segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Minha operação secreta

                  Olá damas e cavalheiros, jovens e moças, mancebos e novinhas...
                  Sim, eu o Poney, venho aqui como prometido, finalmente divulgar o resultado da minha operação secreta !

                   No longínquo ano de 2014, fiz um post relatando o encerramento da minha carteira tal como Investidor Livr fez recentemente, devido ao desânimo com o resultado de fazer Buy & Hold aqui na banânia. Alguns de vocês que são daquela época, ficaram curiosos para saber que operação era esta tão secreta que eu estava cheio de dedos e não querendo revelar. Como eu tinha dito, a operação poderia ou dar muito certo, ou muito errado. Devido aos riscos envolvidos e com receio de que alguém copiasse o que eu ia fazer, preferi não divulgar e assumir todo o sucesso da operação ou o fracasso da mesma.
                  Eu acho que fiz certo !
                  O encerramento da minha carteira, foi algo pensado e remuninado muitas vezes.
                  Nunca fiz algo na afobação, sempre procurei conhecer os riscos e de forma tranquila, chegar ao ponto de uma decisão firme.
                  "Poney, para de enrolar e fala logo o que você fez !"

                   Calma, pessoal, já vou falar...

                   Naquele 2014, após vender toda a carteira (ou quase), tomei a decisão de fazer All-in em uma empresa que estava descontada, me pelo acompanhamento que eu tinha feito, parecia daqueles casos que a empresa é surrada na bolsa, mas que vai se recuperar e se eu acertasse o ponto de compra, os lucros seriam fantásticos, trazendo para mim um crescimento patrimonial que estava difícel de acontecer ao ter empresas boas e caras na carteira. Veja, nada contra quem quer ter UGPA na carteira. Ótima empresa, daquela época de 2014 para cá, continua ótima, mas até 2014, vinha lateralizando a cotação e portanto nada de crescimento patrimonial para o papai aqui. E o que dizer de GRND3 ? Eu tinha ela a 22 mangos, e o que aconteceu logo em seguida ? O governo cortou um benefício fiscal, investidores entederam que a vida boa de gordos dividendos ia acabar e reprecificaram a ação, tacando ela para o inverno atrás indo cair aos patamares de 16 e se não me engano beijando os 13 eventualmente. Ótima empresa também, embora a parceira para a fabricação de móveis tenha perdido todo o capital investido. Até o momento ela não se recuperou do baque e está nos 17 contos de reais.
                   Eu invisto na bolsa não é para ficar ganhando dividendos, o risco que corro é para ter meu capital remunerado a uma taxa maior que uma RF. Nasci pobre, sou pobre, o que tenho foi conquistado com trabalho, nunca tive ajuda de pai ou quem quer que seje. Minha educação financeira foi através do que vi outros fazerem e tentar aprender com estas pessoas, inclusive com gente aqui da blogosfera.
                   Bem, chega de enrolação e vamos a operação!

                   Eu peguei toda a grana da venda da minha carteira, e fiz all-in em VIVR3. Sim, fiz na Viver, incorporadora que estava descontada na bolsa mas que tinha um sócio majoritário forte, a Paladin Realty Partners, nome de peso no mercado internacional de real state. Não fiz o all-in todo de uma vez. Fui fazendo em tranches a medida que sentia que poderia dar certo.

                  Você pode olhar agora para o noticiário e falar assim:
                  Mas Poney, a Viver não pediu recuperação judicial ?

                  Pois é meu amigo, pediu.
                  Ninguém poderia prever a tempestade que estava se formando com os mandos e desmandos de dona Dilma, que ferrou todo mundo e principalmente o mercado imobiliário brasileiro. As pessoas foram perdendo a capacidade de financiar, os distratos começaram a aumentar, as vendas começaram a minguar, e sem perspectiva de melhora, fomos como mercado e como país, afundando e afundando...

                  E foi nessa que a Viver foi se deteriorando.
                  Os estoques foram aumentando e as vendas dimuindo. Com a caixa pressionado, a empresa procurou fazer várias coisas para procurar passar por esta tempestade até que a uma luz no fim do túnel começou a sugir: o impeachment de Dilma.

                  Infelizmente semanas atrás, credores da empresa entraram com processo na justiça que comprometeu este caixa e a saúde financeira da empresa, forçando a mesma a pedir Recuperação Judicial para tentar se reorganizar sem ter o bafo dos abutres no cangote.
                  Eu sai da empresa, vendendo minha posição, alguns meses atrás, após admitir que o cenário não favorecia e as perspeticas que se apontavam para a empresa eram bem ruins.Acho que saiu no momento limite pra mim.

                  Sim, meus amigos, realizei um prejuízo neste investimento, a operação não deu certo e por isto lhes digo que não me arrependo do que eu fiz, me arrependo na minha vida do que eu não fiz. Que bom que o prejuízo e responsabilidade é só meu e de mais ninguém. Se eu tivesse revelado a operação e alguém copiasse, imagina depois esta pessoa querendo me cobrar de alguma coisa ? Não me sentia confortável eu mesmo eu não tendo apertado o botão de comprar pro cara, em saber que mais de uma pessoa sai da operação deste jeito.

                   Meu prejuízo com a Viver foi de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).

                   Eu não perdi o sono com este prejuízo, não me deixou mal, foi um erro conciente de alguém que apostou em algo mas que não domina todos os fatores e o fator macro (economia) teve grande peso na situação da empresa e do setor, cuja demais perigam de seguir o mesmo caminho da RJ vide a PDG, por exemplo. Aparentemente somente Eztec e MRV estão conseguindo passar por esta tempestade.

                   Então é isto galera, o sonho acabou. A operação deu errado, eu perdi este capital.
                   Este é um resumo da história, se alguém quiser alguma detalhe, deixe nos comentários sua pergunta, ok, o post já ficou bem longo.
                   Você perdeu tudo Poney ?
                   Não, cara pálida, meu dinheiro em 2014 estava todo em Viver, mas em 2015, comecei o invetimento em outro papel, para parar de colocar os ovos em uma galinha só e procurar um ativo de melhor qualidade e boas perspectivas. Mas isto é assunto para outro post...

                   Bons investimentos !

                   Lambida do Poney !

48 comentários:

  1. Faz parte... Aposto, perdeu. Poderia ter ganhado, mas perdeu. Faz parte. Perdeu 80k, poderia ter perdido 120k ou ganhado 160k.

    Não é o recomendado pra ninguém, mas cada um sabe o q faz. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que a operação era arriscada, comprei este risco e por ser alto para ambos os lados, preferi a prudência e não deixar que mais alguém embarcasse nesta aventura.

      Perdi, fazer o quê ?
      O André Machado, conseguio trader disse que já quebrou umas 3 vezes. Ele se reergueu e hoje é outro investidor. Eu não quebrei mas mesmo assim a lição já me é suficiente para não mais arriscar assim.

      Lambida do Poney !

      Excluir
  2. Poney, ainda estou tentando digerir as informações. Infelizmente, o mercado não perdoa. Quanto investiu? Comprou e vendeu a quanto? Quanto tem hoje de patrimônio?

    Agora é bola pra frente!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investi 92k, perdi 80.
      Hoje tenho 120k devido a lá atrás ter parado com o all-in e decidido diversificar. Foi o que me salvou. Se eu tivesse continuado a comprar, o prejuízo poderá me levar a bancarrota.

      Excluir
    2. É, não é tão ruim a sua situação! Nada impossível de ser revertido no médio prazo.

      Excluir
  3. Lamento Poney, mas all in é brincar de roleta russa, né? Bem-vindo de volta às portagens, melhor sorte na próxima vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Guardião, all-in pode ser roleta sim mas também pode ser resultado de estudo, vide o trader que ganhou 232 mil com uma operação na Vigor. Ele estudou o papel, foi atrás e foi recompensado.
      Eu procurei lá atrás fazer a mesma coisa, não deu.

      Excluir
    2. Entendi, Poney. Mas veja, se hoje tivesse dados muito favoráveis em uma análise sua a respeito do rápido crescimento de uma small cap faria novo all in ??? Creio que não. E se não faria, é porque concorda que é roleta russa sim...

      Excluir
    3. Eu faria um novo all in sem problemas. Aliás, eu estava em um all-in até agora a pouco, só deixei de estar por ter comprado Sanepar para um trade.
      Roleta ou não você só descobre depois dos 9 meses quando vem o resultado (by Cumpadi Whashington)

      Excluir
  4. Nosssa... 80k eh brabo...eu ficaria doente por muitos meses após isso...Poney...vc ainda investe em FII? O que pensa a respeito deste tipo de renda variável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 80K não é pouco, mas se tem uma coisa que eu tenho é controle emocional e este tipo de coisa não me abala. Estou sóbriou e sereno, entendendo que o que fiz não deu certo e que o aprendizado fica desta tentativa de rentabilizar melhor meu capital.

      Sobre FII, eu já tive no passado, mas era em uma época romântica onde eu acreditava que necessitava de diversificação para uma capital míúdo que eu tinha na época. Não que eu tenho muito hoje, mas acho que FII pra mim é só lá na frente, quando eu já tiver um bom montante. FII é ideal para quem quer renda, não se importa com estar perdendo no capital e quer rendimento maior que poupança. Eu não quero renda, eu quero crescimento patrimonial primeiro, por isto escolhi ações que são imbatíveis para isto e não existe nada que potencialize o seu capital.Lógico, não existe nada mais arriscado também, mas enfim, minha tolerância a risco é alta, consigo ser frio e procuro seguir minha estratégia, tem hora que acerto, tem hora que erro, estou sentindo amadurecido como investidor e 80k mais pobre..kkkk

      Excluir
  5. Muito bom compartilhar a experiência. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não havia prometido que falaria da operação ? rs
      Sou do tempo que a palavra de um homem tinha valor, então se eu disse que iria contar independente do resultado, eu iria mesmo e assim o fiz.
      Não é vergonha nenhuma pra mim, conta com tranquilidade e sei que alguns poderão se beneficiar desta experiência.
      Aprendi e aprendo com outras pessoas compartilhando também, então bora continuar assim, compartilhando e compartilhando, porquê é fazendo merda que se aduba a vida ! hehehe

      Excluir
  6. Caraca
    R$80mil de prejuizo é muito!

    Nao era melhor abrir um boteco não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegou a este patamar pois não usei stop (depois conheci os axiomas de zurich mas daí já era tarde), eu via possibilidade da situação se reverter, mas veio dona Dilma, mercado imobiliário retraído e pra fuder grupamento obrigatório...quem consegue se manter assim ?!!

      Com 80k eu não abriria buteco, mas que dá para empreender com esta grana, ah dá !

      Excluir
  7. Cara,

    Apesar de você ter sido grosseiro lá no meu blog, não retribuirei na mesma moeda, e entendo ter sido difícil revelar este enorme prejuízo aqui no blog.

    Você errou, coloca uma pedra nisto aí e bola pra frente!

    Agora, o que me deixa pensativo é: Se as ações te tiraram 80K, você ainda vai continuar tentando?

    Com todo respeito, mas eu no seu lugar (sem entender nada da sua vida e nem tendo lido posts anteriores) eu tiraria isto como lição de vida, e somente aportaria em renda fixa, nem em FIIs que são renda variável eu iria.

    Axiomas de Zurique foi um erro na minha vida, ler isto 'abriu a mente trader, a mente do risco', sendo que o que enriquece mesmo é a paciência, o aporte mensal, mês a mês, o acúmulo e juro compostos (eu repito isto todos os dias a mim mesmo para evitar querer achar um caminho rápido para a riqueza).

    Desejo sorte, esqueça estes 80K, bola pra frente e esqueça ações ... Nem todos se dão bem com elas.

    ResponderExcluir
  8. Caro VC,

    Não fui grosseiro contigo.
    Eu apenas postei um comentário o qual não publicou até horas atrás quando visitei o seu blog, sobre o fato de você estar usando uma entrevista que o General Investidor fez, e colocar no seu blog.

    Eu acho que só bastava postar o link e deixar que seus leitores prestigiasse o blog do mesmo. Ao fazer o que fez, deu uma de chupim.
    Volto a repetir para que todos leia aqui no meu blog, já que no seu você não publicou meu comentário:

    Seria muito mais bonito se você tivesse ao invés de chupinhado o conteúdo, você mesmo ter feito uma entrevista do tipo com outro blogueiro, como por exemplo o Uó, Pobretão, Troll, estes das antigas que merecem tal reconhecimento.

    Eu não concordo com o que fez, acho que não ficou legal ter chupinhado o conteúdo, bastava ter feito a postagem do link, mas, cada cabeça pensa de um jeito, se você acha que está certo, ok.

    Sobre investir em ações, eu estou muito tranquilo em continuar investindo e não pretendo ir para a RF tão cedo. Eu agradeço sua sugestão, sério mesmo, mas acho que fez mais por não me conhecer através do meu blog. Eu tenho 120k no momento em 2 papéis e não me vejo fazendo B&H tão cedo aqui na banânia.

    Sua tolerância de perda com ações é pequena eu sei, e fico feliz que tenha se encontrado no seu modo de investir. Se os FIIs estão dando o resultado que espera, quem sou eu ou outro para dizer que você está errado ?! Cara, continua !
    A melhor coisa sempre disse aqui é ter a tranquilidade nos investimentos. É poder dormir sossegado. E eu durmo desde 2014 até hoje assim. Eu não me desespero por nada, como eu disse, meu limite de perda é grande, não me abalo por qualquer coisa, então posso correr um risco maior sem ter medo do psicológico me obrigar a fazer uma cagada.
    Continuarei no mundo das ações e só um dia, quando estiver assim grandão que nem o Heavy Metal, Holding Scott, Guardião do Zé Mobral ou a lenda Viver de Renda, daí eu vou para a RF!

    ResponderExcluir
  9. Caro Poney..

    Muito legal vc ter contado a sua estratégia. Ainda mais por ela ter sido tão perdedora como foi. Meus parabéns pela sinceridade.
    Existe muitos leigos que leem a blogosfera de finanças, e é importantíssimo eles perceberem que nem tudo são flores.

    Já perdi muito dinheiro também, ou por erro de estratégia, ou por custo de oportunidade, enfim ... foram várias lições.


    Até com tesouro direto eu já perdi dinheiro...Perdi (ou deixar de ganhar) com várias ações... Já perdi dinheiro em empreendimentos...Já fui enganado, mesmo achando que eu era espertão.

    Quem busca o enriquecimento tem que lidar com isso. Espero que tenha mais "sorte" daqui pra frente.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk...achei engraçado esta parte:
      "Muito legal vc ter contado a sua estratégia. Ainda mais por ela ter sido tão perdedora como foi."

      Eu não tenho problema nenhum em contar o que aconteceu, acho que quem tá na chuva é para se molhar. Não deu certo, paciência. Agora é investir melhor, aprendendo com esta experiência a não ficar fazendo position em empresa em dificuldade.

      Lambida do Poney!

      Excluir
    2. E pensar que tem gente que se desespera a ponto de arrancar os cabelos quando perde cenhão na rua.

      Chega até a ser um contrasenso mas...

      Não me lembro onde li mas aprendi que devemos não sentir desespero mas sim orgulho de perder qualquer quantia de dinheiro pois mostra que temos e que temos plena capacidade para conquistar tudo de novo e ainda mais.

      Não estranho a sua reação frente a essa perda pois só mostra o quão preparado está para as adversidades do mundo dos investimentos.

      Meus parabéns

      Excluir
    3. Mestre, eu consigo lidar com a perda pois lá atrás quando eu fui investir, minha vida possibitou isto. Cada uma deve avaliar o risco do que está fazendo e as consequências positivas e negativas. Então foi algo calculado, eu sabia o que poderia acontecer.

      Alguns dizem que certos prejuízos significa custo de aprendizado, no meu caso o custo foi um pouquinho caro rs

      Tem gente que não tolera perdas, o psicológico da pessoa abala totalmente, não tem condições de ficar exposto em RV. A estes o ideal mesmo é ficar na RF, pois se vier para a RV é capaz de fazer muita bobagem e ficar traumatizado.
      Eu ainda sou jovem e tenho como recuperar este preju, agora é correr atrás disto.

      Valew pelo apoio !

      Lambida do Poney !

      Excluir
  10. Cara, incrivel seu relato!

    80k é muita grana, se tivesse dado certo vc estaria com quanto no final? QUal era sua meta de stop gain?

    Sobre arriscar agora ou não, fico em dúvida e por isso minha intenção é deixar 50% em RF e 50% em RV. Atualmente tenho 28% em RV e acho que estou caminhando muito lentamente pra lá. Quero "adiantar esse movimento" pois dessa maneira vou bater essa meta apenas em 2017.

    Abraços! Assino seu blog desde quando eu usava outro aplido aqui na blogosfera!:D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá M1M, prazer de vê-lo por aqui, ainda que com novo nick...rs

      Quando eu fiz a venda da carteira e fazer esse all-in em Viver, eu tinha a exata noção do que estava fazendo e que não ia me trazer problemas, pois sendo solteiro e sem filhos, se eu perdesse esta grana não me traria problemas familiares, seria algo apenas que eu teria que lidar comigo mesmo, então fica mais fácil quando se tem uma vida assim.

      Quem é casado para fazer uma operação assim não recomendo, a não ser que com o conhecimento da patroa, combinem e compartilhem tudo, e havendo concordância, se der certo ótimo, se não, que ambos assumam o prejuízo, mas de forma alguma abale o casamento.

      Sobre você estar querendo vir para a RV, eu acho que você perdendo o momento de entrada um pouco pois o rally do impeachment, onde a bolsa se animou, já vem ocorrendo algum tempo. Você devia já estar migrando lá atrás, quando o Brasil estava na merda, e váaaaaarias ações estavam no fundo do poço a preço de pechincha. BBAS3 a 12, PETR4 a 5 e por aí vai. Entrar em RV agora só com algum estudo, tá certo ?! Estude a empresa que quer investir, participe de fóruns de investidores, compre relatórios e assim você vai aprendendo sobre a empresa e o setor onde ela atua. Isto te dará uma clareza maior na hora de investir e para onde o vento está soprando no momento. Com informação e educação financeira, conseguimos fazer melhores investimentos.

      Sobre seu nick, tem vergonha do seu passado ? Eu não tive vergonha de assumir meu preju, acho que na tua vida de investidor, você não deveria ter vergonha ou sei lá o que de divulgar quem já foi um dia. Faz parte da sua história, então se quiser falar quem era antes, estou pronto ouvindo hehehehe

      Excluir
  11. Cara, sua história só me faz pensar que venho fazendo a coisa certa. 80k é muito dinheiro. Acho que vc deveria voltar a estaca 0, tentar fazer a coisa mais lenta, chata, porém correta. Nada de All in, diversificar, esquece especulações, vai nos fundamentos. Os ganhos demoram, são pequenos, mas são exponenciais. Paciência meu caro, ficar rico não é fácil se não tava cheio de milionários por aí. Espero que venha a agir com mais sabedoria advinda da sua experiencia. Abraço amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sovina,

      Me perdoe pelas vezes em que te visitei e não deixei uma palavra de apoio. Eu via teus resultados negativos e ficava pensando em quando você daria a volta por cima e pra mim eu não queria aquilo, queria buscar valorização mais rápido.
      Eu te agradeço pelas palavras, talvez o colega não tenha paciência o suficiente para escrever, mas estou curioso de como minha experiência pode ter ensinado algo a que me segue.
      Eu já pensei nisto que você disse, mas confesso ainda não desisti de focar em menos ativos para ganhar mais. O que muda aqui é investir em companhias melhores do que eu fiz.
      Bom ver que está dando a volta por cima, e que o lucro está vindo finalmente.
      Mas lucro bom é lucro no bolso, então estas que estão positivo, atenção: acompanhe de perda e não tenha receio de ceifar quando vc perceber um movimento de retração/tendência de baixa.
      Ficar no papel e segurar e não vender e entrar no prejuízo é a melhor forma de continuar ficando estagnado no capital.
      Realize lucro e reinvista, acho que o caminho é por aí.BBAS é uma forte candidata a ser limada assim que alcançar os 25/27 mango.
      Você tem uma boa carteira, com destaque para UGPA e EZTEC, muito bem administradas e com foco.ABEV não é boa, ela é razoável, apesar deste tamanho todo, não valoriza teu capital, tem um caixa absurdo e não distribui dividendos bons, eu limaria ela numa boa.

      Lambida do Poney !

      Excluir
    2. Poney, vou comentar de novo, sinta-se a vontade para nem aceitar meu comentario.

      Seus conceitos de renda variavel estao todos errados.

      Veja bem o que voce escreveu acima: Nao precisa vender por que ficou no lucro nao, voce deve è permanecer o maximo de tempo possivel nas empresas boas, esquecendo preco e cotaçao. Cotaçao segue lucro.

      Mais uma vez sugiro a voce renda fixa, voce perdeu 80K e continua com a mesma cabeça, nao aprendeu com o erro e permanecera errando.

      Eu nao sou o bonzao, perdi entre 5K a 10K com bolsa, e depois disto so voltei quando me senti preparado e descobri que fundamentos valem mais que analise tecnica e trades, e que preço nao serve para nada, so pra nos fazer girar patrimonio.

      Abraco e sucesso

      Excluir
    3. Estou errado ? Não.
      Cometi um erro ? Não, afinal fiz uma aposta, baseada em estudo, mas fatores fora do meu controle afetaram a empresa que eu investia e isto levou ao prejuízo por eu ter realizado o mesmo, pois até então era só hipotético.

      Ainda não é o momento para a RF, vou estar engessando o capital que não é lá aquelas coisas e que precisa ainda crescer.

      O que posso lhe dizer é que ao invés de fazer trades em micos, farei em empresas com melhores situaões, o que diminui o risco de uma nova situação como esta. Não sou o mesmo Poney de 2014, de lá pra cá estudei muito, então acho que estou melhor preparado.

      Eu admiro você pelos seus resultados que serve pra você, não pra mim. Se sua estratégia lhe tras a paz e resultados que precisa, está ótimo, quem sou eu para dizer que você está errado !

      Abs

      Excluir
  12. E ae poney, blz cara?
    Fico triste pela sua perda,mas ao mesmo tempo feliz por nao estar abalado...
    Quando comecei pensava igual a vc queria ganhar muito, tentei comodities agricolas, perdi 5k quando tinha apenas 14k, depois telexfree perdi 9k, porem ja estava mais maduro, e sim sabia q era fria, mas tentei surgar a onda, hj arrisco em empréstimos... perdi um pouco mas até então tenho ganhado bem mais...
    O que quero dizer pra vc é... ja que gosta de arriscar e aceita perdas, pense em empréstimos nao é simples e nem vai te deixar rico... mas tende a trazer bons resultados... e se vc quer arriscar de verdade pense em fazer trade em commodities no qual vc opera alavancado... sinceramente eu nao pretendo fazer nunca mais... mas q eh divertido eh... kkkk

    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Scott !!!

      Realmente se tem uma coisa que não estou é abalado. Alguns estão com dificuldade em entender isso...rs, mas a verdade é que entrei na operaçãos secreta sabendo de todo o pontencial de ganho ou perda que poderia ter. A operação não deu certo e o resultado veio. Paciência. Eu tenho tolerância a risco, e outros não tem. Cada um sabe de si, eu sei que o jogo continua e eu estou nele!!

      Agradeço a dica dos empréstimos, mas já fiz 2 vezes e não gostei da experiência. Além da demora em reaver o capital, comprometeu relacionamento pessoal, então deixei pra lá, não é a minha praia.

      Continuo acompanhando-o...e parabéns pela guinada nos investimentos.

      Lambida do Poney !

      Excluir
  13. Caramba 80k. Poney seja mais humilde, não estou falando em manter a sanidade mas de admitir o erro. Isso aí é um erro enorme seu sim, não do governo nem da sorte.
    Só meia duzia na terra ganha dinheiro assim, no longo prazo a maioria só perde. 80k te dariam 900 reais de renda todo mês coçando o saco... muito dinheiro pra desdenhar.

    Até empatar esse prejuízo vai demorar anos, olha o custo de oportunidade!

    Boa sorte e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CF !

      Se venho aqui e dou a cara a tapa para que os colegas esbofeteiem, isto não é ser humilde ? Aceitar as críticas procurando obter delas algo para seguir daqui em diante ? Meu caro, sei o que representa 80k, sei o quanto eu tive que abrir mão de várias coisas para juntar este capital, sei que ganhá-lo de volta não vai ser facil, mas não desdenho da situação que me ocorreu.
      Eu fui até o fim da operação e isto pra mim é meu maior sucesso.
      Quando você tem uma convicção, você deve seguir até o fim. Existe uma diferença de ter conviccção e ser teiomoso. Não continuei insistindo na operação pra provar que eu estava certo. Veja, meses atrás da empresa pedir a RJ, eu já tinha saído fora dela. Não fui até o fim pq o fim este sim me deixaria com um preju ainda maior.
      Se eu fosse querer estes 900 reais mensais, eu não estaria na RV. Não é o momento de engessar o capital, então tudo ao seu tempo.

      Bora trabalhar para fazer o que eu ainda tenho crescer.

      Abs e grato pela visita!

      Excluir
  14. Poney,

    Antes de mais nada, obrigado pela citação!

    Confesso que fiquei chocado com o seu relato, afinal, eu não gosto de perder nem um real, imagine quase cem mil deles!

    De toda forma, você foi muito corajoso de compartilhar isso com a blogosfera financeira e, o mais importante, ter a consciência que isso foi o "preço" do seu aprendizado.

    Parabéns pela atitude!

    Eu, pessoalmente, já perdi tanto em B&H como em trades, mas também ganhei, e somando tudo, acredito que estou no lucro...

    Acredito que vale a pena fazer trades sim, mas com um dinheiro SEPARADO do seu patrimônio, ou seja, o tão famoso CAR.

    Recentemente ganhei uma grana boa em mais um que fiz e comprei várias coisas que estava precisando. Agora, com a Bolsa nos 6x, não compensa, porém, quando ela cair para os 3x, é hora de voltar às compras.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IL !

      Te citei pois foi o exemplo mais recente que conheço de gente que cansou de investir sério na Banânia e decidiu limar a carteira para tentar outra estratégia com seu capital. Muitos vão dizer que perdemos a cabeça, onde já se viu, fazer isto e coisa e tal.

      Você agora me entende melhor por ter feito também a limada e eu não te critico, eu te apoio, pois entendo perfeitamente teu raciocínio e desejo.

      Que bom que fez trades bons, o mercado é cíclico, se prepara para o próximo inverno, com certeza pegaremos pechinchas !

      Abs

      Excluir
  15. Poney,

    Acabo de conhecer seu blog pela citação no post do Surfista.

    Não julgo sua decisão porque seria mais do mesmo, já que eu sigo a tradição fundamentalista e você já deve imaginar o que eu diria sobre esse all in. Mas, principalmente, não julgo porque o dinheiro é seu e não há nada mais digno que errar e perder dinheiro pelas próprias decisões. Aliás, Deus me livre de perder um centavo que seja pelas decisões dos outros.

    Admiro sua coragem e sua preocupação em não publicar a operação afim de não influenciar outros investidores. Nós aqui influenciamos sim, e apesar da perda ou ganho ser responsabilidade de cada um, é um fato que somos todos amadores e a maioria com estratégias totalmente suscetíveis à influências externas.

    No mais, agora é bola para frente. Estou certo de que amadureceu com este erro e desejo-te sorte nesta caminhada.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PM !

      Que post é este, não sei o blog que cita mas fiquei curioso.

      Obrigado pelo comentário, está bem ponderado, não coloco ou tiro uma vírgula dele.

      Abs

      Excluir
  16. Poney, já vinha acompanhando seu blog, mais de fato é meu 1º comentário por aqui.
    80k é muita coisa, mais entendo e acredito na estratégia que você usou, cada um segue aquilo que lhe deixa mais tranquilo e vejo pelos comentários acima que você assimilou muito bem a perda(aposta).
    Quando entro em um investimento, sempre aposto levando em consideração a pior coisa que pode acontecer, restando então a espera dos resultados com a consciência do risco.
    Não tenho ações, pretendo entrar um dia, hoje tenho 43% em fiis e o resto em RF, no meu caso, uso da estrategia de apostar um pouco mais em um papel e sempre acompanhar, gerou lucro acima de 40% efetivo o lucro e aposto em outro, e se esta caindo e ainda acredito no papel, vendo uma parte e deixou outra parte na aposta, sigo o caminho de ou ganho o dobro ou perco a metade.
    Bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo e obrigado pelo comentário !
      Você está certo na sua estratégia. Se lhe trás conforto, deve continuar nela, independente de alguém que lhe diga que está errado, afinal o dinheiro é seu !
      Isto não significa que não deva escutar o que os outros dizem, acho válido refletir sobre o que as pessoas estão recomendando, só acho que a palavra final e decisão deve ser sempre sua, através de reflexão e análise.

      Abs

      Excluir
  17. Cara, só tomei conhecimento deste post agora.
    P.Q.P, como vc me faz uma desta Poney!!!!!!
    All In jamais!
    Nada errado em apostar em empresas em recuperação judicial, eu mesmo tenho umas duas ou três na minha carteira. Mas tem que ser dinheiro do cafezinho oras!
    Bom, deixa a bronca de lado, vc nem precisava estar ouvindo isto pois tem ciência do que aconteceu. Mas tenho que elogiar sua humildade em relatar o caso, neste pondo você está de parabéns!!!
    Siga em frente meu amigo!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. All-in foi minha escolha, consciente e não influencida por ninguém. Naquele 2014 tomei esta decisão firme e levei a operação até onde podia. Quando vi que não dava mais, assumi o prejuízo. Me sinto vitorioso e mais forte por ter ido atrás de minhas convicções ainda que estas tenham me levado a pagar este curso caro de 80k..rs
      Continuarei sim por aqui no blogosfera, não é este resultado que me derruba não !
      Sigo em frente, crina erguida e confiante no futuro !
      Obrigado pelas palavras!

      Lambida do Poney !

      Excluir
  18. Parabéns por compartilhar a sua experiência. Um grande sinal de inteligência e maturidade é aprender com as experiências negativas.

    Gostaria também de comentar algo que você colocou nos comentários:
    "Roleta ou não você só descobre depois dos 9 meses quando vem o resultado"
    Na minha opinião, o resultado não indica se é roleta ou não. O que indica se é roleta é o risco da operação. Uma operação arriscada continua arriscada, mesmo se o resultado for positivo.

    Mais uma vez, parabéns pelo post. Certamente vai levar várias pessoas a reavaliarem sua estratégia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pertinente seu comentário Lux Textum e te agradeço por ele. Não necessariamente acho que as pessoas não devem fazer o que fiz, só acho que talvez possam fazer melhor!
      All-in como estratégia de potencialização de capital vai continuar sendo usada.
      Como fazer e quando, vai de cada um.

      Abs

      Excluir
  19. Cheguei aqui pelo surfista e fiquei supreendido pelo alto valor, estou há 2 anos sofrendo pra juntar 60k e não suportaria uma perda desse tamanho, pra depois realizar o tempo de privações que foram para o ralo, mas se você aprendeu alguma coisa com tudo isso então está valendo. Abs do jovem frugal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Jovem, cada um suporta mais ou menos perda. Eu entrei consciente do que podia acontecer, de bom e de ruim, então não deixou nenhum trauma, sequela ou coisa parecida em mim.
      Me privei de coisas para montar uma carteira ? Sim, afinal quem não poupa não tem nada. Continue poupando e se a espero que a minha experiência lhe sirva, afinal não precisa repetir o mesmo caso que eu. Se for fazer uma operação parecida, determine um stop de perda e monitore bem de perto e controle seu emocional. Acho que seguindo estes 3 passos, fica mais fácil estancar perdas sem chegar ao montante que eu cheguei.

      Abs

      Excluir
  20. Olá Poney!

    Essa é a primeira vez em seu blog. Cara muito legal essa atitude de mostrar a estratégia após executá-la, Você está corretíssimo no sentido de que, querendo ou não, acabamos (eu não pois meu blog é super recente) influenciando na tomada de decisão da galera (eu já me ferrei por tentar espelhar operação).
    Parabéns ai pela atitude e siga em frente! sucesso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita !

      Eu desde antes de iniciar a operação pensei na responsabilidade que tinha eu divulgar algo de alto risco. Pensei e tomei a decisão de só lá na frente fazer isto. Alguns apressadinhos resmugaram por isto mas nem dei bola, o que importa é que estou bem tranquilo comigo mesmo de que o prejuízo é só meu, de mais ninguém.
      Se tivesse ido na onda destes 2 ou 3, eu teria talvez influenciado alguém a entrar e colocar em risco um capital que não podia perder.
      Embora não sou eu que aperta o botão "comprar" ou "vender", imagina você se sentir de certo modo responsável por aquela pessoa ter depositado uma confiança de que você conseguiria se dar bem e por conseguinte, ela também se daria ?!
      Então ao divulgar o resultado, não fiz nada demais, acho que é minha obrigação e de qualquer outro que tem um blog. O que não pode é divulgar mentira, fatos inverídicos, isto aí sim é falta de caráter, de vergonha na cara e princípios!
      Então seja o sucesso ou fracasso, vocês aqui sempre terão a verdade acima de tudo.

      E vamos "trabaiá" para recuperar este prejú !

      Excluir
  21. valeu a experiencia poney.
    eu tenho um amigo que fez all in e só aporta na ambev.
    os seres humanos sao mt interessantes.

    E ele diz que faz isso pra nao correr muito risco na bolsa.

    O all in do pobreta na eletropaulo e agora o seu tem muita coisa pra ensinar ao pessoal.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu amigo está certo se ele quer empacar o capital e fica na renda variável.

      Se ele quer crescimento de dim-dim, deveria estar numa empresa com maior volalitidade ou que apontasse movimento altísta claro como PETR,MDIA,MGLU. Não são papéis melhores que ABEV em fundamentos, mas quem liga pra porra de fundamentos quando é a parte gráfica que tá mandando comprar ?!! kkkk

      Papéis que claramente se beneficiaram do impeachment e que estão dando um show em muita empresa boa por aí.

      Sobre o all-in do Pobreto, foi melhor que o meu pois a ELPL4 apesar do governo ter fodido com o setor elétrico, ela tinha fundamentos bem melhores que a minha, então a operação dele tinha um grau de segurança maior.

      obrigado pela visita !

      Excluir