sexta-feira, 21 de junho de 2019

Mudança na carteira Long-Dong

                  Olá beninos e beninas, tudo bem cocês ?
                  Sim, eu fiz uma mudança na carteira, a partir de uma notícia que eu li e que me animou e calculei que estarei ganhando com ela.

                  Eu tinha alguns dias atrás montado minha nova carteira de renda variável como você pode ver aqui neste post.
                  Eu diversifiquei em algumas ações procurando diluir o risco da concentração e ao mesmo tempo capturar uma boa parte desta tendência de alta em que está a bolsa de valores neste momento.
                  Acontece que hoje (17/6), eu fiquei sabendo que a Unipar (UNIP3, UNIP5 e UNIP6), iria fazer bonificação na razão de 1:6 e a data ex-bonificação seria dia 19 de abril de 2019. Dia 24/6 é o dia em que as novas ações aparecerão na carteira.
                  A bonificação de ações para quem não sabe é a distribuição de ações que uma empresa faz para os atuais acionistas, em uma determinada proporção que é definida em uma AGE (Assembléia Geral Extraordinária), onde o conselho de administração da empresa, aprova a distribuição, o fator de bonificação e concorda com o motivo desta operação de bonificação.
                 Como eu tenho ON, vou receber mais 6 ONs para cada 1 que eu tenho.
                 E porquê eu tenho ON e não PN, já que a PN paga mais dividendo ?
                 Eu prefiro ON porquê após as mudanças nestes últimos 2 anos que ocorreram na empresa, deixaram a empresa melhor, melhoraram a governança, as perspectivas e deixaria ela no caminho para sofrer um M&A por outra cia. Em um evento como este de incorporação, é fundamental ter ON para obter os mesmos benefícios que o majoritário. Infelizmente, a empresa ainda não é do Novo Mercado e por isto ainda está na velha estrutura de ter 3 tipos de ações, o que ainda demonstra que o minoritário não é visto ainda como sócio, mas sim como financiador das operações da empresa.
                 E pra ajudar ainda mais, as PNs não contam com tag along.
                 Bem, eu sempre gostei da empresa, mas realmente a governança e os rolôs que a empresa tinha não me agradavam. Com a entrada do Barsi, os minoritários tiveram um ótimo defensor de seus interesses e as coisas foram mudando. Graças a ela, a OPA hostil proposta foi rechaçada e não vingou, pois queria levar a empresa de graça mas com a força dos minoritários isso não foi pra frente.
                 Pois bem, eu sabendo desta bonificação, decidi que deveria aproveitar este momento, e me desfiz da Grendene e Odontoprev para adquirir mais ONs e assim potencializar o efeito da bonificação.

                 Aqui está a carteira como ficou:

Atual carteira Long-Dong

                 Eu não tenho problema nenhum de voltar a comprar Grendene e Odontoprev. Fiz esta operação de troca pois o tradeoff me pareceu favorável a eu estar aproveitando este evento na ação.
                 No Twitter, encontrei o Heitor Araripe (sigam ele lá no Twitter) postou o que ocorreu a Unipar desde sua última bonificação.



Pra mim é muito evidente que isto tem a ver com a boa fase que a cia vem vivendo e também pela apreciação dos ativos com a melhoria da economia e iminente aprovação da reforma da previdência. A ação vem fazendo uma tendência de alta e meu entendimento é que repetirá a recuperação da cotação aos patamares atuais talvez em até menos tempo do que a 1a vez. 



                    Então é isso pessoal.
                    Ainda estou estudando para ver onde meu novo aporte irá, se irei reentrar na Grendene ou Odontoprev. Enquanto isso, Linx e Magazine Luiza estão andando. Vamos em frente !

                   Bons investimentos !

                   Lambida do Poney !


Um comentário: