segunda-feira, 11 de março de 2013

FIIs e suas informações

Eu invisto em FIIs (Fundos de Investimento Imobiliários).
Como costista de alguns FIIs, sempre busco saber onde estou investindo, buscando aprender sobre o FII que pretendo comprar ou que já comprei. Acredito que todo investidor responsável, tem que procurar se manter informado sobre o mercado, até para que depois devido a ignorância própria, não o culpe por eventuais perdas financeiras ou de oportunidade.

Eu estou atento aos lançamentos para 2013. Penso que investir em FIIs, é uma forma de buscar diversificação nos investimentos, diluindo o risco, mas mantendo uma boa rentabilidade e o mais importante: dando menos dor-de-cabeça do que colocar um inquilino no seu imóvel, fazer pagamento de impostos,etc.

Eu adoro ter a sensação de que estou:
  • colocando meu dinheirinho suado em vários imóveis, ao invés de me concentrar em 1
  • de saber que vou receber os rendimentos e é fácil fazer o reinvestimento deles
  • de que vou poder me desfazer facilmente de parte deste patrimônio, ao invés de ter que me desfazer de um imóvel inteiro se tivesse investindo em um imóvel real
  • de que estou investindo em algo que acompanha a inflação e/ou tem a cota valorizando ao longo do tempo
Enfim, eu acho que FII tem que dar tranquilidade ao investidor. Você tem que ter acesso ao que está ocorrendo com o FII, o gestor tem que divulgar as informações, mas com frequência, até para desmentir boatos.

Muitos FIIs foram lançados em 2011, com um boom em 2012, aliás 2012 foi um excelente ano para quem investiu, talvez 2013 não seja tão bom, mas ainda assim, investir em FIIs tem muitas coisas bacanas em relação a investir diretamente em ações ou ETFs.

Tenho percebido na blogosfera, comentários de colegas relatando alguns pontos com FIIs que tem desagradado e acho que quem pretende investir, deve tomar ciência destes pontos, e quem for cotista até nos ajudar a mudar esta situação.

Situação 1: FII opaco
Um FII opaco pra mim é aquele onde eu não consigo ver o que tem dentro dele exatamente.
Por exemplo, eu gostaria de saber a composição do fundo BCFF11B.
Não encontrei no site da Bovespa, forma de ver isto. No máximo, lá é dito que o fundo é composto por 18 FIIs, Certificados de Recebíveis Imobiliários (“CRI”), Letras Hipotecárias (“LH”) e Letras de Crédito Imobiliário (“LCI”).
Quem são estes 18 FIIs ?
Por quê quero saber ?
Oras, porquê sou cotista, porquê quero analisar a alocação feita pelo gestor, e se eu não estiver contente, "os incomodados" que se retirem, certo ?
Alguns talvez falem que para proteger de especulação, o fundo se reserva o direito de resguardar e não divulgar esta informação. OK. Mas precisa ser pra todo mundo ? Não poderia divulgar isto para o cotista ?

Situação 2: Site para o FII
Outra coisa que me incomoda, é esta questão de as vezes sabermos de informações em "off", por membros de fórum, ao invés do próprio gestor se manifestar publicamente.
Se ele não pode, não quer, ou não é o caso de divulgar como "fato relevante", que divulgue isto via mailing, via um site para o próprio fundo, tal qual o site que fiquei boquiaberto e dou os parabéns que é do BRCR11. Por quê todos os FIIs não poderia ter um site assim ?
Como fotos do imóvel, detalhes, informações aos cotistas e tudo mais ?
Pra você BRCR11, eu tiro o chapéu !

Dado o montante de recursos que eles captam, ter um site na Internet é ridículo de fácil.
Acho que falta um pouco de vontade de profissionalizar a coisa.
Até hoje só encontrei este site para FII, uma pena.

Situação 3: FII com informação desatualizada no site da Bovespa
Todo FII tem no site da Bovespa uma página contendo informações sobre o Regulamento, Perfil do FII com informações básicas sobre o mesmo, Rentabilidade e Comunicados.
É chato você clicar em Rentabilidade, por exemplo, no FII VRTA11, e descobrir que a rentabilidade está atualizada só até dezembro/2012. E estamos já quase na metade de março...
Daí meu amigo, você pode tentar outra forma de obter esta informação indo na parte de comunicados, e ver se temos o último relatório mensal atualizado, onde nele normalmente consta esta informação.
Muitas investidores tem vários FIIs em carteira, ficar entrando em cada um deles para procurar estas informações vai consumir tempo, entao seria muito bom se o link Rentabilidade, apontasse para um documento atualizado. Isto facilita e agiliza a vida do investidor que precisa de informação sobre o FII.

O que nós cotistas podemos fazer ?
Entrar em contato com o administrador do FII por e-mail ou telefone e fazer suas observações, desta forma, teremos muitos apontando problemas e oportunidades de melhorias e acredito que isto ajudará aos gestores a enxergarem pontos que talvez não tenham dado muita importância, mas que para o cotista, ajudaria e muito, além do gestor ganhar pontos, ou vai me dizer que você gosta de investir dinheiro em FIIs onde o RI não te atende da forma como você gostaria ?
O número de investidores em FIIs cresce a cada dia portanto, a profissionalização do setor tem que acompanhar este crescimento.

Até mais,
Lambida do Poney !

2 comentários:

  1. cara, como vc faz pra declarar o IR qdo os informes de rendimento dos FII não chegaram? nem tanto a valores, pq tenho tudo planilhado, mais com relação a dados do FII (cnpj da fonte pagadora principalmente). nem sempre a fonte pagadora é a administradora, entende? tenho uns 15 FII e é minha primeira declaração, to ficando louco...

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu não recebi nenhum informe, então, busquei no site da Bovespa o CNPJ dos fundos, lançando na declaração de Bens.

    Tal qual você, tenho tudo planilhado, o que vai facilitar ainda mais minha vida em 2014, já que 2013 até aqui, já movimentei mais que todo 2012 !

    ResponderExcluir