sábado, 13 de novembro de 2021

Retrocedor nunca, desistir, jamais !

                 Alguns meses se passaram desde o último post aqui.

                 A vida ficou mais difícel pra mim, no aspecto de saúde e trabalho. Alguns percalços aqui e ali mas nada que me derrube pra valer.Posso tropeçar aqui e ali mas me levanto e sigo em frente !

                 Na vida só existe um sentido. Pra frente.

                 O presente nada mais é que um dos futuros possíveis (física quântica) que foi materializado.

                 No mundo dos investimentos, precisamos de metas (futuro), para que algum dia elas materializem-se em um presente agradável para a gente. É o que eu tento fazer. Continuo aportando e fazendo position trade, visando conseguir ganhos não pulando de galho em galho, mas surfando pequenas e médias ondas.

                 Do último post pra cá, tomei a decisão de passar a investir no exterior.

                 A instabilidade política de nosso país mexe muito com o resultado das empresas aqui, e notei que lá fora além de existirem mais empresas e melhores, o componente político não afeta tanto elas como afeta aqui.

                 Abri uma conta então na Avenue e comecei a enviar todo mês aportes e dividendos recebidos para formar a carteira internacional. Melhor decisão que eu fiz e tardia....poderia ter feito ela antes !

                 A Avenue é muito fácil de usar, mas não é barata. Acho a corretagem cara, não tem um home-broker para você acompanhar o book de ofertas, não tem gráfico, mas é muito fácil investir.

                 Uma das coisas legais do investimento lá fora é você poder comprar o tanto do ativo que você quer com o dinheiro que você tem. Explico: Aqui no Brasil, você só consegue comprar no mercado fracionário (1 ação) ou no mercado padrão (1 lote, normalmente sendo 100 ações).

                 Digamos que você queira comprar ações da Unipar (UNIP3). A ação na data de hoje tem a cotação de R$ 92,00. Pra você comprar no mercado padrão, você vai precisar de R$ 9.200,00. Qual investidor pessoa física tem esse montante para comprar 1 lote ? Então ele se vê obrigado a ir comprar no mercado fracionário, na quantidade de ações que o dinheiro der. As vezes pagará mais caro devido a pouco liquidez e maior spread entre as cotações no book. É ruim isso!

                  Já quando se investe no exterior, temos a possibilidade de comprar as ações de forma unitária e fracionada. Então digamos que eu tenha R$ 10,00 e a ação da Amazon (AMZN) está U$ 3525, mesmo assim eu consigo comprar uma fração da ação com o capital que eu tenho ! Isso é muito bacana porquê democratiza o investimento e permite qualquer um se posicionar no ativo, não importa o tamanho do seu capital ! A pessoa pode participar do sucesso da empresa tanto quanto um investidor maior e com mais recursos. Ela pode pegar R$ 100,00 e diversificar em quantas empresas quiser, onde aliás, existem milhares de opções lá fora, diferente daqui do Brasil onde se tem poucas.

                  O Brasil se apresenta bem difícil para investimento em ações, desafiante para as empresas, a política continua fazendo estrago na economia e não vejo mais ficando exposto só a Brasil se tenho opção fácil de investir lá fora.

                 Estou fazendo um outro post para publicar nesta próxima semana com a minha carteira atual.


                 Até em breve !


Nenhum comentário:

Postar um comentário