quarta-feira, 8 de maio de 2013

É fazendo merda que se aduba a vida...

Olá pessoal, venho aqui falar-lhes de uma bela cagada que fiz.
Eu poderia ficar quietinho, e comentar só no final do mês, dando a entender que isto era uma estratégia, mas aqui não tem disso não, então seja quando acerto ou erro, vou contar para vocês!


Estava eu preocupado com a queda seguida de PTBL3, e já tinha visto movimentos como este de hoje acontecer com ativos em minha carteira várias vezes recentemente. BCFF11B foi um destes, onde meu preço médio era alto e agora tá na casa dos 105,50. Eu deveria estar atento e ter vendido na alta, para voltar lá hoje e comprar na baixa, desta forma, baixando meu PM.

Pois bem, voltando, PTBL3 por algum motivo obscuro, vinha apresentando queda nos últimos pregões. Já vi papéis com este comportamento e dado ao caso BCFF11B e outros, decidi que não iria ficar no prejuízo. O que pensei então em fazer ?

Bem, se o papel cair um pouquinho mais, mas não o suficiente para chegar perto de 5% acima do meu PM, eu vendo e realizo o lucro, ainda que pequeno. Se a queda continuar nos próximos dias, eu volto e recompro em um preço melhor.

Pois bem , lá vai este Poney mancebo, abre o home-broker, vê esta situação de queda de 2% em PTBL3 e decidi lançar uma ordem de venda a 5,20, isto estando o preço atual acima disto.
Resultado:

Ordem executada na lata,imediatamente, até estranhei !
Passado alguns segundos, me dei conta da cagada que fiz!
Ao invés de fazer uma ordem de stop de venda, eu fiz uma ordem comum de venda, e como o preço de venda estava abaixo do preço atual, foi executada imediatamente, ou seja, vendi pelo preço da melhor oferta daquele momento.

Putz, fiquei puto comigo mesmo, não acreditei na tremenda burrada que fiz.
Daí que agora a noite volto no HB e o preço do papel subiu e fechou no mesmo valor do pregão de ontem ! Caracoles, puta-que-o-pariu, sacanagem !






Novamente isto só comprova o que o Bastter já havia dito em outro vídeo também:

Não fique consultando o HB direto, todo dia. Os sentimentos podem afetar suas decisões e você fazer cagada ! Consulte uma vez ou outra, talvez 1 vez na semana ou no mês. Ficar direto consultando não é comportamento de holder!

Pois bem, de tanto perder com várias quedas, eu já estava usando hipogloss, daí que quis salvar do preju um dos 3 papéis em carteira que ainda estavam no azul, mas por não prestar atenção no que estava fazendo, fiz a caca de vender no momento errado. Se eu não tivesse entrado no HB, ou tivesse maior controle emocional, mesmo no prejuízo, deixaria lá, uma hora recuperaria, afinal, a empresa é boa, só não está claro o porquê vem vindo a queda...

Bem, paciência, agora é dormir com este barulho na cabeça ! kkkk

Dado o movimento atual, talvez o papel mantenha sua queda e eu consiga comprar no preço médio antigo que eu tinha. Se isto não acontecer, então talvez vou ter que recomprar a um valor maior, e aproveito e diluo o risco divindo o montante que estava neste papel em compra de outra empresa também, ou seja, aproveito para ajustar o risco na carteira, neste momento de cagada que eu fiz.

Lição de hoje:

Se você não tiver tempo para fazer uma operação com calma, não a faça.
Além de talvez ela não ser adequada, você pode correr risco de realizar prejuízo onde não teria.

Lambida do Poney !

12 comentários:

  1. Isso se chama "violinada"... tomei várias ano passado e todo investidor que se preze tomou algumas antes de aprender!

    Parabéns pela nabada, benvindo ao clube.. kkk

    Abraço!

    Victor

    ResponderExcluir
  2. Uai Poney, eu não entendi direito a sua linha de investimento.
    Você tá fazendo trade com PTBL?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CB !

      Eu não estava fazendo trade não...mas PTBL vinha a vários dias caindo e se aproximando do meu preço médio.

      Cansado de ver tanto sangue na carteira, resolvi que iria vender mas só se chegasse o preço a 5% acima do meu PM.

      Por cagada minha (pressa), não reparei na ordem que estava fazendo e vendi mais acima disto. Agora estou esperando cair novamente para entrar, mas na metade da posição que eu tinha antes. De certa forma esta cagada vai me ajudar a diversificar mais a carteira.

      Lambida do Poney !

      Excluir
  3. Pior que tem dia que tô apressado e nem olho direito o que to mexendo... Vou ficar mais esperto depois do seu relato. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thales !

      Fica aí o meu exemplo do que não fazer:

      Colocar uma ordem sem saber se é a adequada pra situação que você quer.

      Lambida do Poney !

      Excluir
  4. Poney, vc esteve no meu blog e fez uma conta de rendimento do VRTA de 0,8465%. Pode me explicar como fez isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guardião,

      Fiz um post explicando como cheguei neste valor.
      Desta forma ajudo você e outros que podem ter a mesma dúvida.

      Lambida do Poney

      Excluir
  5. Poney, com relação ao PTBL acho que vc não acredita, mas após o próximo resultado trimestral esse papel vai romper a barreira dos R$ 6,00 facinho!!

    ResponderExcluir
  6. Este foi um psot de desabafo, sei como é isto. Sei a decepção que vc teve com vc mesmo. Se serve de consolo também já fiz burradas assim, e ainda faço. Só sei que nosso pior adversário não é o ibov, não é a inflação, não é a dilma, sabem quem é? nós mesmos, pense nisto. Estamos lutando diariamente contra nossos maus hábitos e sentimentos. Vou te dar uma dica, se é que ainda não leu o livro 'o poder do hábito'. estou lendo, e está sendo uma boa leitura. parei de ler livros de investimentos e agora estou lendo livros comportamentais. A melhor forma de lidarmos com nossas emoções é nos conhecermos mais e mais.

    Sobre a PTBL, no dia 22/02 eu estava olhando o gráfico dela (sou grafista) e identifiquei uma ótima oportunidade de compra no início do dia, só que neste dia ela subiu quase 10%, e eu fiquei com medo de entrar. Então o que ocorreu após este dia? Ela subiu quase 30%. Conclusão, não se pode ter medo neste mercado, se seus critérios foram atendidos tem mais é que executar, sem pestanejar. Tenho acompanhado o gráfico desta ação desde então, sempre querendo entrar, e pro incrível que pareça ela esta repetindo um padrão desde agosto do ano passado, este padrão é: ela sobeeee, depois desceeee até a média móvel de 40, depois sobeeeee. Sabe onde elea está agora? Em cima da média de 40, rs. Ou seja, se o padrão for se repetir é hora de entrar. Mas agora vem a emoção: e se o padrão para de se repetir, e se ela começar a cair? Então meu caro, vamos pestanejar? Vou entrar agora? Você vai recomprar? Estamos juntos aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uorrem !

      A queda dela em dias sucessivos e o medo de mais um papel amargar prejuízo, me fizeram vendar para realizar o lucro, só que a venda deveria ocorrer só quando o preço caísse até 5% acima do meu preço-médio. Daí que errei na hora de lançar a ordem e vendi imediatamente, ou seja, agora quero entrar, e o papel não baixa mais para aquele preço médio de aquisição da 1a vez...hehehe

      Posso dizer que gosto da AT, mas para esta empresa usei a AF para ter certeza da compra.

      Eu acredito na empresa e vou voltar a comprar metade da posição que eu tinha. Você ainda continuará vendo ela na minha carteira ! ;)

      Lambida do Poney !

      Excluir
  7. Me adiciona para irmos trocando informações sobre este ativo...
    http://blogdouo.blogspot.com.br/
    Abraço

    ResponderExcluir