sábado, 22 de junho de 2019

IPO da Neoenergia (NEOE3) - Vale a pena participar ?

                    Olá boys and girls, tudo bem com vocês ?
                    Este post é para ajudar aqueles que estão pensando se devem entrar ou não no IPO da Neoenergia.
                    Ele é direcionado para o investidor-sócio, aquele que vai ficar com as ações e segurá-las pelos próximos trimestres, acompanhando a evolução da cia. Não é um post para quem é trader, para quem vai flippar neste IPO, afinal, pouco importa a questão fundamentalista da empresa, basicamente a visão é de Análise gráfica e estudo da demanda por este IPO.
                   Pois bem, o período de reserva para participar do IPO vai até o dia 26/6/19 (Quarta-feira próxima) e quem quiser entrar deve investir no mínimo R$ 3 mil reais.
                   Separei pra vocês 2 visões diferentes sobre porquê entrar no IPO de Neoenergia (NEOE3) e porquê não entrar. Com isto espero contribuir para um melhor entendimento dos motivos de cada um, visando termos investidores melhores preparados para estes eventos.

                    Abaixo com vocês a opinião do Rafael Bevilacqua, da Levante, uma casa de análise de investimentos que faz recomendações aos seus assinantes. Ele apresenta os motivos do porquê entrar no IPO de Neoenergia.


                      Os pontos levantados pelo Rafael fazem todo o sentido e refletindo sobre eles, me pareceu uma oportunidade entrar neste IPO.
                     Assisti outros vídeos sobre o IPO quando finalmente me deparei com um vídeo do Gleisson Lima, que faz análises de balanções de várias empresas listadas na B3. No vídeo dele, ele expõe os motivos do porquê ELE NÃO VAI PARTICIPAR do IPO.



                    Minha opinião após ver ambos os lados:
                    Eu vou ficar de fora deste IPO.
                    Olhando os resultados das empresas que compõe o grupo, não me agrada os balanços e muito menos o tamanho da dívida monstruosa. A mim não me parece uma oportunidade de montar posição em uma empresa com este histórico de resultados.
                    Meu lado especulador até diria para entrar no IPO para flippar, afinal a demanda pelas ações está 3x o book neste momento, ou seja, está havendo muita procura de gente querendo participar deste IPO. Mas nem para flippar eu quero, estou realmente deixando de lado um IPO assim.
                    Durante os primeiros 30 dias, o agente estabilizador, que é a Merryl Lich, poderá fazer compras e vendas para manter a cotação estabilizada, mas após isto, a regulação do preço da cotação se dá pelo mercado normal, ou seja, compra e venda habituais. Eu tenho pra mim que este IPO pode ser igual a outros que tivemos recentemente com a cotação caindo para baixo do valor da ação na IPO. Posso estar enganado ? Claro. Se eu tivesse certeza, fazia um empréstimo no banco só pra entrar vendido (rs), mas não tenho esta certeza, é só um feeeling ! ;)
                    Então como o dinheiro não vai para a empresa quitar parte das dívidas, vai é para dar saída ao Banco do Brasil, Previ e outros, é mais um motivo para eu não financiar a saída destes caras.
                    Acho que no setor de energia existem empresas em situação melhor e é nelas que acredito que vale a pena investir. Apesar de eu não gostar de setores com forte regulação do governo, e este é um deles, admiro empresas como a Sanepar, Telefônica e a Engie, quem sabe eu ainda terei alguma delas em carteira.

                 E você, já se decidiu se vai participar ou não ?
               

                Bons investimentos !

                Lambida do Poney !
                 

6 comentários:

  1. Olá Poney. De um tempo pra cá parei de entrar em IPO. Estou ficando mais conservador, acho rs.... Gosto das suas saudações. Parece de youtuber mirim, kkk.

    Bons investimentos e abraço do Muk, pois abraço é bom e é de graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou vivendo a fase da descoberta do Youtube...hahaha
      Acho que depois de tantos IPOs mal-sucedidos, é pra ficar conservador mesmo e analisar com calma cada oferta. Até agora não teve uma única que no meu entendimento fosse "A OFERTA", portanto sigo ignorando pois já tomo bastante risco com meus investimentos, nao quero entrar nessa de IPO por ora não, salvo o da Caixa, esse talvez vá me interessar.

      Abs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Te entendendo, tá difícel de vir um IPO que realmente seja relevante e atrativo. Que seja de uma cia que "salte aos olhos" e a gente possa perceber que irá ter crescimento e boas perspectivas!

      Excluir
  3. Acompanho o Gleisson, tbm ficarei de fora.

    Único IPO que entrei foi o da IRBR3, estou até hoje.

    Com o IBOV em alta creio que a demanda por IPO ira crescer.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IRBR3 só conheci recentemente, não fiquei sabendo deste IPO, não estava acompanhando tanto o mercado de ações. O que achou ? Aprovou o que fez ou se arrependeu de participar ?

      Abs

      Excluir