terça-feira, 16 de novembro de 2021

Qual será a próxima crise ?

Você está preparado para a próxima crise ?

Quando achamos que estamos saindo de uma crise, sempre vem uma nova, seja doméstica ou mundial.

Incrível a capacidade humana de avançar e ter momentos de prosperidade e de caos, as vezes os dois andando juntos.

Abaixo elenco alguns assuntos que tenho no radar e que deveríamos ficar vigilantes, pois já há alguma sinalização de que são eventos que podem causar grandes turbulências aos mercados.

Para quem tem investimentos em ações, poderá ser momento de fazer compras de ativos mais baratos ou vender tudo e tentar como dito no mercado, esperar as cotações caírem para as mínimas e "acertar o cú da mosca", o que é bem difícel. Quem aqui não lembra dos vários circuit-breaks que tivemos em 2020 ? Quem comprou quando só havia sangue nas ruas, vi de lá pra cá o mercado se recuperar e surfou toda esta onda de recuperação. Creio que apenas uma parcela teve sangue frio de comprar em uma situação de caos e sem ainda termos qualquer visibilidade se teríamos uma vacina ou não.

A vacina foi anunciada, e era o catalisador que faltava para sinalizar aos mercados que um dia a vida voltaria ao normal, o que fez apreciar os preços dos ativos.

Não sei se estes assuntos abaixo realmente irão trazer uma nova crise, mas acho saudável que mantenhamos no radar.


Possível "default" da Evergrande

O falência da Evergrande arrastaria para um buraco negro não só a economia da China mas de países credores das empresa. Toda uma cadeia seria impacta respingando na economia global como um todo. O governo Chinês já sugeriu da empresa ser fatiada e vendida em partes visando dar uma saída para o caso mas muitos acham que se o governo Chinês não tomar a frente e oferecer ajuda a empresa, mais uma vez a China será acusada de causar uma crise mundial sem precedentes.

4a onda covid

Alguns países estão com baixas taxas de vacinação e o número de contaminação avançando principalmente nos não-vacinados. Alguns paises já estão adotando restrição parcial nos horários de funcionamento de comércios e restringindo o acesso a determinados locais a quem não está vacinado.

Aqui no Brasil vimos estádios lotados e gente sem máscara.

Considerando que estamos nos aproximando das festas de fim-de-ano, poderemos ter uma explosão de casos por volta do dia 10 a 15 de janeiro/2022 devido ao período de incubação do vírus.

Alie isso ao comportamento do brasileiro de solicializar e isto trará risco a sociedade como um todo, diminuindo a eficácia da vacina até então aplicada, devido as mutações do vírus que acontecerão por deste aumento de contaminação entre a população.

Precisamos ter uma variante ômega ? Não, mas dado ao comportamento de alguns, nós todos estaremos sofrendo as consequências do aumento nos contágios.


Se cuida. Bunda na parede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário