quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

XRP: Encerramento de posição

               Olá beninos e beninas !

               Post com título estranho este né, ainda mais para quem fez o penúltimo post falando sobre HODLING...

                Pois é. Existem momentos onde se insistirmos em algo que claramente está enrolando, podemos pagar um preço alto pela teimosia.

                Eu sempre soube que a tecnologia da Ripple Labs, o digital XRP e a XRP Ledger eram o futuro da transmissão eletrônica do dinheiro. Rápido e confiável, vieram pra ficar e fazer o papel que o Bitcoin não conseguiu devido a suas limitações. Também sempre soube que pairava uma nuvem regulatória sobre digital assets nos EUA e isto freava um investimento mais pesado por parte de fundos e empresas.
                Ao longo dos anos o Bitcoin e Ether foram clarificados pela SEC (equivalente a nossa CVM) como sendo ativos que não são securities e por isto foram legitimados e isto abriu caminho para a expansão de sua presença, enquanto outros ativos o SEC não mais se manifestou ou não, deixando sempre pairar no ar de que pessoas e empresas andavam ou não fazendo emissões de valores de forma não-autorizada. Então pairava sobre a Ripple esta possibilidade de que a empresa havia emitido valores sem a respectiva autorização do SEC, tal qual acontece a empresas brasileiras e que a CVM vai lá e pune os emissores.
                Ontem (22/12/20), tornou-se público o processo movido pela SEC contra a Ripple Labs e seus 2 principais executivos, onde a SEC acusa a empresa de ter levantado até US$ 1.3 bilhão com as vendas de XRP ao mercado ao longo dos últimos anos. A acusão é que a empresa fez a venda, mesmo sabendo que o ativo XRP poderia ser considerado em algum momento no futuro como uma securitie e sendo assim, somente com autorização da SEC isto poderia ter ocorrido.
                O processo quer:
      1. que a empresa pare de vender XRP ao mercado.
      2. devolva todos os ganhos indevidamente obtidos
      3. proibir os réus de participar de qualquer tipo de oferta de ativos digitais
      4. paguem multas se forem considerados culpados
      5. conceder qualquer outro alívio que o tribunal possa considerar justo e adequado para o benefício de investidores.
                Ou seja, o processo não quer extinguer a empresa ou a tecnologia. Visa apenas multar a empresa pelos anos em que fez grana vendendo ao mercado um ativo que não era autorizado pelo SEC.
                A empresa se defende dizendo que o SEC está perseguindo o setor de inovação digital e é contra o avanço tecnológico. Que vai provar que não fez nada de errado e que vai brigar por isto e não aceitar acusações sendo que não fez nada errado.
                 Em função de tudo isto, chegou a hora de eu stopar.
                 Um processo desse não é algo que se ignora, estamos falando da SEC e por mais que a tecnologia da empresa seja fantástica, existem reflexos nos negócios em virtude deste processo, reflexos estes que já vi começarem deste ontem (22/12) que foi a deslistagem do XRP em 2 exchanges (não representativas em tamanho) e 1 plataforma de negociação. Em virtude do processo da SEC, estas empresas acham melhor aguardarem o processo terminal para voltar ou não a negociar, o que considero justo, sob a hipótese que mesmo após o processo da SEC, se continuarem a comercializar, talvez de alguma forma pudessem sofrer alguma penalidade da SEC por isto,então preferiram não arriscar.
                Como este processo eu vejo se arrastando, o mercado vai sofrer com o medo e incerteza e veremos a cotação do ativo fazendo a cada dia novas baixas.
                 Se uma coisa que 2020 ensinou-me foi: Se for pra panicar, panica logo !
                 Ou seja, não fique no navio enquanto vê ele lentamente afundar, pegue seu bote inflável e pule na água logo !
                Então o resumo deste hodling que foi o mais longo que fiz ,foi de um lucro na operação de 20%. 
                 É uma pena que exista uma briga política, de egos e interesses (como sempre existiu) e que isto respinga nos investidores. Muitos dizem que bastará o Biden assumir como presidente, para o tom do mercado de Crypto mudar para melhor, pois diferente do Trump, a administração Biden seria a favor da inovação e digital assets.
                 Lucro bom e lucro no bolso e dado a dimensão do risco agora que se manifestou, não posso ignorar e continuar holdando, então zerei e vou ser feliz em outro lugar. Se até mesmo em 2021 vier uma clarificação (regulamentação) sobre o XRP e outros ativos e que mude o cenário para melhor, posso até voltar a investir, por ora, não quero pagar pra ver o que dará este processo e quero levar uma vida tranquila.

               Bons investimentos !

               Lambida do Poney !

Nenhum comentário:

Postar um comentário