segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Atualização mensal: Setembro/2013

Último dia de setembro, e é hora de verificar como foi o desempenho da carteira neste mês menos pior até aqui.

          Neste mês realizei algumas operações, que você pode conferir aqui, aqui, aqui e aqui.
          A carteira do Poney teve a rentabilidade de 6,81%,

      Não se engane com esta rentabilidade bonita pois ela nada mais é no meu caso que a recuperação de prejuízos dos meses anteriores. Crescimento real de patrimônio creio que só ocorrerá em 2014, dado principalmente por mudanças de indicadores econômicos, melhora do humor do mercado e influência de um ano eleitoral.
          Segue a composição atual da carteira de ações:

 
E agora a valorização das ações:


Ou seja, com exceção da minha pimenta (OGXP3), todas tiveram valorização no mês, o que ajudou na rentabilidade positiva deste mês.

Agora, a composição atual da carteira de FIIs:


E agora a (des)valorização no mês e ano:

 

              Alguns FIIs ensaiaram alguma recuperação, mas o saldo do ano continua sangrento. É esperado mais sangue com a expectativa de que a Selic aumente na próxima reunião do COPOM. Para quem quer se posicionar em FIIs, está sendo excelente comprar na baixa.
              Neste fim-de-mês vendi FFCI11 para cobrir o saldo na corretora que por descuido meu ficou negativo após a cobrança da taxa de manutenção da conta. Como não tinha como fazer um DOC para a corretora naquele dia e ela me avisou que poderia fazer a venda de algum ativo meu a revelia para poder saldar estes míseros reais, achei melhor não esperar o fim-do-dia para isto acontecer e eu mesmo fui e vendi este FII que era a minha menor posição e também menor DY da carteira. A corretora para poder vender a revelia, está amparada em uma instrução da CVM, portanto quem está errado era eu de deixar o saldo ficar negativo ! Vou procurar deixar uns 10 reais na conta só para não ser pego de "calça curta" novamente...rs

Comentários finais:


             Apesar de um cenário pessimista, vários papéis performaram muito bem nesta situação, imaginem se a Bolsa estivesse em euforia ?! Vou continuar com as compras mensais, não importanto o cenário que se desenhe adiante, o importante é o acúmulo de papéis bons e trades bons também.


Lambida do Poney

PS: Nos próximos dias sai a atualização da página aqui no blog com a carteira dos blogueiros. Stay tuned !

7 comentários:

  1. Boa Poney. Ultimamente tenho estudado muito sobre Fii e depois de visitar pessoalmente o VLOL e conversar com corretores da região, fiz na Vila Olimpia minha primeira compra.
    Montei uma estratégia de compra. Dividi os fundos em 8 segmentos e vou comprar um ativo por mês.
    Desisti do blog depois que, coincidentemente, meu computador foi infectado por um mone de vírus.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BB...um prédio novinho, FII de imóvel único, bons rendimentos apesar da RMG (já saiu ?) e acho que você fez uma ótima compra.
      Uma pena vc ter saído. Formata a máquina e reativa o blog ! A vida continua !!! rs

      Abs

      Excluir
  2. Sabia que essa OGX ia dar me@#$#$.. No mais a carteira é boa... vc não está comprando mais FII? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MPI....

      Estou no momento procurando focar mais em ações, apesar de maior risco nesta classe de investimento, maior o retorno também. FII é mais conservador e não é no momento o que eu quero para a carteira.

      Abs

      Excluir
  3. opa, rendimento bom, gostei.
    qual seu pm em ogx? qual sua estratégia com ela?
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu PM é baixo e minha estratégia é continuar segurando para ver onde vai dar. Cheguei até aqui e não é agora que vou vender. Dada a pequena posição na carteira, se vai virar pó ou não é irrelevante. Agora vender e realizar o prejuízo, jamais. É ponto de honra se tiver que ir para RJ vamos. Se tiver que voltar da RJ, voltemos...rs

      Excluir