segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Tag Along

Gostaria de aproveitar o recente post do colega "O Abastado" sobre troca de PN por ON por conta de tag along...




Acredito que no título do post ele inverteu..., pois na verdade não é trocar ON por PN mas o inverso.
Gostaria de compartilhar então um link que pode ajudar aqueles interessados em saber quais são as empresas que contam com este mecanismo:

http://www.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/consultas/empresas-com-tag-along.aspx?idioma=pt-br


Mas o que é o Tag Along ?

É um mecanismo que visa garantir ao acionista minoritário, o direito de receber no mínimo 80% do valor que receberá os majoritários, caso ocorra a venda da empresa. Certos papéis oferecem 100% do direito, ou seja, se a empresa Acme S.A. for vendida e o controlador receber R$ 6,50 por ação, ao minoritário será facultado o mesmo valor de recebimento.

Na situação da venda da empresa e sem tag along para os papéis PN, fica livre o adquirente a pagar um valor diferente para ON e PN, o que pode se traduzir em prejuízo para o minoritário.

Ao meu ver, a troca de PN por ON só faz sentido se:

  1. Você comprou o papel para fazer um position trade ou Buy & Hold. Trader de curto prazo não se importa se tem ou não tem tag along. Já para aqueles que procuram manter para o longo prazo, ter tag along pode ser uma necessidade de proteção.
  2. Você não comprou o papel por dividendos, pois se comprou, PN normalmente tende a sempre pagar mais, por isto a troca de PN por ON é desvantagem. Existe alguns papéis que são exceção e pagam igualmente o mesmo dividendo para ON e PN.
  3. Você acredita que a empresa poderá mudar de controle acionário.
    Neste cenário, trocar PN por ON pode garantir a você o direito de receber o mesmo que os acionistas majoritários quando a venda da empresa for efetuada.
  4. Você entende e aceita que ao ter ON, você terá menos liquidez já que o número de negócios efetuados são menores do que as PN.

Ficando claro estes pontos e sendo sua decisão por ON, basta colocar a ordem "na pedra" (rs), vender e comprar ON.

Cabe a sua avaliação verificar se realmente vale a pena fazer a troca, pois pode acontecer que a venda/alienação do controle da empresa nunca aconteça durante o tempo que você mantiver o papel e esta "proteção" que você adquiriu para sua carteira nunca será utilizada, o que pode ser ruim pra você também, em função das desvantagens da ON frente a PN. Pode ser um risco bom ou ruim realizar a troca.


Bons investimentos !

Lambida do Poney !

9 comentários:

  1. Ótima explicação sobre Tang Along, simples e objetiva!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zé !

      Acredita que até eu troquei no texto ON por PN igual ao Abastado ? kkk...seu comentário me forçou a releitura do texto para saber se estava simples mesmo e acabei acertando este erro e melhorando mais 2 pontos.

      Abs

      Excluir
  2. olá Poney! texto simples e claro! O Bastter pisa muito em cima disto, especialmente para o B&H

    grande abrço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pastor !

      Pois é, ele fala para a massa, então é conselho válido. Agora para aqueles um pouco mais esclarecidos, pode avaliar melhor se compensa ou não ouvir o conselho.

      Abs

      Excluir
  3. Só não entendo pra que valorizam tag along de empresa estatal

    ResponderExcluir
  4. Estou com vivt4, e ainda na dúvida se troco por vivt3. Paga bem mais dividendos, porém vou manter por muito longo prazo, e essa questão do tag along me preocupa um pouco... Ainda vou estudar o que fazer...

    Se puder adicionar meu blog é omedicopoliticamenteincorreto.blogpot.com
    Adicionei o seu lá. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Médico PI,

      Esta decisão de troca é exclusivamente pessoal.
      O importante é vc decidir e ficar confortável com a escolha. Se decidiu e está desconfortável, algo errado tem !

      Te adicionei e gostaria que postasse sua carteira até o dia 1 que é para poder entrar já na planilha de carteiras da blogosfera de finanças.
      Tb já te adicionei, abs.

      Excluir