segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Comparação XRP versus Bitcoin

                       Neste post farei uma breve comparação entre Bitcoin e XRP, ativo este que estou fazendo um long conforme venho relatando aqui e aqui.

                       Fiz um pequeno quadro comparativo de algumas informações, e falarei um pouco sobre elas.


Vamos lá então:

A sigla para o Bitcoin é BTC, e ele acabou ficando conhecido como Bitcoin Core, pois houveram forks, originaldo outros Bitcoins e outras siglas. Bitcoin Cash (BCH), Bitcoin Gold (BTG) e tantos outros. Cada um destes forks compartilham alguma coisa do Bitcoin original (BTC) e se propõe a "aperfeiçoar" algum aspecto do Bitcoin o que acabou gerando novas Blockchains devido a quebra de compatibilidade com o original.

Já a XRP, tem sua sigla igual ao seu nome. Não tem forks apesar de muitas pessoas acharem que a coin Stellar Lumens (XLM) é o seu fork. Isto porquê o mesmo fundador que criou a empresa Ripple é também o criador da XLM.

Apesar do Bitcoin ter nascido em 2008 e a XRP ter nascido só em 2013, a idéia por trás da tecnologia faz parte de um trabalho feito por David Schartaz que décadas atrás já havia pensado sobre bancos de dados distribuídos, o que hoje conhecemos por blockchains.

Ambas as moedas possuem moedas finitas, ou seja, a quantidade máxima de moedas totais que foram geradas e podem circular são conhecidos e estes limites são impostos na própria arquitetura de ambas as coins, não sendo possível a criação de mais coins por qualquer participante do ecosistema, apesar disto daqui.

A quantidade de moedas em circulação para o Bitcoin depende da mineração feita pelos mineradores. A medida que novos blocos vão sendo geradas novas moedas nascem. Já no caso da XRP, todas as moedas foram pré-mineradas, ou seja, criadas de uma vez só, por isto uma das ineficiencias do Bitcoin que é usar de força computacional para criar as coins, não existe na XRP. Ou seja, cada vez mais é custoso gerar Bitcoin, ao contrário de XRP que não existe custos associados, pois não se paga ninguém para se registrar as transações na Ledger XRP.

Quanto a quantidade de moedas reservada para seus criadores, no caso dos Bitcoins do Satoshi Nakamoto, até hoje ele nunca vendeu a reserva que ele tinha. Dizem que hoje está difícel de ele fazer isto pois tem muita gente olhando o endereço e tentando rastreador qualquer movimentação desta pequena fortuna. Então se ele vendesse, certamente se saberia a identidade dele.
Já as coins XRP dos fundadores da empresa Ripple, estão sob escrow, ou seja, foram travadas na Ledger XRP para não serem vendidas e parte delas podem ser vendidas no mercado sobre certo acordo de acionistas, evitando um dump gigantesco que pressionaria o preço da moeda ainda mais para baixo.
Na Ledger XRP, qualquer um pode colocar em escrow suas XRP, evitando que mesmo que seja roubadas, só poderão ser vendidas se determinado critério for verdadeiro, ou seja, a gente programa este comportamento na ledger. Ideal para quem quer comprar e travar para evitar vendas ou controlar o fornecimento a alguém. Imagina a situação: Você quer que todo mês seu filho receba 100 XRP. Com um escrow, você consegue programar isto na Ledger XRP de forma a ela transferir para a conta do seu filho este valor, mesmo que você venha a falecer. Existem múltiplos usos !

Nem a Bitcoin e nem a XRP tem anonimato de transações. É possível com pouco esforços se descobrir a identidade das partes envolvidas. Existe uma falsa idéia de anonimato total, que não é verdade. Ambas as coins são rastreáveis.

Para criar um endereço (wallet) na blockchain, qualquer valor pode ser usado no processo. Já com XRP, no mínimo 20 XRPs são exigidas para se criar um wallet na Ledger XRP. Este valor já foi maior no passado e vem diminuindo. Ele é usado como mecanismo anti-spam, evitando a criação de milhões de endereços na ledger o que aumentaria o tamanho do banco de dados e degradaria a performance do sistema. Uma vez que uma wallet é criada, estes 20 XRPs ficam presos lá e não podem ser sacadas, no mínimo toda wallet XRP tem 20 XRPs. No futuro com a valarização da XRP, este limite diminuirá permitindo o saque de algumas XRP.

Por mim queria falar da principal diferença entre o Bitcoin e XRP: Velocidade.
O Bitcoin é a 1a geração de coins, foi inovador e introduziu várias idéias, mas ele tem um problema sério quanto a velocidade das transações. Isto porquê elas dependem dos mineradores para serem validadas e registradas na Blockchain. Para ser escolhida para ser processada, uma transação deve ser interessante para o minerador, que procura escolher as transações com taxas remuneratórias mais altas, por isto que quando você coloca uma taxa maior numa transação, ela vai ser processada mais rápida do que outra transação de mesmo valor, mas com uma taxa menor para os mineradores.
Já com XRP isto não existe, pois não existem mineradores. Existem validadores, trabalhando pela comunidade, sem receber nada por isto. Atualmente menos de 50% dos validadores ainda estão com a empresa Ripple. Demais validadores são empresas de vários continentes prestando este serviço pois acreditam no potencial da moeda. Qualquer um pode rodar um validador, mas validadores core, somente são aceitos após acordo com a empresa Ripple.

XRP por usar outro mecanismo de validação de transações, consegue ser extremamente rápido. O foco da empresa Ripple neste momento é resolver a questão de transferência de valores entre países. Imagina eu nos EUA, trabalhando ilegalmente e juntando uns dólar para mandar para minha mãe e Piracaia D'oeste. Pelo sistema tradicional esta transação vai levar horas ou dias, com Ripple, isto leva segundos ! Eles estão começando pra valer agora, com o lançamento do produto xRapid, que irá permitirá muitas outras formas novas de integração entre os bancos para ganhar velocidade e reduzir o custo na cadeia toda. Eu estou bem animado e creio que em breve a XRP poderá ter o incremento no seu valor, na medida que novos bancos vão aderindo ao xRapid.

Bem é isto galera, este foi só um comparativo visando mostrar que apesar do Bitcoin ser o primeiro, ele não é o melhor. XRP é uma moeda de geração 2, reunindo algumas idéias do Bitcoin e resolvendo problemas sérios que existem com este.

                     Bons investimentos !

                     Lambida do Poney !



4 comentários:

  1. Poney, qual exchange você utiliza?

    Analisei as principais excanges brasileiras e não consegui encontrar alguma que negocie XRP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fiquei sabendo hoje que a Mercado Bitcoin passará a negociar a XRP !

      Escrevi sobre isto agora a pouco, veja aqui:

      https://poneyinvestidor.blogspot.com/2018/10/mercado-bitcoin-passa-negociar-xrp.html

      Excluir
  2. Por que não investe em Nano? Tem potencial de crescimento maior que a XRP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, estudo XRP já tem alguns meses e embora simpatize com a Nano, não vejo nela o potencial que a XRP tem e muito menos adoção que está tendo.

      Não é a toa que é a 3a moeda em market cap.

      Eu gostaria de me aprofundar nos estudos da Nano, quem saiba eu comece a estudar daqui por diante com base no seu comentário !

      Excluir