domingo, 30 de junho de 2013

Atualização mensal: Junho/2013

Chegamos a mais um fim de mês e hora de ver o desempenho (estrago) da carteira deste poney que vos fala...

Se Maio não deixou saudades, Junho manda lembranças e diz que passa o bastão (ou seria cenoura) para Julho !
Até aqui, o ano não está fácil para os investidores da Bolsa.
A deteriorização da economia, PIBinho, alta da SELIC,aumento do dólar, fuga de capitais, problemas na política entre outras mazingas, tem levado o Brasil a uma situação incômoda e perigosa.
O governo diz que não vai deixar o dragão da inflação voltar, mas o que se vê de atitude é muito pouco perto do que realmente o país precisa.
Como desgraça pouca é bobagem, tivemos a revolta dos 0,20 em São Paulo, desencadeando o que seria uma das maiores manifestações da sociedade desde o impeachment do ex-presidente Collor.
O governo se vê acuado frente as pressões populares, pois 2014 é ano eleitoral e o que for feito de anti-popular agora, com certeza será lembrado nas urnas.
O impacto disto meus caros, são decisões que não só afetam eu e você como cidadãos mas também como investidores.
Por exemplo, o governador Geraldo Alckmin (SP), decidiu 'eliminar' o reajuste tarifário nos pedágios paulistas que aconteceria em Julho.Mais informações aqui, aqui e aqui. Aos colegas que na carteira tem alguma empresa concessionária de rodovias como CCR (alow AdP, Geração 65, Investidor Troll e outros), mais atenção daqui pra frente, já que se o governo não fizer a devida compensação a estas empresas, haverá impacto sobre os resultados das mesmas, bem como dividendos e precificação do papel que cairá, devido a percepção de maior risco.
 
Bem, seguindo a ordem do dia, vamos ao que interessa, você querem ver sangue, é sangue que vão ver !

A rentabilidade da carteira em junho foi de -5,62%

Aproveitei a queda da Bolsa para efetuar algumas compras. Uma pena eu ter não tido mais dinheiro, pois tinha muita promoção !

  • Compra de PTBL3. Reentrei no papel e pretendo ir gradativamente aumentando posição nela pois acredito na empresa e que o papel terá um belo upside no futuro.
  • Compra de BBAS3. Comprar no fracionário é uma merda. As vezes o spread é gigante. Costumo só olhar o mercado normal e quando finalmente me decido comprar, vou ver no fracionário é está aquela sacanagem de preço bem mais acima do que no lote padrão ! Dá uma raiva ser pobre...kkk
  • Compra de OIBR3. A compra foi motivada pela perspectiva de fusão com a Portugal Telecom. Creio que no atual patamar o preço está bem interessante e a fusão ajudaria na elevação do valor do papel. É dado como certa que vai acontecer, mas oficialmente ainda negam. Como é uma posição bem pequena, mesmo que demore um pouco para acontecer, não vai me prejudicar e acredito que quanto mais chegar a data de acontecer a notícia, mais o papel irá valorizar frente ao meu preço de compra.
 Segue a composição atual da carteira de ações:



 E agora a valorização das ações:

Ação Valorização no mês Valorização no ano
BEMA3 -5% -2%
BBAS3 -13% -10%
ELPL4 -17% -54%
ETER3 -5% 12%
GRND3 3% 16%
PTBL3 -9% 14%
OGXP3 -43% -81%
OIBR3 2% -57%

Comentários:
  • BBAS3: A bela queda de 13% não passou desapercebida e aproveitei e aumentei posição. Alguns preveêm por aí que a ação vai até R$ 18. Meu PM está acima disto e dependendo de quando vou ter dinheiro novamente, pode ser que novamente pegue mais algumas pra mim.
  • ELPL4: Continua em quarentena, não me desfaço e não aumento posição. Esperando a próxima apresentação de resultados ou fato novo que indique uma mudança positiva na empresa.
  • ETER3, BEMA3: Apesar das quedas, decidi não aumentar posição visto que o viés de investimento este mês foi aumentar a diversificação dos papéis.
  • GRND3 continua sendo esta linda que mesmo o mercado estando uma merda, ela consegue se segurar. Devido minha alta concentração nela, preferi não aportar, para diversificar em PTBL3 e OIBR3, além de aumentar posição em BBAS3.
  • OGXP3: É a minha pimenta na carteira. Sigo acompanhando e como não tenho tempo de fazer trades, ela fica mesmo na carteira de longo prazo, pois acredito que o peruca está se movimentando para salvá-la e para isto está cortando a própria carne ao colocar a venda vários ativos. Como o papel apanhou bastante, só após uma sinalização vigorosa fará com que ela deixe de ser tratada como uma prostituta para voltar a ser tratada como mãe de família...rs
    A bolsa precisa de uma ação para trades, e ninguém melhor do que ela para ser esta safada !! kkk
  • OIBR3: A empresa me atraiu na perspectiva quanto a fusão com a Portugal Telecom. É uma posição pequena que assumo, logo se este assunto enrolar ou não acontecer, poderei sair do papel com algum lucro ou até prejúizo, mas ambos serão pequenos. Não pretendo sair dele, mas sim aumentar se a fusão realmente estiver para acontecer.
 Agora, a composição atual da carteira de FIIs:


Os FIIs continuaram apanhando neste mês de junho e mesmo com mais queda acontecendo, preferi aportar em ações e deixar estes papéis como estão.

Segue a (des)valorização:

FII Valorização no mês Valorização no ano
AEFI11 -1% 3%
BCFF11B -6% -26%
FEXC11B -9% -3%
FFCI11 -10% -6%
MXRF11 -21% -15%
PLRI11 -11% -12%
SDIL11 -3% 2%
VLOL11 -5% -11%
VRTA11 -4% -2%
XPCM11 -4% -1%
XTED11 -6% -7%

Comentários:

  • XTED11: O gato subiu no telhado. Os cotistas decidiram por receber a amortização como resultado final da falha da gestora em fechar a aquisição do imóvel Itambé. A novela que se arrastava a meses, teve um final feliz (?). Como resultado, teremos na segunda-feira o pagamento de R$ 22,65 por cota, o que fará com que o preço do ativo amanheça descontado, refletindo a nova realidade do fundo, que agora oficialmente só tem 2 imóveis. Alguns apostam que dado o preço ir para a faixa dos R$ 63,00 abre-se um bom momento para entrar no fundo. Outros acreditam que a cota possa apanhar ainda mais. Já eu, não acho nada e preferi continuar acompanhando os próximos dias antes de tomar alguma decisão.
  • MXRF11: Mais uma vez o fundo anuncia o não pagamento do rendimento aos cotistas. Isto é lógico que macula a imagem do fundo e da gestora, principal responsável pela queda na confiabilidade do fundo. Apesar da queda que já vem ocorrendo, também é um FII que não me interessa aumentar posição, mas vou acompanhar também os próximos dias para tomar alguma decisão.
 Comentários finais:

Não mijei nas calças e vendi no fundo, como alguns fizeram por aí.
Embora eu não estava na bolsa em 2008, o cenário atual pelos comentários dos mais experientes é de que nem dá para comparar com aquela época, ou seja, apesar do pessismismo generalizado, as perdas nem foram tão grandes como a daquela época.

Nós somos nossos principais adversários na questão de manter-se inabalável frente a adversidade.
Se não tivermos cabeça fria, coração gelado e desprendimento e não idolatria pelos papéis, não conseguiremos passar por momentos como este sem fazermos burradas, sem realizar algum prejuízo desnecessário. Vender agora acreditando que ainda poderá comprar mais barato é uma aposta, e que tem que ser bem calculada, senão o risco é de querer reentrar no papel e acabar reentrando acima do PM antigo, o que é péssimo !

Se por um lado meu aporte foi pequeno este mês e me impossibilitou de eu comprar mais, por outro fico até feliz porquê isto me impede de ter aquele comichão para comprar sendo que acredito que ainda vamos ver mais queda em Julho.

Tenho refletido sobre investir com novos aportes e estou em uma dicotomia entre investir diversificando, ou investir concentrado em um papel sólido.
Se por um lado a diversificação me protege ao diluir o risco, por outro me tira a possibilidade de crescer em momentos ruins. Se eu tivesse pegado o aporte deste mês e colocado todo em GRND3, talvez o resultado do mês teria vindo menos pior. Por outro lado, uma posição que já é grande em carteira ficaria ainda maior. Hoje o cenário para a Grendene é ótimo e positivo, portanto ainda mais a participação dela na minha carteira, não é risco aparente, por outro, se a situação mudar derepente, esta grande posição pode vir a causar estrago na carteira, daí que imagino que quanto mais concentrado você está, mais atenção sua carteira vai requerer de você, pois mudanças na empresa poderão impactar significativamente o preço do ativo e por conseguinte sua carteira.
 
Diversificação versus Concentração. O que farei no próximo aporte ? Assunto para continuar pensando nos próximos dias até chegar mais dindin para investir...

Bons investimentos galera !

Lambida do Poney !

PS: Nos próximos dias sai a atualização da página aqui no blog com a carteira dos blogueiros. Stay tuned !

3 comentários:

  1. Olá Poney !
    Acompanhei de perto esta queda da BBAS3 e tive que realizar uma venda de parte da minha carteira para pegar uns lotezinhos hehehehe.
    Oque você acha que vai acontecer caso a fusão da OIBR realmente aconteça?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ETM !

      São momentos como este que se deve aproveitar para comprar papéis interessantes. Fez muito bem vc de comprar 1 lote, pq fracionário não dá, né ? rs

      Pelo que eu já li sobre o assunto da fusão, a Oi vai ficar muito melhor e seus números e dívidas irão melhorar também, ou seja, a empresa vai passar para uma administração onde os dividendos já não virão tão gordos, devido a maior responsabilidade que eles terão com a empresa, mas pra mim é ótimo, pois a empresa ficará mais sólida, e isto refletirá na cotação da mesma de forma positiva.

      Então o que vc tem neste momento é um papel barato e com perspectiva boa pela frente!

      Lambida do Poney !

      Excluir
  2. Fala, Poney!

    Esse mês ficou todo mundo no vermelhinho. Mês pra testar se o cara é Buy and Hold ou Buy & Hope! rsrsrsrsrsrs

    Faz parte do jogo, o negócio é continuar aportando.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir