segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Operações do Poney: Setembro/2013 - op #2

Olá pessoal !

Passando aqui para divulgar mais uma operação realizada para a carteira deste Poney...




                 Decidi por não esperar o fim-do-mês para receber os dividendos e/ou JCP de AMBV3, BBAS3, CIEL3 e PTBL3, já que o que vai cair é dinheiro de pinga, não vai fazer diferença grande que me ajudasse muito com as compras de agora, portanto decidi não esperar e fiz uma compra para a carteira do Poney: ODPV3.

           A OdontoPrev é uma operadora de planos odontológicos, cuja parte da receita vem da cobrança de mensalidades de contratos de médio e longo prazo de seus associados, onde a maior parte dos seus clientes são grandes empresas, com planos coletivos.
Segue os motivos que me levaram a aquisição:
  • Historicamente com receita líquida e lucros crescentes
  • Não tem dívidas
  • A valorização da ação vem em constante crescimento nos últimos anos
  • Companhia listada na Bolsa no segmento de Novo Mercado (NM)
  • Atualmente o Payout é de 100% ! (Novo Mercado exige no mínimo 25%). A empresa tem como política a distribuição de dividendos no mínimo 50% do lucro líquido
  • Só possui ações ON e com 100% de tag along
  • 48% de free-float (Novo mercado exige no mínimo 25%. Isto é ótimo para quem quer casar com ela.
  • Boas perpectivas de crescimento. De acordo com o material de apresentação do 2T13, 12% dos dentistas do mundo estão no Brasil, mas apenas 9% dos brasileiros possuem um plano odontológico.
  • Empresa que alia crescimento e bons dividendos
  • Listada no ranking de reclamações da ANS em 97a posição de um total de 110 posições, ou seja, a empresa tem poucas reclamações referente aos seus serviços e dos serviços dos dentistas conveniados. Este índice é importante pois reflete a qualidade encontrada e a capacidade de manter os usuários em sua base e captar novos. Isto se traduz em uma receita mais previsível a cada trimestre e confere adição de valor a marca.
  • O CADE aprovou a associação da OdontoPrev com o Banco do Brasil e BB Seguridade, criando uma nova empresa, a BrasilDental, uma operadora exclusivamente para fornecer planos odontológicos para os funcionários do Banco do Brasil, ou seja, um novo canal (lucros) para a Odontoprev.
Desempenho ao longo dos anos
Nossa, mas só tem coisa boa ai então hein ?! Bem, se você não se importar, o setor em que a empresa opera é regulado pelo governo. Ela não pode reajustar os planos, fazer incorporações, etc, sem a benção da ANS. Fazer o quê, quer casar com ela, tem que aceitar a sogra (governo) junto...rs

Estou satisfeito com a aquisição de mais um papel para a carteira, conferindo além da diversificação do meu capital entre empresas diferentes, também diversificação entre setores diferentes.

Cabe o aviso:
Coloquei aqui o que EU achei interessante, não significando recomendação de compra deste papel. Cabe estudo e decisão particular de cada um se o setor de atuação, cotação atual, governança entre outros fatores, estão alinhados com o interesse do investidor.

Bons investimentos !

Lambida do Poney !

12 comentários:

  1. Faltou vc citar algo que me atraiu a ter esta empresa na minha carteira.
    O Banco Bradesco é dono de mais de 40% dela. E no meu humilde "achismo", acho que empresa que está no "ombro de gigante" como o Bradesco, tem mais chances de evoluir.


    http://www.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/empresas-listadas/ResumoEmpresaPrincipal.aspx?codigoCvm=20125&idioma=pt-br

    Abs!

    Investidor Defensivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ID, eu as vezes olho quem são os acionistas majoritários, mas desta vez nem tive a curiosidade dado os motivos para compra que citei.

      Mas obrigado por trazer esta info e concordo com você quer um "ombro" assim ajuda a melhorar os resultados.

      Abs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Sony, acho que toda aquisição de empresa boa nunca é tarde. Ela vai dar resultados e estes refletirão na cotação. Pq vc acha que entrei tarde ?

      Excluir
    2. pq a menos de um mes ta 8 e poukin e talz

      Excluir
    3. Não estou precoupado com movimentos de curto prazo. Se vc acompanha o mercado, sabe que nos últimos meses TODOS, absolutamente TODOS os papéis cairam. Mude esta mentalidade colega, pois se continuar assim, desprezará vários papéis por achar que já atingiram o máximo que poderiam. Já pensou quando AMBV valia 20, 30, 40 ? Tenho certeza que muitos achavam cara. Olha onde o papel esta agora. Ainda vale a pena entrar ? Lógico!

      Abs

      Excluir
    4. pdc brah, mas ainda acho caro o papel

      akelas viadagem de indicadores fundamentalista p/l p/vpa...

      Excluir
  3. sobre a dohler q voce sacaneou:

    http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/09/texteis-centenarias-enfrentam-desafios-para-manter-negocios.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://poneyinvestidor.blogspot.com.br/2013/08/erros-e-acertos-do-poney.html

      Excluir
    2. Vc interpretou errado, eu não sacaneei. Lá eu disse que papeis como DOHL sofrem mais. Vc que chegou a criticar quem colocava muito dinheiro neste papel.

      Excluir
    3. vdd, li errado, malz brah

      tava ironizando, tenho grande parte do meu capital nesse papel

      Excluir