sábado, 3 de agosto de 2013

Atualização mensal: Julho/2013




Olá pessoal !
Espero que todos estejam gozando de sua plena e suas metas estejam sendo alcançadas.
Julho deu um tempo no pessimismo na Bolsa e conseguimos recuperar das sucessivas quedas que vinham acontecendo no índice.

A 1a vez que ouvi alguém dizer que toda crise gera oportunidade, não entendia muito bem o que era isso, afinal, se tá ruim pra muita gente, para quem afinal estaria bom ?

Pois é...esta crise no país, economia, Bolsa, foi daquelas oportunidades que não podem ser desperdiçadas. Infelizmente meu pouco tempo e parcos recur$o$ me impediram de aproveitar todas as promoções. Imagino que tantos outros por aí ficaram líquidos e aportaram forte e consistentemente em papeis subvalorizados, o que resultará em ganho assim que a tendência da bolsa confirmar com viés altista. A estes meus parabéns e saudações de um invejoso ! hehehe

Neste mês de Julho, a carteira do Poney aqui teve a rentabilidade de 1,69%, o que apesar de positivo, para este que vos fala não quer dizer nada ! Sim, nada, nadinha, afinal, só é a recomposição das perdas que aconteceram em meses anteriores. Vai ser um resultado bom quando minha carteira voltar ao preço onde estes 1,69% vão se traduzir em aumento REAL de patrimônio.

Com o aporte do mês, fiz algumas operações:
  • Compra de PTBL3. Comprei mais um lote desta danada acreditando que a empresa tem um bom futuro.
  • Compra de AMBV3. Como eu já disse antes, comprar no fracionário é uma merda. Mas o que fazer se não se tem dinheiro para comprar 1 lote padrão, né ? O jeito é comprar picadinho mesmo, fazer o quê, empresa boa é empresa boa. Tá cara ? Sem dúvida. Tá difícel de comprar ? Pra mim sim, afinal gosto de comprar o lote padrão até para ter um preço menor por ação.    Escolhi este papel também como estratégia de diversificação. Preciso ir diluindo a participação de GRND3 e ETER3 na carteira, portanto estou fazendo isto com novos aportes. Estas duas queridas são ótimas, mas não quero ficar concentrado nelas.
  • Compra de CIEL3. Outra compra no fracionário. Também para efeito de diversificação, resolvi abrir posição com este papel, que após muito tempo de olho e acompanhando, sinto confiança e tranquilidade para aportar. Como não pretendo ficar girando carteira, o papel quando entra na carteira do Poney é pra ficar e valorizar ! Só lá na frente é que vou me permitir vender para realizar o lucro e montar nova posição no mesmo papel ou papéis diferentes.
Segue a composição atual da carteira de ações:

E agora a valorização das ações:

Ação Valorização no mês Valorização no ano
AMBV3 4,1% -4,5%
BEMA3 5,5% 3,3%
BBAS3 2,2% -7,3%
CIEL3 0,4% -0,1%
ELPL4 -3,0% -55,2%
ETER3 1,3% 13,8%
GRND3 5,1% 21,6%
PTBL3 -12,2% -1,9%
OGXP3 -15,2% -83,7%
OIBR3 2,3% -55,7%

Comentários:
  • BEMA3: Sigo observando e quem sabe aumente posição neste próximo mês.
  • BBAS3: Tentou buscar o fundo aos R$ 18,00 (muita gente torcia por isto) mas a verdade é que só chegou aos R$ 20,30. Ótima oportunidade de reentranda, mas estou sem dinheiro então não deu para aumentar posição.
  • ELPL4: Continua em quarentena, não me desfaço e não aumento posição. Esperando a próxima apresentação de resultados ou fato novo que indique uma mudança positiva na empresa.
  • ETER3: Valorização crescente, bons dividendos, ganha prêmios, transparência, governança...
    Só não aumento posição pois ela já ocupa uma boa posição em carteira, então prefiro diluir o risco que ainda existe por conta do amianto.
  • GRND3: Foi aos R$ 19,00 possibilitando uma ótima oportunidade de entrada. Mas novamente, estou impedido de aumentar posição por conta do meu plano de diluir riscos.
  • OGXP3: O papel chegou a beijar os 0,39 e posteriormente com as notícias da reestruturação do grupo, foi se recuperando e diminuindo a volatividade. Como o papel é a putinha da bolsa, pode ser que devolva toda esta alta e caia novamente, embora eu acredite que o pior já tenha passado.Acompanhando o desenrolar dos fatos para quem sabe pensar em voltar ao ativo.
 Agora, a composição atual da carteira de FIIs:


 E agora a (des)valorização no mês e ano:

FII Valorização no mês Valorização no ano
AEFI11 0,7% 2,8%
BCFF11B -0,6% -30,9%
FEXC11B -1,6% -12,6%
FFCI11 1,8% -13,1%
MXRF11 13,1% -23,3%
PLRI11 -7,2% -26,9%
SDIL11 0,5% -0,9%
VLOL11 -3,9% -18,5%
VRTA11 2,0% -4,1%
XPCM11 -1,6% -7,0%
XTED11 -23,8% -33,6%

Comentários:
  • XTED11: Recebi a amortização deste fundo e com este valor e mais alguns trocados comprei ações. Não enxergo mais valor neste FII mas não vou me desfazer dele na baixa. Tenho possibilidade de esperar a recuperação para poder sair e ir para outro fundo ou ações.
  • Demais FIIs: Não tenho muito o que falar. Com pouco dinheiro que tive não deu para aumentar posição em vários fundos que estão interessantes.

Comentários finais:

Continuo firme, sem vender no fundo, ou nos poucos papéis positivos, gerar imposto pro leão. Continuo acumulando papeis. A hora de colher não é agora. Agora é hora de plantar.

E respondendo a pergunta que me fiz no mês passado, fico confortável em ter escolhido diversificar, ainda mais em empresas com bons resultados.


Bons investimentos galera !

Lambida do Poney !

2 comentários:

  1. Vai ficar fácil comprar ambev pois vai ter split.
    Cara, você tá especulando muito com OI, OGX e ELPL4, tomar cuidado...
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uorrem !

      Vocêm tem idéia de quando vai ocorrer ?

      Até agora só estou sabendo da troca de AMBV4 para AMBV3, o split viria a calhar mesmo, mas isto diluiria também os dividendos, ou seja, se hoje vem 0,40 (chute) para uma ação de 80,00, passaria a vir a 0,2 para uma ação splitada de 40,00, correto ?
      O papel ganha mais liquidez mas se diliui o que é recebido como dividendo, certo ?

      Quanto a especulação, estou no limite de apostas. Agora só aposto em empresas com resultados.

      Lambida do Poney !

      Excluir