sábado, 1 de junho de 2013

Atualização mensal: Maio/2013

Olá pessoal,

Mais um mês se encerra e é chegada a hora de ver como este Poney aqui se saiu com seus investimentos.

Este mês de maio começou com uma bela cagada minha com a venda acidental de PTBL3.

Acabei após esta venda, decidindo pegar metade do valor e diversificar ainda mais minha carteira de FIIs, diminuindo assim minha exposição em ações. Comprei XPCM11, VLOL11 e AEFI11.
Com a outra metade, esperava comprar em PTBL3, mas acabei optando em aumentar posição em BEMA3, BBAS3 e GRND3.

Segue a composição atual da carteira de ações:

 

 E agora a valorização das ações:

Ação Valorização no mês Valorização desde Janeiro
BEMA3 -7% 3%
BBAS3 1% 4%
ELPL4 -8% -44%
ETER3 3% 18%
GRND3 -14% 12%
OGXP3 -29% -66%

Sim, é notável que olhando para ELPL4 e OGXP3, alguns pensem que eu deveria ter me livrado destes papeis dada a acentuada desvalorização.Ocorre que ainda acredito em um upside para elas, portanto, continuarei mantendo na carteira. Também não tenho motivo algum para me desfazer delas, realizando o prejuízo.

Agora, a composição atual da carteira de FIIs:

 

...E a valorização:


FII Valorização no mês Valorização desde Janeiro
AEFI11 2% 3%
BCFF11B 2% -26%
FEXC11B 0% -3%
FFCI11 2% -6%
MXRF11 1% -15%
PLRI11 1% -12%
SDIL11 3% 2%
VLOL11 -1% -11%
VRTA11 5% -2%
XPCM11 2% -1%
XTED11 -2% -7%

Como eu disse no início do mês, não subscrevi BCFF11B e deixei os direitos virarem pó.
Também neste mês ocorreu o fato do MXRF11 segurar o rendimento e não distribuir aos cotistas. Muito barulho se escutou por aí com esta decisão do gestor, onde um FII que era apenas de papel (CRI,etc), passou a conter outros FIIs. Esta decisão, assim como a difuldade do gestor em esclarecer corretamente os cotistas, geraram muita reclamação e perda de "valor" do FII. Não pretendo aumentar posição neste FII, mas também não pretendo vender. Por isto a diversificação é importante, evitando que problema com um FII, pese no resultado como um todo.

Resultado final:
 
Aportes: 1.960,00
Dividendos: 369,47
Rendimento de FII: 117,27
Total: 52.790,75
Distribuição da Carteira: Ações (56%) / FIIs (44%)

Rentabilidade da carteira em maio: -3,86%

O resultado da carteira vinha bom até o fim deste mês, quando ontem, no último pregão, os ursos vieram e deram uma patada que derrubou de muitos papéis, até da sólida GRND3. Como penso pra longo prazo, encaro esta queda como oportunidade para comprar mais, embora não esconda a vontade de ter fechado no positivo este mês ! rsss

Para quem tem grana disponível, o mercado continua com ótimas oportunidades tanto em ações como FIIs.

Lambida do Poney !

17 comentários:

  1. Poney vi seu prejuizo mas o importante é manter sua estratégia, tenho ELPL desde 2011 e por mais que esteja com toda essa desvalorização, acredito que tem potencial para recuperação e nesse último resultado já apareceu um pouco isso. Todos esperavam um baita prejuizo e ficou abaixo de 1 milhão, agora esse próximo resultado já vai dar para ter uma idéia melhor do andamento dessa recuperação. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio !

      Vou continuar de olho nela, quero comprar mais 1 lote pelo menos, mas preciso ver como vão ser os próximos dias, pois ainda poderemos esperar mais queda para a bolsa no geral, o que facilitaria ainda mais comprar mais ações.

      Agora é aguardar o próximo resultado.

      Lambida do Poney !

      Excluir
  2. Olá Poney!

    Já pensou em adicionar FVBI11B na sua carteira? Os contratos estão fechados até 2021 e creio que tem uma boa rentabilidade... Caso queria dar uma avaliada segue o link: (http://www.bmfbovespa.com.br/Renda-Variavel/download/FVBI11B_Rentabilidade.pdf)

    Oque vai fazer a respeito da PTBL3? Hora de retomar posição? hehe

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !

      Esse FII não entrou ainda no meu radar, pois quero comprar FIIs que me dêem mais do que ele que atualmente por este valor de cota está dando 0,71%/mês. Apesar disto, é interessante por ser apenas de 1 único prédio, funciona como defensivo e não corremos risco com uma famigerada subscrição (alow BCFF11B, filhos da mãe !..rs). Se a cota baixar, posso estudar a possibilidade de entrar. Vamos manter atenção nele.

      Quanto a PTBL3, estou em um dilema.
      Gosto da empresa, me parece que o preço está interessante, o recèm individamento apresentado no último relatório desanimou alguns e o ativo continua em um preço interessante, se vc pensar em um médio/longo prazo.

      Quero balancear minha carteira e vir mais para FIIs, então talvez eu não entre ainda em PTBL3, a não ser que caia a 3,00 como vi em algum post por aí...rs

      Lambida do Poney !

      Excluir
  3. Parabéns! Vc é o novo Eike Rico!

    Beijunda de El Rei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto é bom ou ruim Troll ? rs

      Não entendi !

      Lambida do Poney !

      Excluir
    2. Maldade El Rei. ...

      Pônei você ta meio perdido igual o eike, igual eu. ... hoje sei muito mais q no comecoe mesmo assim nada sei. Sou cheio de pnsamentos certos e errados. Mas aprendi q prejuízo se realiza pequeno e empresas ruim sai da carteira.

      Sucesso, gosto de você, se instrua compre empresas boas e boa sorte.

      Victor

      Excluir
  4. Fala Poney tudo bem ?? ultimamente tenho pensado que a bolsa vai ficar andando de lado e escorregando até passarem as eleições do ano que vem, depois disso só Deus é quem sabe.... rsrsrs
    enquanto isso a nossa missão é encarteirar o máximo possível !!

    Abraços e Sucesso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Zé...bolsa no geral em baixa não significa necessariamente que está ruim.

      Pode ser ruim para quem precisa sair de um ativo, mas pode excelente para as compras !

      Acredito que conseguirei fazer aportes melhores nos próximos meses, então estou torcendo para ainda conseguir pegar bastante coisa boa por aí !

      Excluir
  5. Rapaz, queda forte, hein?

    Eletropaulo e OGX são extremamente especulativas, take care...

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São as pimentas da minha carteira, afinal tem que ter uma pimentinha, né ? hehehe

      Uma hora reverte e vai fazer a alegria. Sem pressa.

      Lambida do Poney !

      Excluir
    2. Hahahahahaha olha o "Investidor"

      "Toda carteira tem que ter uma pimenta né?"

      " UMA HORA REVERTE " kkkkkkk

      Excluir
  6. Vc foi contemplado no Blogroll de El Rei! Faça o mesmo!

    Beijunda de El Rei!

    ResponderExcluir
  7. Olá Poney, tudo bem contigo? sólida estratégia e em frente. Não há o que dar errado.

    um conselho de um amigo: dentre as ações selecionadas, invista sempre na que estiver com o maior desconto - procure sempre comprar R$1 por R$ 0,50. e não por todo seu suor para ficar no empate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Onesíforo.

      Estou pensando aqui comigo no que eu faço:

      1) Compro mais das existentes
      2) Com um novo aporte incluo um novo papel na carteira
      3) Diminuo a presença de ações na carteira comprando mais FII
      4) Mantenho na poupança, esperando mais promoções

      Ainda não sei o que fazer, mas tenho que decidir logo para quando o dinheiro aparecer.

      obrigado pela dica.

      Lambida do Poney !

      Excluir