quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Wallet XRP - Toastwallet

                     Dando sequência a série de posts que tenho feito sobre meu investimento em XRP, hoje quero falar sobre qual wallet eu uso para armazenar minhas XRP.

                    Assim que comecei no mundo das cryptomoedas, comecei a tomar contato com uma série de assuntos novos os quais precisava me informar. É como se eu começasse no investimento em Renda Variável. Este mundo de bolsa de valores tem vários jargões, siglas e regras. No mundo das cryptomoedas isto não é diferente.
                    Um assunto redundante que percebi, foi a recomendação para nunca deixar suas moedas na wallet da exchange. O motivo soava como um mantra:


                    Isto aqui e acola era amplamente divulgado, em virtude dos constantes ataques que as exchanges sofriam com o roubo de Bitcoins e outras cryptomoedas. As pessoas compravam e deixavam em suas contas nas exchanges, suas cryptomoedas acreditando estarem seguras. Outro motivo para isto também acontecer era pela falta de conhecimento sobre alternativas de armazenamento para suas cryptomoedas.
                    Aos poucos, softwares e hardwares foram sendo lançados para permitir que estas cryptomoedas fossem armazenadas fora do ambiente da exchange.
                    Na verdade as cryptomoedas não são realmente armazenadas nas wallets. Seja o Bitcoin ou XRP, o que é armazenado na wallet são informações que dão acesso ao seu saldo na blockchain (no caso do Bitcoin), ou na Ledger XRP, no caso da XRP. Nenhuma moeda realmente ficar armazenada em uma wallet, seja ela implementada em software ou em um hardware.
                   No caso da XRP, existem vários tipos de wallet, e neste post falarei um pouco da Toastwallet que é a que estou usando.

  


                    A Toastwallet é um projeto de código-aberto e gratuita, você não paga nada para usá-la, ela não tem propagandas ou algum ônus escondido. Ela é mantido por uma empresa que enxerga o desenvolvimento deste software como um ativo que pode lhe trazer outros negócios (ex: consultorias, desenvolvimento de soluções customizadas, etc).
                   Ela é um software multiplataforma, tendo versões para Android, iOS, Windows, Linux, Mac e o browser Chrome, além de disponibilizar o código-fonte para quem quiser analisar ou auditá-la.
                   Este software fornece suporte para várias wallets XRP, o que é uma mão na roda caso você tenha várias para usos diferentes ou para outras pessoas, por exemplo.

                     Ao acessar uma wallet, é possível ver o endereço na Ledger XRP onde o saldo está armazenado, mudar o nome da carteira, e ver a chave privada também.
                     O endereço público exibido é usado na exchange para se transferir o saldo da wallet da exchange para a Toastwallet ou qualquer outro wallet.
                      Também é possível enviar saldo da wallet cadastrada para outros endereços, tal qual fazemos um DOC ou TED no banco. Muito fácil, mas que requer cuidado pois assim como estas transferências bancárias não são reversíveis, o mesmo vale para transferências de cryptomoedas. Uma vez feita, já era ! Se enviou para um endereço errado, diga adeus ao valor transferido !

             A Toastwallet permite que seja feito o backup da wallet cadastrada no software de modo a ter uma proteção caso o dispositivo onde está armazenado o software (celular, notebook, etc) quebre, seja roubado, dê problema,etc. Com o backup é possível restaurar em outro dispositivo a wallet.
             Por exemplo, você pode usar a versão desktop e restaurar no smartphone, pode ter múltiplas instalações do Toastwallet em dispositivos diferentes inclusive.
              

                     O acesso ao software é protegido por um código PIN, o que evita que olhos curiosos tenham acesso as wallets cadastradas no software.

                     O meu veridito sobre o software:

                     Achei o software bom e estável.
                     Se usado em um notebook, pode estar sujeito a vírus, trojam e malswares que capturam tela, teclagens e cliques de mouse e isto pode comprometer a segurança do saldo. Nenhum software estará seguro se você não cuidar da segurança básica do seu PC usando um bom firewall e antivirus. Mesmo usando estes dois, ainda não estará 100% protegido, mas já diminuirá a chance de problemas.
                      Se usado no celular, devido ao isolamento do software dos demais processos executando, já é mais seguro, mas pode ainda dependo do software instalado pelo usuário, ter captura de telas sem o mesmo saber. Novamente, se não usar um firewall no celular, aplicativos mal-intencionados irão capturar telas e enviar para a Internet. Tem que se ter cuidado com instalação de aplicativos pois alguns pedem permissão para acessar recurso de acessbilidade, o que acaba dando poder ao aplicativo para fazer estas capturas de tela, por exemplo.

                     Enfim, a Toastwallet é um software que eu uso e não tenho do que me queixar. Por ser software, tem suas vantagens e desvantagens, assim como uma paperwallet e uma hardware wallet também tem.

                     Invista em uma wallet sua e seja dono das suas moedas.
                     Deixe na conta da exchange somente moedas que você quiser fazer algum trade rápido, ou pouca quantidade. Nunca deixe por vários dias seu saldo total, a não ser que ele represente uma quantia bem pequena do seu patrimônio que se perdido, não fará falta.

                     Bons investimentos !

                     Lambida do Poney !



4 comentários:

  1. Fala Poney, muito interessante, no boom do bitcoin, eu quase adquiri XRP, deveria ter adquirido rsrs, mas vou seguir os próximos posts seus e dar uma olhada nas cotações, quem sabe eu entro nessa também !!

    ResponderExcluir