quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Meus investimentos em 2019 e carteira long-dong atualizada

                     Olá pessoal !
                     Queria falar de como foi meu 2019 na questão de investimentos.

                     Quem me acompanha ou viu pelo histórico do blog, voltei ao mundo da renda variável em Junho/19.  Naquele mês, decidi me posicionar em algumas boas empresas de volta a com "calma" voltar a investir na bolsa.
                      Não passou dias e fiquei sabendo da bonificação de ações que a Unipar iria realizar e decidi aproveitar o momento e me desfiz de Odontoprev e Grendene para aumentar a posição em Unipar que já considerava viver outra realidade, após as mudanças ocorridas depois que o Barsi ali pousou.
                       Recebi a bonificações em ações o que ao longo dos meses com o papel lateralizando, fui comprando aos poucos todo mês, aumentando posição.
                      Em novembro a Itaúsa divulgou que iria pagar um bom dividendo e que me desfiz de Magazine Luiza e Linx para fazer um trade por dividendos, operação está feita com sucesso.
                      Como percebem, tenho aproveitado situações específicas para desfazer operações e realocar o capital conforme eu enxergue que compensa mais.
                      Daí por último, após o trade por dividendos, enxergando que Via Varejo realmente estava em processo de turnaround, senti confiança de iniciar montagem de posição nos 8,48 e de lá venho comprando até chegar no montante que vocês verão abaixo no gráfico. Já a compra de B3, ocorreu no mesmo dia que saiu o FR, embora eu até desconhecesse ele e só tomei conhecimento a noite quando entrei no computador. Esta compra foi para aproveitar a queda que o ativo tinha tido por conta de mais uma barreira de entrada de novos competidores no setor dela, ser derrubada.

                       Então a carteira ficou assim:



                  Apesar do nome da minha carteira conter "long" ela é uma carteira um pouco volátil. Procuro aproveitar oportunidades que tem aparecido neste bull-market para rentabilizar o meu dinheiro.
                  Não tenho mais paixões por ativos, favoritismos, não tenho dó em me desfazer de nada SE meu estudo revelar que existe possibilidade de ganhar com outro ativo ainda que seja uma operação especulativa pontual.
                  Agindo desta maneira, de junho/19 até dezembro, consegue um crescimento de 30,06% sobre o dinheiro aplicado na RV. Pra mim, considero um ótimo resultado nestes 6 meses de aplicação em renda variável.

                  Quanto a minha posição em crypto-ativos, nada mudou.
                  Não fiz novas compras e não fiz nenhuma venda.
                  Estou 100% posicionado em XRP.
                  A minha última compra foi em janeiro/19.
                  Continuo acompanhando a maturação do mercado, principalmente internacional e considero minha posição atual em uma especulação desta classe de ativo no tamanho que já está bom pra mim, não pretendo mais aumentar.

                   Então é isso pessoal. Em 2020, continuarei fazendo aportes e se encontrar algo que valha a pena, montarei posições, senal, ficará em caixa, o que tem sido difícel até agora, já que a bolsa não para de bater recordes, mas cada vez fica mais perigoso montar posições em ações que já estão esticadas.
                   Por outro lado, deixar o dinheiro em perda fixa (alow Barsi, abraço!)  , ops, renda fixa também é complicado visto que de certa forma parece que a bolsa ainda pode ainda mais um tantão neste 2020.
                   Acho que vale a pena ser mais cauteloso, mas não medroso.

                  Bons investimentos !

                  Lambida do Poney !

5 comentários:

  1. Eu já estaria apavoradíssima com o tanto que tudo está esticado na renda variável, tô com medo da queda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De tanto o pessoal chamar pela queda, é capaz mesmo dela se manifestar através deste medo coletivo que vai sendo disseminado entre os participantes do mercado.

      Comprar algo agora tá bem complicado.

      Excluir
    2. Tsc., Tsc...
      Esses amadores que querem brincar na renda variável...

      Excluir
  2. Preciso fugir da "perda fixa" ! a maior parte do meu $$$ está em renda fixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Stifler, o que aconteceu ? Conservadorismo ou não percebeu meses atrás que ainda não estávamos nem no meio do bull-market ? Agora eu se fosse vc espararia a bolsa realizar para poder ter alguma margem de segurança para uma entrada.

      Abs

      Excluir