domingo, 17 de maio de 2020

2 lições de investimentos aprendidas neste período de pandemia

                   Olá pessoal, quanto tempo hein ?!
                   Meu último post foi em janeiro, naquele momento só tínhamos o coronavírus na China, quem pensaria que isto viraria uma pandemia e afetasse todo o mundo como afetou !

                   Este ano tem sido diferente de todos os outros em todos os sentidos.
                   Focando na questão de investimentos, tivemos o derretimento da Bolsa de Valores e muita gente perdeu dinheiro pois não aprendeu o que eu também não tinha aprendido também, apesar de tantos anos na Bolsa de Valores:

"If panic, panic first!"

Ou seja,

"Se panicar, panique primeiro!"

                  Este ensinamento nos mostra que ao identificar uma situação de risco, não devemos ter a crença de que "a cotação vai voltar" e ir deixando a cotação cair e não fazer nada.


                 Panicar primeiro significa de que no primeiro sinal sério de que o risco está altíssimo, devemos cortar o prejuízo ao mínimo. Inclusive tem um dos ensinamentos dos Axiomas de Zurique nos diz sobre isto:

Axioma da Esperança

"Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o!"
"Aceite pequenas perdas, para se proteger das grandes"

Muitos pregam a filosofia holder, que pra mim, no Brasil, é muito difícil de ser praticada visto que não temos uma estabilidade nem no curtíssimo prazo, quanto mais no longo. O Buy & Hold puro, é arriscadíssimo no Brasil e não tenho mais esta visão de que é o ideal de ser praticado. Acredito hoje mais em position trade, quando montamos uma posição em uma ação e vamos acompanhando ela até seus fundamentos ficaram ruins ou sua cotação alcançar um preço X ou % de lucro.

                Minha posição desde antes da pandemia é 100% na Via Varejo.
                Sim, aguentei toda a queda dela e estou vendo a recuperação e vendo quase ela chegando no meu PM nos 10. Não paniquei, mas se o tivesse feito, conseguiria comprar no fundo (rs) e já estaria com quase 100% de ganho pois a ação recuou até os R$ 4,10 em 3/4 e hoje (17/5) está cotada a R$ 8,68...

                Outra lição que sempre ouvi falar e nunca pratiquei, foi de ter uma parcela do dinheiro parada e fora da bolsa.

CASH IS KING


                Sim, nada como circuit-breakers sequenciais e derretimentos de ações para ensinar que no momento do pânico, é o melhor momento para se comprar pois o mercado fica irracional e o medo faz as pessoas zerarem posições e isto pressiona as cotações pra baixo, como se o mercado decidisse fazer uma liquidação e te desse desconto mas se você não tiver caixa para comprar, só vai ficar olhando os outros comprar e não poderá aproveitar.

               Vocês que me conhecem sempre souberam que sempre coloquei todo o meu capital na Bolsa. Sempre 100% posicionado em algo. Quando não all-in eu no máximo estava em poucas ações. Mas sempre tudo na bolsa, zero caixa.
               Pra mim ter caixa parado era ver oportunidades de trades curtos ou longos rentabilizarem meu capital e eu perdendo estas oportunidades, por isto sempre ficava posicionado em alguma ou várias ações.

               Daí vem um evento destes da Covid-19 e abala os mercados e eu aqui o que faço ? Nada. Sem dinheiro para aproveitar os descontos.

               Então eu estou empenhado em criar uma nova "caixinha" onde ele forme ali um colchão de dinheiro para em um novo episódio de pânico, eu tenha como aproveitar as pechinchas. Sei que vai ser difícil devido ao meu perfil especulador, se vocês verem no meu histórico de posts, recentemente tentei fazer isto colocando alguma coisa na NuConta do Nubank, mas não passou 1 mês, já retirei pois vi uma oportunidade de investimento na Bolsa.

               Bem é isto pessoal.
               Estas duas lições salvam vidas e são importantes.
               Mesmo após muitos anos, a dificuldade de fazer o que é simples, é difícil. As vezes só em situações extremas, somos confrontados com nossa burrice em não ter aplicado o que sempre ouvimos por aí.

               Então se houver pânico, panique primeiro. Venda tudo pois no mínimo você pode até ter algum prejuízo, mas ele vai ser menor do que você esperasse o mercado voltar e correr o risco de precisar do dinheiro e ter que vender quando as perdas ficaram ainda maiores do que se você já tivesse vendido por exemplo quando ocorreu o primeiro momento de irracionalidade dos mercados.

             Bons investimentos!               
             Lambida do Poney !


Nenhum comentário:

Postar um comentário