha estratégia é a diversificacao.

    Sucesso, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá RK !

      Eu liquidei tudo. Everything.
      Ultrapassei a armadilha mental de não realizar prejuízo.
      Carregava OGX até então, segurando ela na carteira para ser um símbolo do que não fazer. Se eu tivesse tido mais estudo e desapego, teria colocado um stop e partido para outra.
      Bem, finalmente me libertei e daqui por diante posso assumir prejuízo normalmente em uma operação e lucro em outra.

      Abs

      Excluir
  3. Respostas
    1. Sei lá onde vc meteu o dinheiro mas de qq forma foi bom ter liquidado alguns ativos pq tinha algumas ações fracas na carteira, mas vender GRND3, UGPA, CIEL dentre outras para mim foi pura preciptação, pura impaciência. Quem investe em RV tem que ter uma visão mais ampla de longo prazo, cada um tem o direito a fazer o que quer com seu proprio dinheiro, mas vou torcer para que nenhum iniciante caia aqui no seu blog e veja esta loucura, pode ser mal influenciado, coisas assim podem ser feitas pelas pessoas mas devems er mantidas em segredo, rs...

      Reli seus posts antigos para tentar entender o motivo do fato:

      Aqui você já tinha feito algo duvidoso, comprar JBSS...

      "O aporte deste mês foi usado para diversificar mais a carteira e diluir o peso de GRND3 e CIEL3, duas das maiores posições.Já venho avaliando JBSS3 a algum tempo e apesar da falta de governança e dívida monstro, a empresa me atrai pelo modo como vem buscando crescer no mercado interno e externo"

      Aqui você tinha comprado 3 ações promissoras, legal...

      " BEMA3: Aumentei posição, na medida em que a empresa vem apresentando bons resultados.
      PTBL3: Dobrei a posição na empresa, considerando o ótimo resultado e investimentos que a empresa vem fazendo para aumentar o lucro
      CIEL3: Dobrei a posição na empresa, considerando que ela estava atrás de outras empresas da carteira na questão de % distribuída e que o papel ignora as crises e continua seu movimento altista. É a verdadeira empresa que você sempre irá comprar mais caro, não tem jeito.
      "
      Aqui vc tinha aportado em uma puta empresa, porem em período dificil para o setor da mesma (o que exige paciência para esperar os resultados), mas em compensação tinha se desfeito de uma empresa duvidosa.

      "Frente a divulgação dos resultados excelentes da EZTEC, e ainda ótimas perspectivas a frente, decidi encerrar posição em UNIP5 com 5,55% de lucro e aumentar posição em EZTC3, antes que ela disparasse (rs).
      "

      Aqui você continuava uma estratégia vencedora: aportes periódicos em UGPA...

      "Boa noite pessoal, estou aqui para divulgar a 1a e única operação de compra no mês que fiz
      O aporte deste mês foi usado exclusivamente para rebalancear a carteira em um único ativo que estava bem atrás: UGPA3.
      "

      Aqui você entrou em uma furada ao comprar UNIP mas foi sensato ao não aumentar exposição em GRND achando que a mesma estava 'barata'...

      "Uma das que mais abriram oportunidade creio que foi GRND3, mas por questão de limitar a exposição que já é grande no papel, decidi ignorar o super-desconto e o aporte do mês foi usado para comprar um novo ativo para a carteira B&H: UNIP5.
      "

      Enfim, como todos nós investidores, você cometeu erros e acertos, mas capinou os acertos junto com os erros, o mal se sobressaiu sobre o bem. Que os anjos estejam com você neste "nova" estratégia.

      Excluir
    2. Uó,

      Não me precipitei.
      Posso voltar a ter estas ações em breve, mas no momento me concentro em outra possibilidade.

      Eu pensei se eu deveria só divulgar aqui o sucesso ou não desta nova jornada ao longo da mesma ou só depois de tudo terminado. Pensei muito mesmo.
      Decidi que para proteger os incautos, só divulgarei ao fim. E farei vários posts para falar sobre ela, já que falar do resultado final é fácil, mas existe todo um contexto que merece ser exibido.

      Sobre sua análise, você fez algo que nem eu esperava, ler meu passado para tentar entender meu presente...rs

      Obrigado pelo desejo de boa sorte, amigo!

      Excluir
  4. Fala Pôney.

    Pensei que algo sério tinha ocorrido com você, pela tamanha ausência, sem precedentes!

    Curioso em saber essas operações que andou fazendo...

    Prepare-se para a série de críticas dos papagaios do Bastter.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guardião,

      Depois do penúltimo post, refleti sobre algumas coisas, a saúde deu uma debilitada, daí melhorei e finalmente vendi tudo.

      As operações não são nada esotéricas, o me dá satisfação é de que através delas em breve poderei mostrar algumas coisas para meus leitores..rs

      Sobre críticas, se eu não as aceitasse, ficaria quietinho e nem teria blog.

      Abs

      Excluir
  5. Caro Poney
    O objetivo é o que nos move...aguardaremos os detalhes.
    Boa sorte e sucesso nos novos investimentos.
    Abs
    AgroInvestidor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei outros posts sobre o assunto Agro. Quero fechar esta estória e mostrar que foi possível dar a volta por cima.

      Apesar de uns torcerem o nariz de que isto é possível, quero mostrar que está a alcance de qualquer um, basta objetivo e paciência.

      Abs

      Excluir
  6. Poney, que bom revê-lo! Vai deixar de lado a atualização das carteiras? Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DH,

      Iniciei este trabalho mas confesso que ele teve seu momento e por falta de feedback de que era útil, abandonei o mesmo.

      Não utilize mais, está defasada.

      Abs

      Excluir
  7. acompanhando

    espero mais detalhes!

    good luck & have fun

    ResponderExcluir
  8. Poney!

    Você estava fazendo muita falta na blogosfera rapaz. É engraçado, mas mesmo não conhecendo você e outros blogueiros pessoalmente, nós percebemos quando alguém some e fica uma preocupação, ainda mais depois do que aconteceu com o Matuto.

    Enfim, desistiu do B&H então? Por quais motivos? Qual é o seu plano agora?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IL,

      Sinto o mesmo que você.
      Deixar de participar na blogosfera me deixou mais triste.
      Não os conheço, mas de alguma forma, sinto que faço parte de um grupo de pessoas com um mesmo objetivo.

      Desisti do B&H por enquanto, vou terminhar minha operação e daí volto e vejo o que faço.

      Abs

      Excluir
    2. Poney,

      Desistiu porque? Para vencer no B&H é preciso ter disciplina e PACIÊNCIA!

      Abraços.

      Excluir
    3. Poney,

      Depois que a operação secreta for finalizada, compartilhe com nós os detalhes dela.

      Abraços.

      Excluir
    4. Mas o objetivo é este mesmo, senão ficaria na miúda quietinho e vocês nunca saberiam se enriquei ou fui pra vala !

      abs

      Excluir
  9. Não sei como está sua gestão de patrimônio, mas se está indo com tudo, me parece que terá apenas dois destinos: quebrar ou avançar 30% no caminho da IF.

    Será que vale?

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dimarcinho.

      Sua observação é importante e te garanto que estou atento a ambos os resultados, apenas achei seu número bem conservador: 30%...rs

      Simbora ir pra cima da IF!

      Abs

      Excluir
    2. Poney,

      não sei qual é o seu patrimônio a quanto você estaria longe de sua IF. Mas, acredito que seja longe.

      Deixe eu exemplificar de onde tirei os 30%. Digamos q, assim como o Pobretão, vc queira atingir 1 milhão e tem hoje uns 150mil

      Vc pega esse dinheiro INTEIRO e arrisca numa operação EXTREMAMENTE ESPECULATIVA E............. BINGO !!!!!!

      Arruma 150% de lucro! LÍQUIDO!

      É indubitável que agora vc ficou mais próximo da IF. Quanto? Apenas mais 22,5%. Ainda faltam 62,5% do caminho pela frente. Sendo que vc correu um risco absurdo para sair da posição de 15% e ir pra de 37,5% em troca de poder ter ido pra posição de 0%.

      Refaça suas contas de planjamento financeiro de longo prazo, pois vc não conseguirá obter rentabilidades muito altas especulando como vc está achando q conseguirá.... se fosse assim, tava todo mundo do mercado financeiro trabalhando de trader de casa.... não seja tão inocente a crer q poderá ser melhor q os outros (q, por sinal, são profissionais...)

      []s!

      Excluir
  10. Contanto que monte uma estratégia e siga, mesmo que seja arriscada, tende a dar certo.
    Mas o duro é seguir a estratégia sem mudar de ideia.
    Desejo sucesso, mas ainda acho as palavras do troll muito sabias.
    Quem vai atras de riqueza rápida na bolsa, quebra...
    Mercado é cruel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe estratégia que dê certo na bolsa sem uma boa gestão de capital. Se for all in então, a quebra é certa. Só existem dois motivos outra fazer um all in:

      1) Ter informações privilegiadas
      2) Ser burro

      Excluir
    2. Errado Viver, o mercado não é cruel, ele é do bem, ele nos dá se formos bons alunos, mas no tira se formos gananciosos, nós é que fazemos crueldade com nosso dinheiro e não o mercado, entenda isto, OK?!

      Excluir
  11. poney faz tempo que acompanho seu blog e de muitos outros blogs bons que tem aqui na blogosfera ,confesso que não entendo nada de bolsa ,mas foi através destes blogs que tomei coragem de começar meus investimentos na bolsa ,sei que Asim como eu vc criou seu blog pra trocar experiencias com outros blogueiros ,sem lucrar um centavo com isto ,em troca disto nos leitores aprendemos a cada dia ,todos os dias entro aqui e no blog de outros da sua lista pra ver as novidades ,a cada post fico ansioso pra saber o que aconteceu ,não vou opinar sobre estrategias porque eu mesmo não entendo muito coisa, so sei que vc tem que seguir aquilo que te fara dormir tranquilo ,porque nada adianta ter um grande patrimônio espalhado ,que te faz tirar o sono ,sou um pequeno porque não dizer minimo investidor que praticamente começou agora ,tenho 6 mil investidos em abev3 e planejo investir mil por mês em títulos do governo pra formar um patrimônio maior pra investir na bolsa ,sigo acompanhando torcendo por vcs que vai dar certo no final....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado PS.

      Cada um no seu quadrado, é isto aí.
      Você está certo neste caminho. Comecei assim a avolumar patrimônio e não me arrepende. Se tivesse descobrido a bolsa a mais tempo, hoje estaria bem melhor.

      Suceso pra ti também!

      Abs

      Excluir
  12. Olá Poney estou de total acordo com o Troll. Não acho que Bolsa seja a chave da riqueza. Quando vc trocou BBAS por GRND, eu já tinha comentado que não achei boa ideia, pois apesar dos momentos que elas viviam não era o caso de trocar, mas sim de ter um pouco das duas. Hoje temos um cenário bem diferente, a grendene caiu e o BB subiu muito, acho que novamente está metendo os pés pelas mãos, pois a grendene está bem, logo isso vai se refletir no seu preço. Espero que não se de mal na sua nova estratégia, e se por acaso tenha um bom retorno, não se deslumbre e tente voltar com uma estratégia mais equilibrada para longo prazo. Boa sorte Poney.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sovina,

      O caminho é este que você falou.
      Após o bom retorno, voltar com uma estratégia que garanta o que foi ganhado e não seja perdido tão facilmente.

      Abs

      Excluir
  13. Aguardo a estratégia dessa manobra, quem sabe, posso jogar tudo por alto, pedir demissão e fazer o mesmo.....hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, se fosse fácil assim Beto, ninguém contaria a tal estratégia, concorda ?

      Mas se eu conseguisse um resultado extraordinário, eu poderia compartilhar com os colegas sem problemas. Anota aí, promessa é dívida ! rs

      Excluir
  14. Respostas
    1. É sério que você proferiu essa frase, cavalinho? Hahaha

      Excluir
    2. Falei pro pessoal que iria contar o que fiz mas que não era para agora mas o povo não tá se segurando na curiosidade...dai falei mesmo que paciencia é a alma do negócio.

      Excluir
  15. Olá Poney, primeiramente parabéns pela tomada de decisão, isso fará toda diferença em seus resultados.
    Eu estou na bolsa a pouco tempo e também opero realizando trades. Tenho em mente uma estratégia bem próxima a sua, vou utilizar da AT para aumentar meu patrimônio, quando estiver com um bom montante utilizarei AF para viver dos rendimentos.
    Gostaria muito de sua visita em meu blog, e não deixe de compartilhar sua estratégia, pq se alguém segui-lá e "quebrar" é problema unica e exclusiva dele mesmo, quem vai pela cabeça dos outros é piolho "risos".

    Estou ansioso para conhecer a estratégia ou ver os resultados.

    E no mundo dos traders a unica certeza que temos é que perderemos dinheiro, então tenha stops bem ajustados, e se o mercado Stopa-lo, pense que vc está liquido para partir para outra.

    Um abraço e boa sorte,
    http://blogdozemoney.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo ao blogosfera José,

      Mingau quente se come pelas beiradas. Paciência...rs

      Mas saiba que se eu quebrar, também venho aqui e direi.
      Não tenho problema nenhum em fazer isto.

      Quanto aos trades, você disse tudo. Stop é nosso amigo e se eu tivesse usado no meu B&H, poderia ter vendido GRND quando ela estava a 18 e recomprado agora nos 13. O B&H classico pra mim está morto.

      Penso que o ideal continua sendo B&H + Trade.

      Toca o barco!

      Abs

      Excluir
    2. Tio WB discorda de você Poney.

      Abraços.

      Excluir
    3. Seguir Tio WB cegamente não é bom.
      Usar uma estratégia de um cara que tem muita grana, com um que tem tão pouca, não dá certo. Algumas dicas podem ser úteis, mas outras, devem ser ignoradas.

      Abs

      Excluir
    4. Poney,

      O conceito é o mesmo, independentemente da quantidade de dinheiro. Ser sócio de boas empresas enquanto elas forem boas. Esse é o X da questão.

      Abraços.

      Excluir
  16. Vou citar uma importante observação.
    Warren Buffett concluiu seu curso superior em 1950 (Digamos que deste ponto em diante começa a luta pela I.F. de muita gente), logo em 1962 ele tornou-se milionário, ou seja foram 12 anos pra chegar nos milhões, bem diferente do que muito blogueira fica pregando.
    Junte grana, gaste pouco e invista pensando em um prazo de 30 a 40 anos para desfrutar tranquilo, convenhamos que pensar em 30 ou 40 anos é bem barra né?
    Ainda mais aqui no Brasil que a maioria mau chega nos 60 anos.
    Eu que tenho 26 anos, ainda consigo sobreviver aos 30 anos de acumulação e para os casados com filhos e com 40 anos? kkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Só faltou colocar no post a célebre frase: crianças, não façam isso em casa sem a supervisão de um adulto rs.

    Te desejo sorte, Poney.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LL,
      Esta frase estará no post onde dedicarei a explanar o que foi feito ! rs

      Obrigado,
      Abs!

      Excluir
  18. Poney,

    Você sumiu! Mande notícias rapaz. A operação deu certo, você ficou milionário e esqueceu dos amigos da blogosfera?

    Abraços!

    ResponderExcluir