domingo, 7 de julho de 2019

Custódia Remunerada: vantagens e desvantagens

                   Olá pessoal, como vocês estão ? Tudo mil maravilhas ?
                   Hoje quero trazer mais uma dica para você que quer ganhar algum dinheiro extra.

                   Hoje quero falar de Custódia Remunerada.
                   O que é isto Poney ?
                   Bem, a Custódia Remunerada (CR) é uma forma que as corretoras e bancos criaram para fomentar e controlar o mercado de aluguel de ações.
                   Fomentar porquê nem sempre as pessoas colocam suas ações em aluguel tendo ativos com baixa oferta de ações a serem tomadas na proporção inversa a altas taxas.
                   Controlar porquê sendo a própria corretora que passa a controlar a ação, ela pode fazer as operações que quiser, nos termos que quiser, tirando do investidor a possibilidade de ditar qual a taxa a ser recebida e por qual modalidade (reversa ao doador, ao tomador, etc).
                   Alugar ações já foi um parto no passado e tem ficado mais fácil com o passar do tempo, mas por muitas vezes o ganho é irrisório e não compensar alugar ou colocar para alugar, pois depois ainda tem a obrigatoriedade de lançar na declaração do IRPF a operação.
                   Estes tempos atrás quando abri uma conta no BTG Pactual, me foi oferecido para colocar em custódia remunerada minhas ações. Declinei pois sinceramente não me interesso pelo assunto, mas para quem quer ganhar algum dinheiro nem que seja pouca coisa sem precisar fazer nenhum esforço, pode ser interessante, então este post é para compartilhar esta informação.
                   Funciona assim: A corretora te fornece um contrato onde específica que ela vai ter liberdade de alugar os ativos da sua carteira e te pagar uma taxa por este aluguel e que você da aprovação do contrato em diante está ciente que ela fará isto. O grande pulo do gato está que você pode vender suas ações a qualquer momento, diferente do aluguel tradicional onde a reversibilidade da operação pode fazer esta operação de venda levar dias até que as ações estejam de volta a sua conta na corretora.

Quem atualmente oferece Custódia Remunerada ?

Não encontrei nada no site da:
    • Modal
    • Mirae
    • Rico
    • Clear
Se tem este serviço, só ligando para lá para saber.
Quer dizer que a Custódia Remunerada é boa então Poney ?

Boa para alguém, não para todo mundo e nem toda hora. Vai do momento do investidor, do que ele quer pra si.

Como eu disse, com a Custódia Remunerada, o poder que é seu de definir qual a taxa que você deseja receber para alugar suas ações, este poder você está transferido a outrem. Se outrem decide achatar as taxas, não só você como o mercado como um todo perde. Quanto mais gente usando a CR, menos gente tem decidindo as taxas,  o que gera menos concorrência e portanto menos variação nas mesmas, o que considero ruim.

Outro ponto. Digamos que você tem uma posição já estabelecida na empresa X e não quer mais fazer compras nela. Se você usar a CR, estará colaborando para os vendidos baterem na sua ação. O resultado disto é que você está trabalhando contra si próprio, pois o intuito é sempre ganhar dinheiro com a valorização das ações, certo ?

Por outro lado, se você faz compras mensais, você não gostaria de poder comprar sempre barato esta ação X pois não gostaria que sua cotação andasse demais até sua próxima compra ? Pois é...isto é que está acontecendo neste momento com várias ações se valorizando na casa de 2 dígitos em menos de 30 dias...VVAR3, BIDI4, EZTC3 só para dar alguns exemplos. Então neste caso a CR pode te ajudar nisto, pois dá munição para que os vendidos pressionem a cotação para baixo.

Resumindo então fica assim:

Vantagens:

    • Menos burocracia para você alugar suas ações
    • Ideal para investidores sem tempo de ficar mexendo no home broker
    • Você rentabiliza a sua carteira de ações
    • Você pode vender suas ações a qualquer momento
    • Se você pretende ir aumentando a quantidade de ações de uma mesma empresa, colaborar alugando as atuais pode ajudar os vendidos a baterem nela e manter a cotação "sob controle", proporcionando a você a possibilidade de voltar a fazer compras com menos spread entre a compra do mês anterior e esta atual
Desvantagens:

    • Você transfere o poder a uma instituição para que ela tome as melhores decisões sobre este aluguel. Tais decisões podem vir a ser boas para ela e não para você.

          Então é isto pessoal.
          Alguns podem achar que por sermos pequenos investidores, pouca influência temos na movimentação dos ativos. Pode até ser. O fato é que a CR não existiria por aí se o mercado estivesse com boa oferta de ativos para aluguel. Na minha visão, está faltando papel na hora de shortear e estão recorrendo a nós pequenos investidores como forma de ter mais papéis para isto ao mesmo tempo que controlam a taxa de aluguel.
                Disclaimer: Eu não tenho nenhuma ação nestas corretoras que tem carteira remunerada, não ganhei nada para fazer propaganda e se na minha corretora tivesse a CR, muito que provável que eu não adotaria, pois acredito que a decisão deve ficar na mão do dono do ativo e não das instituições, no entanto, a CR pode ser uma via interessante de ganhar algo para quem não está ganhando nada ao deixar suas ações paradas na conta, nem que seja para ganhar algo que pague algumas corretagens.

                Bons investimentos !

                Lambida do Poney !

9 comentários:

  1. Esse tipo ai não conhecia. Só o aluguel tradicional mesmo
    E por falar nisso, eu só descobri o aluguel tradicional há pouco tempo. Na rico não achei a função automática, aí eu mesmo que escolho as taxas. No meu caso, tenho feito média de um aluguel por mês. Sò que geralmente cai muito pouco tb.. trabalho com taxa de 4%a.a isso pq foi uma que me veio na cabeça já que não tenho ideia de qual é o padrão do mercado. De qualquer forma, é bom conhecer todas as formas de aumentar seu rendimento
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !
      Para você conhecer qual a taxa média que o mercado vem oferecendo, consulte o site da B3. Um exemplo sobre Cielo:
      http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/emprestimo-de-ativos/renda-variavel/emprestimos-registrados/renda-variavel-8AE490CA64CD50310164D1EFD6412F1C.htm?empresaEmissora=CIELO%20S.A.&data=05/07/2019&f=0

      Lembrando que VOCÊ pode colocar qualquer valor que quiser para alguém alugar, as ações são suas, vc não está colocando a corda no pescoço de ninguém...rs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Muk, obrigado pela visita !
      O que eu puder compartilhar, to fazendo.
      Assim como já beneficiei-me de dicas de outros, quero poder fazer o mesmo!
      Abraço !

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Tenho a custódia remunerada da XP, vale a pena, sempre pinga algo na conta.

    Outro problema, além desse de que a decisão do aluguel cabe à corretora, é na hora de declarar o imposto. Os dividendos das ações em custódia são repassados de quem alugou, dá um trabalho para arrumar na hora da declaração, mas é só.

    http://antipoda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre dito que os dividendos/JCP são do dono da ação e em nada tem relação com quem aluga, ou seja, esta estória de que quem alugou é responsável pelo repasse está muito estranha, verifique com sua corretora ! Me estranha seu relato!

      Excluir