quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Penny stocks: Ilusão que custa centavos

Este post trata sobre Penny stocks, que são as ações negociadas em Bolsa a menos de R$ 1,00. Aqui no Brasil, são carinhosamente chamadas de Micos. São empresas com resultados duvidosos em seus balanços, endividadas, com problemas inclusive de administração que refletem em seu valor de mercado.



          Já tinha um tempo que eu queria tirar uma dúvida:
          Será que existiria na Bolsa alguma penny interessante para B&H ?
          O resultado não poderia ter sido pior ! Encontrei 58 papéis abaixo de R$ 1,00 (um real) e classifiquei o resultado da avaliação que fiz das empresas nas seguintes categorias:

  • Empresas que só dão prejuízo, ano-após-ano (IMBI3, TEKA3, etc)
  • Empresas endividadas em vários graus (CTKA4, MWET4, etc)
  • Empresas pré-operacionais (OGXP3, OSBX3, etc)
  • Bancos, onde é difícel pra mim analisar a real situação do mesmo, portanto, é preferível ficar afastado (BEES3, BAZA3, etc)
         São muitas empresas sem histórico consistente de lucros, ou que anós-após-ano só registram prejuízos. Também são muitas empresas bem endividadas com 3x ou mais de dívidas em relação ao patrimônio da empresa além de péssimos balanços.
          Acredito que todo investidor iniciante, fica iludido pelo preço baixo das penny. Eu mesmo no início, ficava maravilhado por poder ser sócio de empresas com papéis tão baratos! As penny stocks atraem muitos acreditando que por estar barato estes papéis, se comprarem um punhado, ao longo do tempo é certeza de ter lucro ! Ocorre que existe uma ilusão quanto a isto, pois na verdade empresas deste tipo estão precificadas desta maneira por justamente terem o desempenho que tem, os problemas que tem, e o mercado ter dúvida quanto a capacidade da empresa de entregar resultados.
           Nada impede de que você tenha um resultado bom fazendo trade com estes papéis, mas o risco de perder com elas é bem maior do que ganhar. Muitos desses papéis tem pouca negociação (liquidez), e não é certo de que os preços irão subir assim que se compre um deles. O que dizer então da falta de Tag Along, pouco free float e dúvidas quanto a capacidade da empresa de ter receita (nem digo lucro).
           Então meu conselho é. Penny stocks não servem pra nada. Ali é um limbo. Esqueça que existe !
           Procure estudar empresas com resultados consistentes, bons ou ótimos resultados. É nesta que estará uma segurança maior para investir, seja no curto ou longo prazo.

Bons investimentos !

Lambida do Poney !

    


9 comentários:

  1. Olá Poney! Conhece o ditado "quando a esmola é muito boa até o santo desconfia?" talvez se aplique a algumas penny.

    Grande abraço e um estudo interessante. A gente se fala!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Pastor, o preço barato pode enganar o olhar menos avisado, mas só quando o fumo entra, é que daí o caboclo acorda de que o barato saiu caro !

      Abs

      Excluir
  2. Já disse várias vezes, quer empresa boa, veja se ela dá lucros constantes e crescentes ao longo do tempo.

    CRUZ3 e BBAS3, o Brasil tem que estar com a corda no pescoço com uma arma engatilhada na cabeça para uma delas ir a falência.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estagiário,

      Realmente duas sólidas empresas.

      Apesar disto, ambas tem a intervenção do governo.

      CRUZ3 apesar desta onda cada vez mais restritiva quanto a propaganda, tem conseguido captar novos "dependentes" desta droga e manter os que já existem...rs

      Ela é tipo de empresa que pode se ter em carteira, mas uma posiçãp pequena a intermediária, nunca grande.

      A gente nunca sabe qual vai ser a nova forma com que o governo vai tratar o assunto cigarro, então todo cuidado é pouco, senão levamos fumo !

      Abs

      Excluir
  3. Fala ae Poney,

    Acabei de criar meu blog para participar das discussões da blogosfera, já acompanho a algum tempo os posts da galera inclusive o seu..

    Realmente essas ações atraem d+ os investidores novatos, pois cria uma falsa ilusão de que a qualquer momento ela pode disparar no preço e te dar uma boa grana em uma tacada só, mts que investem nem se quer tem noção como anda os fundamentos da empresa e nem se preocupa com isso, só resta o choro dps! rs

    Abraço,

    IM.
    investidormochileiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IM,

      Eu mesmo fui um destes no passado. Achava que estes pechinchas poderão valorizar ao longo do tempo. O fato é que uma vez na merda, é difícel uma empresa dessa dar uma reviravolta e melhorar ao ponto de você ter a certeza que está fazendo um bom investimento.

      Aproveitando, depois te faço uma visita por lá.

      Abs

      Excluir
  4. Tem penny stock que vira gente grande (KEPL3), tá dando gosto ver, e pensar que comprei ela logo no início da subida e vendi por pensar que ainda era mico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz tempo então que ela foi Penny ?
      No meu HB consta que ela valia alguns centavos em agosto do ano passado, mas em outro site mostra a cotação na casa dos reais....

      Excluir