quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Operações do Poney: Setembro/2013 - op #4

Olá pessoal, mais uma operação realizada no dia de hoje.




 


                Hoje o mercado foi surpreendido com a notícia de que a Oi (OIBR3, OIBR4) pagará dividendos intermediários no valor de R$ 0,304872909998 por ação. Não se esperava tal pagamento pois a companhia para agora pos ela havia comunicado recentemente a diminuição dos dividendos para o mínimo de 25% e não havia previsão para este pagamento, dado que ela está em processo de reestruturação. Por algum motivo, na reunião de ontem (18/09), o conselho de administração da companhia decidiu pelo tal pagamento.
                Fui então olhar mais de perto o comunicado e vi que que a data ex-dividendos não tinha passado e também vi que o pagamento para ON e PN seria igual o que me levou a calcular a diferença entre ambos para saber também qual seria o DY (dividend yeld) de cada um. No momento da compra hoje, a diferença entre ON e PN era de 7,84%, ou seja, as ON estavam 7,84% acima, muito provavelmente pela expectativa de ocorrer em algum momento a venda da Oi para a PT Telecom. Este é um dos poucos motivos que conheço para ON ter cotação maior que PN. Normalmente é o inverso, por justamente a PN pagar mais dividendo.
                Só de olhar estes números, já da para saber que comprar PN me daria um DY maior. Com base na cotação e dividendo, o DY da ON ficou na casa dos 5,8% e PN na casa dos 6,2%.
                Decidi então voltar a ter posição no papel a princípio para fazer um position trade e aproveitar os dividendos e a alta que o papel vem tendo (só neste mês, 35,31%). De acordo com a evolução da situação para melhor encerro o trade e posso até entrar em OIBR3.
                Como a data ex ainda não chegou, acredito que a tendência ainda seja do papel subir nos próximos dias dada a procura e ao entendimento de que se vão pagar os dividendos agora e não iam antes, algo está mudando para a melhor na situação da companhia. Se a tendência de alta se confirmar nos próximos dias, o DY será cada vez menor para os retardatários...rs

Bons investimentos !

Lambida do Poney !

6 comentários:

  1. Está acompanhando o mercado de perto Pôney! Boa oportunidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oportunidades estão por todo lugar, basta ter grana e casar com os objetivos de curto, médio ou longo prazo!

      Acredito que pode vir coisa boa aí !

      Abs

      Excluir
  2. eu to comprado ha algum tempo... me arrependo de ter vendido um lote tempos atras que peguei a 3.60... :(
    BURRO!!!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O papel carrega um risco mas pode ser uma boa aposta. Complicado acertarmos o timing certo para uma operação, não é mesmo ?
      Mas 3.6 é um preço muito bom. Assim como lá na frente, poderemos olhar para o preço atual e dizer a mesma coisa! rs

      Excluir
  3. Position trade eh de varios meses, nao acredito que essa questao da oibr va durar tanto. Parece mais um swing trade. De qq forma, apostar hj em oibr, uma empresa q da prejuizos e esta muito alavancada (mais de 226% de divida) eh extremamente arriscado. Boa sorte! Particularmente prefiro nao mexer em caixa de marimbondo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente seus números no momento não são bons.

      Uma frase para se pensar:
      "Compre quando ninguém quiser, venda quando todos quiserem".

      Bom fds !

      Excluir